sábado, 25 de julho de 2009

Entrevista a três nomes de Idanha, a propósito do Festival da Melancia

No fim-de-semana passado, na freguesia do Ladoeiro, Concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, realizou-se o tão badalado V Festival da Melancia 2009.


A melhor melancia do País fez as honras da casa e à volta dela foram desenvolvidas inúmeras actividades desde o campeonato de escultura de melancia às provas e confecções ao vivo.

Para nos falar mais um pouco sobre este evento, entrevistámos 3 nomes sonantes da região: Álvaro Rocha, Armindo Jacinto e António Galante.



Álvaro Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, no segundo mandato e candidato ao terceiro foi desde sempre um homem ligado à terra e é a ele que se deve a ideia de apostar na melancia. “Lembro-me de pequeno ver, lá em cima do monte, camionetas cheias de melancias a passar e nós a esperarmos para ver se caía alguma”, recorda.
Álvaro Rocha
Foto Olho de Turista

De facto, trata-se de um presidente cuja população realça as qualidades, assim como as de um dos seus antecessores – Joaquim Mourão; prova disso é que o festival já vai na 5ª edição e as próximas prometem surpreender. O autarca revela que foi um trabalho conjunto, “com a união de todos, da comissão de festas, da autarquia, da animação, da comunicação, etc. Queríamos divulgar a nossa melancia e começamos assim pelo Festival. Está em andamento um plano para apresentarmos novidades para o ano, isto novamente contando com a ajuda de todos e a credibilização do produto”.

Álvaro Rocha explica também que o Festival da Melancia veio reforçar a oferta de eventos no concelho de Idanha-a-Nova. “Temos o encontro de concertinas em Proença-a-Velha, a Feira dos Queijos e Enchidos de Proença-a-Nova, a Feira Raiana com os seus produtos artesanais e o famoso Festival Boom que traz imensa gente ao concelho, sobretudo jovens”. Este último acontecimento é bienal, dura 3 a 4 dias e é visitado por aproximadamente 40000 pessoas“.

Mapa do Concelho de Idanha -a-Nova
Retirada da internet

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova quer ser uma referência no país, por isso tem trabalhado muito na componente social, nas estruturas físicas e na divulgação das obras feitas: “transportes gratuitos, apoios aos mais desfavorecidos, lares criados pelo município entre outras”. Segundo o autarca, o Turismo é outro ponto fulcral. “Queremos ser um referência. Há uma vontade de apostar no turismo, na animação, de mostrar os produtos regionais. Estamos empenhados em persistir nessa via”. Um exemplo disso é a importância da época pascal. “As tradições ancestrais, os acontecimentos religiosos, os santuários são marcos de Idanha-a-Nova; e a Feira Raiana com os produtos artesanais”.

E projectos para o futuro, Sr. Presidente?

Os planos são muitos, mas existe um propósito notório: a criação de uma empresa municipal que desenvolva a área agro-alimentar sendo o apoio central dos produtores e as ajudas aos jovens agricultores. O presidente destaca igualmente o interesse em chamar “empresas que queiram implantar-se aqui e ajudar à criação de empregos. Desse modo, combatemos o trauma da desertificação, mantendo contudo o nosso ambiente, as nossas paisagens, ou seja o meio envolvente”. E acrescenta que “o geoparque foi um desafio aos outros concelhos, juntos pensámos no colectivo, conseguimos e progredimos. Existe também o projecto das energias renováveis com painéis solares nas piscinas e no pavilhão e queremos investir nisso nos edifícios e nas estruturas agro-alimentares”.
Imagem retirada da internet

Para concluir, Álvaro Rocha volta a distinguir o turismo como uma arma poderosa, “nós sabemos receber, é uma mais-valia. Isso não passa só pelas palavras, é divulgar o concelho, os certames, mostrar às pessoas para apreciarem. É aceitar desafios e correr riscos”.
Texto escrito por Helena Teixeira

2 comentários:

  1. Doce Amiga:
    Uma divulgação fabulosa ao ser português e às belezas de turismo rural a que dá, fantasticamente, vida.
    Tradições. Sonhos. Admiráveis numa pessoa adorável e de encanto.
    Controla as suas deliciosas emoções com uma beleza pura.
    É bem verdade, o que expressa com pertinência e beleza pura.
    A nossa interioridade e, os possíveis gritos da Alma e coração, são o nosso profundo ser. Sentir. Estar. Fantástica.
    Simplesmente, lindo...
    Beijinhos de admiração pelo fascínio que expande...
    Com respeito...
    Beijinhos de uma pura amizade de que gosto muito...

    pena

    É linda...Adorei. Excelente!
    Tem um blogue de delícia, magia e encanto, sabia?
    Parabéns sinceros.

    ResponderEliminar
  2. Pena:
    Cada vez que passas, seja no Blogue das Aldeias Históricas de Portugal, seja neste, sinto-me muito lisonjeada com tantos elogios seus...fico sem palavras...
    Obrigada pela sua presença, sempre tão poética.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar