sexta-feira, 10 de julho de 2009

Cabanas de Tavira


Para quem vive na cidade, verão é praia, funcionando como contraste com o interior, onde vivemos. E essa praia tem, há já muitos anos, um nome: Cabanas de Tavira. Na canícula de Agosto, assim que lá chegamos, há sempre algo que nos põe de sobressalto: olhamos para todo o lado à procura de alguma inovação, que nós não gostaríamos que acontecesse. Desde há 18 anos, Cabanas tem crescido lentamente e ainda conseguimos ir descobrindo resquícios do que sempre nos tem levado lá, ano após ano: a pequena aldeia, o barco do Sr. Angelino que nos atravessa na ria Formosa, quando vamos para a praia, o passeio nocturno na marginal, em calções e chinelos, a compra do peixe na lota… Os alemães e holandeses ficam-se, felizmente, pelas piscinas de um ou outro aldeamento, pelo que, tal como eu digo, Cabanas ainda consegue manter um pouco daquilo que distingue o genuíno Algarve.

Escrito por Romicas, do blogue Grãos de Areia
Terra: Cabanas de Tavira, Concelho de Tavira ,Distrito de Faro

Se acha que este texto é o melhor, vote nele na caixinha de votação presente na barra lateral do blogue, e aproveite para comentar, pois há um prémio para o melhor comentário.

4 comentários:

  1. Olá Romicas!

    Cabanas de Tavira ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas irei colocar na lista dos lugares a ver , para quando voltar ao Algarve.

    Obrigada pelo teu contributo!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  2. Romicas,

    A manutenção do estado quase nativo de um lugar que apreciamos é um clamor necessário à sobrevivência de tudo de belo que existe.
    Fico imaginando como deve ser prazeroso voltar, ano após ano, nestes seus 18 anos de idas e vindas, e perceber que pouco ou quase nada mudou. E a beleza do local continua.

    Uma das coisas que me chama a atenção, em qualquer ponto turístico, ou lugar que sequer recebe este nome, mas é o que escolhemos para passar nossas férias, são as pessoas que se destacam, deixando marcas em nossas vidas. Você destacou o seu Angelino e ainda que não citados diretamente, os pescadores, estão presentes e compõem a beleza do lugar.

    A beleza local se faz também com a nossa presença, observações e interações com ele e as pessoas. O luar, tão bem apanhado na foto, parece a pedra preciosa, o brilhante, na jóia maior. Neste caso, o Algarve.

    Belo post!

    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderEliminar
  3. É maravilhoso voltarmos a um lugar e ver que ele continua com a mesma magia e encantamento de alguns anos atrás. Gostaria de conhecer Cabanas de Tavira, lá deve ser um pedacinho do céu.

    ResponderEliminar
  4. Aqui vai o meu comentário:

    CABANAS DE TAVIRA

    Da cabeça não me sai
    “o comentário melhor”,
    o meu, amiga, aqui vai,
    apanhe-o se faz favor!

    Um amor e uma cabana
    não é tudo na vida, afinal,
    e o corpo a noite engana
    passeando na marginal?

    Uma praia sem alvoroço,
    e onde uma pessoa se retira?
    É só esticar o pescoço,
    ali pr’ós lados de Tavira!

    Os últimos chegam à frente,
    já lá diz o ditado,
    mas vou ser incoerente
    e o meu voto não é dado.

    João Celorico

    ResponderEliminar