quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Uma serra com um gato muito especial...


Não deve ser muito difícil! Vamos ver quem será, desta vez,  o/a primeiro(a) a adivinhar o nome desta  serra , onde habita este bichinho tão especial!

Já sabem! Cada comentário (construtivo) vale 3 pontos e o primeiro a adivinhar ganha 5!
E meninos, não desanimem se alguém chegar primeiro e ganhar os 5 pontos. Podem sempre comentar algo sobre esta serra!

No final do mês os três primeiros que coleccionarem mais pontos terão como prémio: um livro "Aldeias Históricas de Portugal-Guia Turístico.

6 comentários:

  1. Mesmo sem qualquer pesquisa atrevo-me a dizer que é a serra da Malcata! Não poderei confirmar agora, estou mesmo a sair de casa para o emprego! E se assim for, ou seja, a serra da Malcata, o lindo gato é um lince!

    ResponderEliminar
  2. Ora pois. Em estado selvagem o lince julga-se extinto em Portugal. Historicamente foi na Malcata que foi visto pela última vez, mas já lá vão uns bons anos.
    Que eu saiba, o único sítio onde pode ser visto em território nacional, é no Centro de Reprodução do Lince Ibérico em Silves - Herdade das Santinhas - que ainda não devolveu nenhum exemplar à natureza.
    A fotografia exposta é da Serra da Malcata onde o lince já não existe.

    ResponderEliminar
  3. O blogue Aldeia da Minha Vida passou para o resumo da Serra de Malcata a existência do Lince...porque essa é a ideia que toda a gente tem, aliás a Serra de Malcata... é conhecida pelo Lince!
    Que ele existiu é real, pois existe ainda hoje um embalsamado na aldeia de Malcata!
    Que a Serra de Malcata se preparou para o receber também é uma realidade!
    Mas por razões desconhecidas de muita gente... a reprodução em cativeiro, foi levada para Silves.
    Assim, se ele desapareceu e se neste momento não há vestígios nem sequer em cativeiro é porque outros interesses se levantaram!
    Mas uma coisa é certa, ele consta do brasão da Junta de freguesia de Malcata...é um elemento incontornável e uma certeza também existe... um dia o lince voltará à nossa Serra de Malcata!
    Eu acredito!
    Por isso a foto não é tão irreal assim!

    ResponderEliminar
  4. Que belo "gatinho! !

    Aqui em casa eu tenho gatinhos de verdade, mas na região ainda são encontradas Jaguatiricas, ou gato-do-mato, um tipo de onça pequena e muito linda.

    ResponderEliminar
  5. No passado dia 16, no noticiário da SIC, deu uma notícia acerca da morte de uma das duas crias ali existentes, pelo que é suposto ainda haver uma!
    Depois deu mais alguma informação mas, perdi-me. Falavam num número de crias desde 2006, suponho, também se referiam a crias nascidas em cativeiro mas, talvez em Espanha onde há também um Centro de Reprodução. Seja como for, oxalá o desejo da Natália Bispo se concretize. Quanto à localização do Centro é apenas um pormenor igual a muitos outros no nosso país. Por exemplo, o Alentejo produz cortiça e a transformação da mesma é feita na zona de Albergaria. Antigamente era no Seixal, mas ardeu!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  6. Não faço idéia.... mas amei o gato! poe numa caixa e manda pelos correios para mim! kkkkk

    Beijinhos

    ResponderEliminar