sexta-feira, 24 de julho de 2009

Idanha: Amiga das Tradições e da Natureza

Eng. Armindo Jacinto
Foto Olho de Turista
***************
De seguida, procuramos saber a opinião do Eng. Armindo Jacinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Através dele, vivenciámos a importância do regresso ao passado e das suas componentes. “O objectivo é recuperar o conjunto de costumes e tradições características deste território, que o tempo foi amortecendo um pouco por questões financeiras e históricas. É reviver o passado como uma mais-valia cultural e económica, motivar o investimento e o turismo com a nossa Natureza e o nosso Património”. Consequência disso é o desenvolvimento de eventos de grande interesse e recuperação dos mesmos. “Temos o Festival do Azeite, o conjunto de programas de dinamização das aldeias históricas, a Festa da Santa Cruz em Monsanto com a temática dos Templários, o Festival da Borregada ligado à questão e produção do Borrego e uma grande Feira do Comércio do Gado, sobretudo das ovelhas, que se fazia no fim da Primavera, à nível nacional”.

Termas de Monfortinho
Foto Olho de Turista
******* *********

Quanto à Natureza, é nela que se concentra a oferta turística. “Evidenciamo-nos como um destino de turismo de Natureza, com as Termas de Monfortinho ou o Geoparque classificado pela UNESCO. Nos 365 dias do ano, tentamos criar um grupo de iniciativas e acções de qualidade que permita que as nossas unidades hoteleiras, de restauração, de artesanato e de animação turística possam fazer negócio com as suas actividades”, enfatiza o vereador.

Doces de melancia ( de casca e de polpa)
Foto Olho de Turista


Neste caso, a “rainha” das festividades da freguesia do Ladoeiro é a Melancia. Armindo Jacinto explica-nos que “essa zona é significativa à nível de indústria agro-alimentar. A meloa, o melão e a melancia foram produtos característicos do território há muitos anos. Decidimos por essa razão dar ênfase a melancia através de brincadeiras, de produtos feitos à base do fruto, da sua casca e polpa e da sua história no Mundo”.

E o público-alvo tem comparecido? As pessoas têm aderido de forma positiva, testemunha Armindo Jacinto, “são gente com disponibilidade financeira e temporal, à volta dos 35 anos e também à partir dos 45 até a idade da reforma, cujos filhos já têm autonomia, podendo assim vir à vontade ao certame. Esse é o alvo, mas claro que as famílias também estão presentes”.

A experiência tem dado os seus frutos e como vamos ver a seguir os agricultores estão motivados a voltarem a cultivar a melancia, produto de excelência da região.
***** *************** ******

3 comentários:

  1. Helena,
    Estou encantado pela oportunidade que vocês tem nos proporcionado, de modo a conhecermos um pouco mais a cultura do povo português, algumas mais detalhadas que as outras, enriquecendo nosso conhecimento.
    O que tenho observado tanto na blogagem coletiva, quanto no festival de melancia, é a ênfase que tem sido dada nos posts: tem-se primado as pessoas, as famílias, um povoado, as tradições etc.. Isso nos mostra o quanto tem se dado valor ao ser humano, mesmo num contexto em que a maioria das vezes o dinheiro, o capital, os lucros, os negócios tem ocupado os primeiros lugares.
    Particularmente, ao contemplar as fotos do festival, e uma delas tem um senhor com alguns exemplares de melancias muito bonitos, sugerindo estarem apetitosas, fico a imaginar o clima de confraternização e de alegria por ocasião da colheita. Eu acho um privilégio muito grande quando temos a oportunidade de colher um fruto, uma verdura ou outro qualquer em algo que cultivamos.
    Que Deus abençoe os agricultores, dando-lhes chuvas temporãs e serodia, de sorte que tenham abundantes colheitas.
    São os meus sinceros votos.
    Parabéns!

    Abraço do amigo,
    Antonio

    ResponderEliminar
  2. Olá Antonio!E um muito obrigado pelas suas palavras.A equipa do Aldeia da Minha Vida tenta todos os dias dar o seu melhor para mostrarmos o que de melhor existe no nosso País,e demos muita importância ao factor humano.Esperemos sempre agradar aos nossos seguidores e proporcionar-lhes bons momentos :)
    É giro porque a foto que fala do Senhor com as melancias,assim que a vi,deu-me vontade de comprar 1 dúzia de Melancias,são enormes e não só têm bom aspecto,como é mesmo um produto de boa qualidade.
    Mais uma vez obrigado e um Bom fim-de-semana.
    Cumprimentos,Lena

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos:
    Subscrevo o que a Helena disse e só acrescento mais uns pormenores: só levei do Ladoeiro 8 grandes melancias, porque o carro não tinha espaço para mais... mas foi o suficiente para nós saborear e partilhar com a família mais chegada.
    Em relação ao que o António disse, fico feliz por saber que este blogue tem algum valor acrescentado, pela divulgação da cultura, das tradições, do património e acima de tudo das pessoas!

    Sempre que desejar saber algo mais sobre qualquer assunto abordado neste blogue, não hesite em falar connosco.Nós estamos cá para isso!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar