Foram dois dias muito bem passados, cheios de animação, alegria e com muita melancia!
Uma experiência muito enriquecedora, pois conheci muita gente simpática que desde o primeiro minuto fizeram questão de me fazer sentir em casa, fossem dessa aldeia, fossem dos arredores de Idanha a Nova.
Foi uma boa oportunidade para saborear a famosa melancia , e não só!
Como não puderam ir ao Festival, pessoalmente, vou fazer questão de levar até vocês um cheirinho daquilo que foi o festival, com o meu Olho de Turista, que sou.
Enquanto os nossos amigos se decidem ou não a quem devem votar nos nossos textos presentes nas "Férias na minha Terra"(consultar no arquivo do blogue os textos dos participantes), que está a decorrer até dia 28 de Julho, convido-vos também a fazer uma pequena viagem virtual, de uma semana por terras de Ladoeiro.
Uma semana para desvendar tudo o que aconteceu e em primeira mão, conhecerem um pouco da cultura, das tradições, da beleza das paisagens, da história da melancia, das suas gentes e muito mais...
Para começar esta "aventura" por terras do Ladoeiro, gostaria de os convidar para fazerem parte de um júri virtual para escolherem a melhor e mais bela escultura feita especialmente para este festival:
Ora vejam:
Escultura nº 1 (autor: António Baptista)
Escultura nº 2 (autor: Lúcio)
Escultura nº 3 (autora: Maria José)
Escultura nº4/5 (autor: Manuel Frade)
Escultura nº6 (autor: João Fernandes - o mais novo da corrida)
Escultura nº 7 (autor: Francisco)
Escultura nº8 ( autora: Ana Cisneros)
Escultura nº9 e nº 10 (autor: Pedro Beltrão)
Escultura nº 11 (autor: Joel Sebastião)
Escultura 12: (autor: Rafael - o segundo mais novo)Senhor Júri, gostou?
Então faça já a sua escolha, comentando, é claro!
Seja criativo e apresente bons argumentos para justificar a sua escolha, até à proxima 2ª feira! Quem sabe sai daqui com uma boa garrafa de vinho (desde que não seja para comer com a melancia...)
Prepare-se que não vai ser fácil!
Amanhã desvendamos mais sobre este fantástico festival!
Sem entrar no concurso,que nunca fui boa para júri,pessoalmente gostei muito da segunda embora o que eu mais goste na melancia, é uma boa talhada doce e fresquinha.
ResponderEliminarUm abraço e uma boa semana
Meu voto vai para a escultura número 10, de Pedro Beltrão, pela beleza e riqueza de detalhes. A escultura, muito bem trabalhada, revela talhes finos, milimetricamente delineados, principalmente nas partes que envolvem a polpa da melancia. Mesmo ante a natural maciez do fruto maduro, o que aumenta o grau de dificuldade para se trabalhar, o artista demonstra habilidade ímpar ao fazer cada corte.
ResponderEliminarParabéns a todos os participantes, pelos belas esculturas apresentadas.
Não imaginava que fosse possível fazer trabalhos tão bonitos com uma simples melancia. Estão, pois, todos os participantes de parabéns. Elejo a escultura nº 7 como a mais bonita, talvez porque me parece muito romântica e, também, porque gosto muito de rosas... e de melancia! Mas esta, de tão bela, era incapaz de a comer!
ResponderEliminarVoto na escultura do João Fernandes - o mais novo na corrida :) Porque no meio de verdadeiros artistas que fazem coisas que nem parece possível fazer numa peça de fruta como a melancia, foi um sorriso terno e de admiração aquilo que a participação do João me provocou.
ResponderEliminarParabéns ..!
E Susana, parabéns a ti também que não páras de me surpreender :)
Beijinho
Catarina:
ResponderEliminarMais uma vez obrigada pelos elogios! Mas desta vez o mérito é desses meninos, senhoras e senhores, que em duas horas apenas, fizeram um trabalho belíssimo. O júri do festival, do qual também fui convidada a participar, teve grandes dificuldades para seleccionar o melhor, mas acabou por seleccionar por unanimidade. Vamos ver é se coincidirá com a vossa opinião...
Milu:
ResponderEliminarSeja bem vinda ao Aldeia da minha vida! Uma escolha , com muita ternura, a pensar nos mais pequeninos, pois bem merecem o incentivo para continuarem para continuarem a participar nos próximos festivais.
Obrigada pela sua participação!
António: Gostei muito da tua apreciação e comentário!Um verdadeiro elogio ao Pedro !
ResponderEliminarObrigada pela sua participação!
Amiga Elvira: Foste logo a primeira a participar! Como és modesta! mas tens razão numa coisa: não há nada como saborear , ao vivo esta fruta tão deliciosa e apaetecível, com o calor que aperta. Infelizmente a internet ainda não inventou para saborearmos virtualmente uma bela melancia...Quem sabe um dia...
ResponderEliminarObrigada pela sua participação!
Susana, é claro que pode divulgar. Pode passar lá pelo site http://limparportugal.ning.com/ e ver tudo o que já está a ser feito. E mesmo que não possa participar é claro que pode divulgar. É um projecto que para ter sucesso tem que envolver milhares de pessoas, logo quanto mais divulgado melhor.
ResponderEliminarUm abraço
Que Imagens Lindas e bem feitas. Parabéns pela postagem.
ResponderEliminarTem um lindo presente te esperando em Curiosa e um lindo Jardim de Flores de Esperando no Blog Uma Interação de Amigos.
Passe lá. Ficarei muito Feliz com a sua chegada.
Com muito carinho
Sandra
Boa noite Susana!
ResponderEliminarHoje vim visitar-te e apreciar as esculturas em melância. Estão maravilhosas!
A votar seria talvez na número oito, embora ache quase todas lindas!
Um beijinho aqui do meu cantinho açoriano
Alcinda
Amiga Sandra: Não páras de me surpreender e de me mimar com tntas lembranças! è claro que vou dar um saltinho ao teu blogue! Até já!
ResponderEliminarAlcinda: mesmo nos Açores, de férias, vns vistar-me! Obrigada pelo teu tempo e voto!Quem sabe no próximo ano possas apreciar ao vivo esculturas tão lindas ou ainda melhores!
ResponderEliminarBjs Susana
Devia ser proibido apostar só numa escultura. Vou participar "contrariado". Correndo o perigo de ser injusto para com as restantes obras de arte, arrisco apostar na escultura n.º 7, pelo belo efeito que a uniformidade deste arranjo pode dar a uma mesa de refeição.
ResponderEliminarJosé Pinto
Obrigado,José por ter dado o seu voto.De facto, a tarefa de júri é às vezes um pouco ingrata.E neste caso,foi mesmo difícil eleger o vencedor.Todos tiveram muito mérito.
ResponderEliminarCumprimentos,Lena
Bom, votar para escolher a melhor dessas obras de arte (e estou a falar da 1ª à última), torna tudo mais difícil, tanto mais que eu seria incapaz de fazer qualquer uma delas. Acho que a todo o momento levaria uma falhinha para a boca, e acabaria com muito pouco no prato. Sabem como é quando alguém se arma em barbeiro e vai cortando o bigode na tentativa de o acertar? Pois é, seria assim mesmo! Cortaria, cortaria e no final pouco mais teria do que a casca...
ResponderEliminarBom, mas se tenho mesmo de fazer jus ao meu papel de juíza, e como rosas são, de longe, as minhas flores preferidas, dou o meu voto para a 7.
Mas já agora, uma dúvida: o que aconteceu a todas essas obras de arte?
Um beijinho e fico à espera do próximo desafio
Romicas
Só sei que adoro melancia. Mham, mham, mham...
