segunda-feira, 27 de julho de 2009

A melhor escultura para o júri...



A dificuldade de escolha, perante trabalhos tão bem feitos, foi deveras difícil e isso também ficou demontrado pelos comentários feitos pelos participantes .

Os argumentos foram diversos e bem fundamentados, alguns bem engraçados, como o caso da mosca, que acidentalmente ficou na fotografia e ajudou a decidir, como o seu slogan: "Provem, a melancia é fantástica! Eu já provei e não saio daqui..."


Mas parece que quiseram deixar a batata quente para nós... pois os trabalhos nº 9/10 e nº7 estão empatados com 3 votos... resultados estes que me surpreenderam, pois não coincidiram com a decisão do Júri do Festival. da Melancia... a única que concordou com este, foi a nossa amiga Elvira, que diz sempre que não tem jeito para adivinhar ou escolher, mas a meu ver, tem um sexto sentido muito apuradinho.


Quero agradecer a todos pela entusiástica participação, da qual não podia deixar de terminar sem destacar o comentário deixado pelo nosso amigo João Celorico, que é natural do Concelho de Idanha-a-Nova, mais precisamente de Salvaterra do Extremo e que sabe do que fala:

"Ainda não me formatei em comentários curtos. Assim, aqui vai um loooongo!

Convenhamos que, entre esta Festa e a tradicional “tomatada” espanhola, quanto a mim um atentado talvez maior que as touradas de que tanto se fala, há uma distância abissal. Quando a arte colide com alguns princípios, não é fácil falar dela. Quem ousaria falar em fazer “festas” à melancia aqui há alguns anos? Com o comer não se brinca, dir-lhe-iam os mais idosos. Arte, com melancia, só se fosse com as cascas e, mesmo essas, devidamente cortadas, ou não, serviam para alimentar o “bácoro” ou as “pitas” que, mais tarde, dariam origem a outras obras de arte bem mais saborosas (chouriços, bufeiros, morcelas, farinheiras e uns ovinhos para mitigar as necessidades duma vida dura). Mas, vivemos numa época de excessos. Excesso de pobreza e de riqueza, excesso de segurança e de falta da mesma, excesso de cuidados com o ambiente e aumenta a destruição do mesmo, etc, etc.
Surpreso fiquei porque tinha conhecimento de concursos destes no estrangeiro e desconhecia a arte (também lhe vou chamar isso, à falta de melhor) existente em Portugal. Claro que não desconhecia as qualidades da melancia e da do Ladoeiro em particular. Também aqui podemos dizer, usando o que alguém já disse, “ Sim, nós podemos”, a questão é querermos. E, para mim, tentando manter alguma coerência (se é que alguma vez o vou conseguir) vou votar naquele que me alimenta mais os olhos (porque os meus, afinal, também comem), pedindo aos mais novitos, porque ainda estão a tempo, treinem nas cascas ou em melancias que estejam verdes ou em vias de fermentação. Salvem o planeta! Não desperdicem, façam a reciclagem! Pensem na arte aplicada à medula de sabugueiro, às sementes (também da melancia) e às escamas de peixe, entre outros.
Posto isto, voto no trabalho nº 9 e 10 de Pedro Beltrão.
E não sou só eu, reparem que até a mosca gostou! (Alguém se antecipou e já pôs aqui este reparo)!
Sem mais, até Agosto! Deliciem-se "comendo" belas talhadas de melancia!"

João Celorico


Obrigada, João pela partilha de vivênvias da tua terra!
Estive lá em Salvaterra e procurei por ti... conheci a tua prima Maria do Carmo, que vive em frente à Igreja . Descreveu o João, como alguém que escreveu um livro com poemas sobre a aldeia, foi à terra na Páscoa... Não me surpreende nada, com um "mar" de poemas a inundar este humilde blogue...

Aconselho a todos a espreitar todos os comentários que o nosso amigo João Celorico fez ao longo das postagens dedicada à blogagem colectiva "Férias na minha Terra"... provavelmente os melhores que por aqui passaram.

Quem souber chegar aos seus calcanhares, ainda está a tempo de fazer belíssimos comentários, até amanhã , dia 28 para habilitar-se a um conjunto de garrafas de Vinho do Douro.

E já agora, quem ainda não votou nos textos, ainda está a tempo para o fazer , também até amanhã. A votação está bem animada!
Na quarta-feira irei publicar os melhores comentários que por aqui passaram, para todos apreciarem. A decisão do Júri da Olho de Turista, que será publicada na próxima sexta-feira, relativamente aos textos e respectivos comentários a concurso desta blogagem.
A todos continuação de uma boa blogagem!
*****
Ps: Amanhã eu e a minha equipa vamos estar por terras de Trancoso... conhecer aquelas terras e gentes... para vos preparar uma surpresa para Agosto! Mas vou irei espreitar-vos, lá para o fim do dia...

4 comentários:

  1. Eheheh... estou a apanhar o jeito? Bom o que me admirou foi mais ninguém ter votado nesse.
    Eu votei nesse, porque me pareceu ser o de mais difícil execução, além de estar muito bonito. Mas havia outros igualmente bonitos, só que a nível de trabalho me pareceram mais fáceis de fazer. Essa foi a razão que me levou a votar nesse, e não em qualquer dos outros.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Podes crer, amiga Elvira! Concordo contigo quando dizse que foi o que , certamente teve mais trabalhinho: são três melancias numa escultura só...mas todos estiveram de parabéns!

    Obrigada, mais uma vez pela sua presença por aqui!
    Votos de uma boa semana, também para ti!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  3. Estou de volta, mas ainda correndo, vim dizer boa noite, e logo voltarei pra ler melhor

    bjs


    este é um recado fake por favor não me mate

    ResponderEliminar
  4. Sobre a capacidade da Elvira, limito-me a reproduzir o comentário que fiz no anterior passatempo de adivinhas:
    Para quem dizia que era "muito fraquinha em adivinhas"...estamos conversados.
    Muitos parabéns.
    José Pinto

    ResponderEliminar