sexta-feira, 10 de julho de 2009

São Pedro de Moel: paraíso entre o pinhal e o mar


Um pequeno paraíso entre o imenso Atlântico e o magnífico pinhal de Leiria, que valeu o cognome a D. Dinis, “plantador de naus a haver” como o define Pessoa. Foi aqui, neste paraíso, freguesia e concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria, que passei 8 anos seguidos das minhas férias da adolescência e é, para mim, o lugar ideal.
Em São Pedro, fiz amigos para a vida, passei momentos felizes, que hoje são memórias carinhosas. Lugar escolhido por Afonso Lopes Vieira para erigir a sua casa, São Pedro de Moel é um lugar natural e cosmopolita. A praia linda, mas de água gelada, o pinhal, com parque de merendas e circuitos para passeios de bicicleta. Eu diria que é um lugar onde a civilização chegou, mas no seu melhor, em harmonia com a natureza. Conheço poucos, muito poucos lugares assim. São Pedro de Moel, onde a natureza é rainha, mantém-se um paraíso, a minha terra de eleição para umas férias de sonho.


Escrito por Maggie, do blogue Palavras ao vento
Terra: S.Pedro de Moel, Distrito de Leiria

Se acha que este texto é o melhor, vote nele na caixinha de votação presente na barra lateral do blogue, e aproveite para comentar, pois há um prémio para o melhor comentário

5 comentários:

  1. Olá Maggie!

    Parabéns pela postagem! Respirar o ar puro dos Pinhais de D.Dinis e o ar do mar, pode ser de facto uma boa sugestão para passar um belo dia de sol, seja no Verão ou mesmo no Inverno.

    Obrigada pelo contributo!
    Um abraço, Susana

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Maggie, também passei férias em S. Pedro de Moel durante alguns anos, quando era pequena, e subscrevo tudo o que disse. Ainda hoje acho que é um lugar óptimo para passear. Para fazer praia, os meus ossos já não aguentam a água gelada!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Aqui vai o meu comentário:

    S. PEDRO DE MOEL

    Da cabeça não me sai
    “o comentário melhor”,
    o meu, amiga, aqui vai,
    apanhe-o se faz favor!

    Aqui, onde dizem, Santa Isabel
    ter perdido sua mantilha,
    as árvores, agora, são para papel,
    cortadas, postas em pilha.

    E lá se vai indo o pinhal,
    trabalho de D. Dinis,
    a prosa não está mal,
    mas o meu voto não a quis!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  4. Porque São Pedro de Moel me fala ao coração, voto no texto da Maggie, sem a mínima hesitação!

    BEIJO

    ResponderEliminar
  5. Não tenho palavras é um sentimento enorme, parte da minha familia é toda originaria da marinha e todos os meus veroes e fins de semana desde que nasci eram passados em s.pedro, infelizmente vivo em lisboa e ja nao tenho casa em sao pedro, so me apetece chorar com saudades de tudo o que vivi na minha terra do coração. Todos os anos me despeço de um trabalho quando chega o verão porque nao consigo estar pelo menos 1 mes sem ir tentar viver a minha terra. tenho que dar um rumo a vida mas a saudade é enorme.
    Quero respirar e ir dar a volta aos 7, quero dar um mergulho na praia velha, ir a praia a s.pedro ter com os amigos e passar o fim de tarde no muro em frente ao joão da cervejaria. a noite é so tomar um banho e rosis, bambi, topis e mais tarde snoo ate ver o sol nascer. SAUDADE

    ResponderEliminar