ResponderEliminarNão sei, Susana, entre todas elas o meu coração balança. Talvez a número 10, porque tem uma convidada (uma mosca!). Agora a sério, voto mesmo na n.º 10.
ResponderEliminarBeijinhos e parabéns por mais esta iniciativa.
Ainda não me formatei em comentários curtos. Assim, aqui vai um loooongo!
ResponderEliminarConvenhamos que, entre esta Festa e a tradicional “tomatada” espanhola, quanto a mim um atentado talvez maior que as touradas de que tanto se fala, há uma distância abissal. Quando a arte colide com alguns princípios, não é fácil falar dela. Quem ousaria falar em fazer “festas” à melancia aqui há alguns anos? Com o comer não se brinca, dir-lhe-iam os mais idosos. Arte, com melancia, só se fosse com as cascas e, mesmo essas, devidamente cortadas, ou não, serviam para alimentar o “bácoro” ou as “pitas” que, mais tarde, dariam origem a outras obras de arte bem mais saborosas (chouriços, bufeiros, morcelas, farinheiras e uns ovinhos para mitigar as necessidades duma vida dura). Mas, vivemos numa época de excessos. Excesso de pobreza e de riqueza, excesso de segurança e de falta da mesma, excesso de cuidados com o ambiente e aumenta a destruição do mesmo, etc, etc.
Surpreso fiquei porque tinha conhecimento de concursos destes no estrangeiro e desconhecia a arte (também lhe vou chamar isso, à falta de melhor) existente em Portugal. Claro que não desconhecia as qualidades da melancia e da do Ladoeiro em particular. Também aqui podemos dizer, usando o que alguém já disse, “ Sim, nós podemos”, a questão é querermos. E, para mim, tentando manter alguma coerência (se é que alguma vez o vou conseguir) vou votar naquele que me alimenta mais os olhos (porque os meus, afinal, também comem), pedindo aos mais novitos, porque ainda estão a tempo, treinem nas cascas ou em melancias que estejam verdes ou em vias de fermentação. Salvem o planeta! Não desperdicem, façam a reciclagem! Pensem na arte aplicada à medula de sabugueiro, às sementes (também da melancia) e às escamas de peixe, entre outros.
Posto isto, voto no trabalho nº 9 e 10 de Pedro Beltrão.
E não sou só eu, reparem que até a mosca gostou! (Alguém se antecipou e já pôs aqui este reparo)!
Sem mais, até Agosto! Deliciem-se "comendo" belas talhadas de melancia!
João Celorico
João Celorico:
ResponderEliminarGostei tanto do teu comentário, que se me permite, vou publicá-lo para ficar visível a todos que por aqui passam, ainda para mais vindo de alguém que é natural do Concelho de Idanha a-Nova, mais precisamente de Salvaterra do Extremo!
Obrigada pela sua participação!
Romicas, Dylan , Teresa e José Pinto e atodos que por aqui passaram, obrigada pela vossa participação!
ResponderEliminarA vossa apreciação foi muito interessante!
Ora bolas! Parece que cheguei atrasada. O meu voto seria para o nº 10 de Pedro Beltrão mas são todas lindérrimas
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá, Susana
ResponderEliminarMais um "evento cultural" bem interessante. Os participantes demonstraram todos ser grandes artistas e tive pena por não ter participado, mas estive uns dias ausente (fui até terras beirãs) e quando cheguei a casa e abri não vi logo as imagens e depois fez-se tarde :(
Engraçado que na minha viagem cruzei-me com um cartaz alusivo à "Festa da Cereja", enquanto aqui a raínha da festa era a melancia eheheh
Muito interessantes essas tuas iniciativas.
Gostei da "obra" vencedora, mas estavam todas umas "obras primas".
Um beijo
Pascoaltita e cusca: ! Obrigada pela presença. E não desanimem, mais vale tarde do que nunca!
ResponderEliminarOutros passatempos virão para participarem a tempo!
Bjs Susana