sexta-feira, 10 de julho de 2009

A ilha Graciosa

Graciosa, minha ilha de eleição Em meados de Julho rumo à ilha Graciosa,no Arquipélago dos Açores! Esta ilha é pequena, em três quartos de hora dá-se-lhe a volta! Mas está repleta de pequenas baías e outros recortes de costa que lhe dão graciosidade! As águas atlânticas são serenas e tépidas o que nos permite tomar belos banhos!A fauna e flora marítima é de tal modo rica e bela que a prática do mergulho é um desporto aliciante! Parece que estamos dentro de um aquário gigante! Toda a ilha está equipada com bons parques de merendas, tornando apetecível a vida ao ar livre! Que piqueniques memoráveis fazemos! A furna do Enxofre, dentro de uma caldeira com alguns quilómetros de diâmetro, leva-nos ao interior da terra de beleza fantasmagórica! No exterior, circundando a Caldeira, fazemos grandes caminhadas que nos permitem ver toda a ilha,a sua bonita costa,os seus românticos faróis e um azul imenso de mar oceânico ponteado de outras ilhas! E depois... há o peixe fresco que se pesca e come diariamente!Todo o verão há festas nas freguesias com a componente religiosa, muita música filarmónica e ligeira e as touradas à corda, a que os graciosenses não faltam!Em fins de Agosto , a contragosto, regresso a casa.Já com saudades das férias nesta graciosa ilha!




Escrito por Alcinda, do blogue soma dos dias Terra: ilha da Graciosa, Açores, Portugal

Se acha que este texto é o melhor, vote nele na caixinha de votação presente na barra lateral do blogue, e aproveite para comentar, pois há um prémio para o melhor comentário

7 comentários:

  1. Bonita a ilha Graciosa, a fazer jus ao nome. Gostei das imagens e do texto Parabéns. E boa sorte.

    ResponderEliminar
  2. Alcinda
    Li o seu texto com muito interesse. Fui à Graciosa com 6 anos, já lá vão muitos mais anos, numa viagem fantástica que me marcou muito, por todas as ilhas dos Açores. Lembro-me de descer à Caldeira num cesto, suspenso por uma corda. Suponho que hoje já não será assim, mas foi muito bom recordar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Cara amiga! Palavras para quê! Os Acores/ a Graciosa deve ser um lugar lindíssimo! É um destino que eu espero um dia vir a conhecer pessoalmente. Quem sabe no tempo em que as lindas hortensias estão no seu esplendor (já vi fotografias lindíssimas com elas, tiradas por amigos meus)!
    Um grande bj para ti e parabéns pela tua postagem!

    Susana

    ResponderEliminar
  4. Teresa hoje para descer temos uma escadaria interminável, com varandins para descansar e observar o abismo lá em baixo.
    Mas com a incidência do sol é um espectáculo único!Os raios estendem-se até lá abaixo,numa festa de luz.
    Susana a Graciosa é uma gracinha mas é a ilha mais seca do Arquipélago e tem muito menos hortênsias que as outras ilhas!
    Em compensação é a capital das meloas, pela sua menos humidade.
    Mas este factor climatérico não lhe tira beleza.
    Como os próprios açorianos dizem, cada ilha tem a sua beleza.
    Elvira boa sorte também para si!
    Gostei do seu texto e de todos os outros que leio no seu Sexta-feira,
    Beijinhos a todos
    Bom fim de semana
    Alcinda

    ResponderEliminar
  5. Quando as palavras conduzem os olhos pelo imaginário, difícil é dizer que nunca lá fomos. Através das palavras exempalrmente escolhidas pela autora pude realizar uma viagem imaginária, mas simultaneamente carregada de emoções e sensações...parabéns

    ResponderEliminar
  6. Aqui vai o meu comentário:

    A ILHA DA GRACIOSA

    Da cabeça não me sai
    “o comentário melhor”,
    o meu, amiga, aqui vai,
    apanhe-o se faz favor!

    Bela ilha! Esta sim!
    Olhem para esta beleza!
    Tenho que, cá para mim,
    é um delírio da Natureza!

    Peço desculpa, no entanto,
    mil perdões à Alcinda,
    um voto custa tanto
    que ele não vai ainda!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  7. Olá Alcinda
    Agradeço o apontamento que deixou na minha secção de comentários. Foi muito generosa para comigo porque o seu texto sobre a ilha Graciosa está muito bem construído, retratando duma forma soberba todos os seus recantos. Eu não faria melhor. E fê-lo de forma sucinta, um requisito importante nesta blogagem.

    Já respondi ao seu comentário no local próprio.
    Retribuo os seus votos. Desejo que ganhe.
    Boas férias.
    Abraço
    J Pinto

    ResponderEliminar