Nasci e vivo na terra das alterosas, como é conhecido aqui no Brasil o estado de Minas Gerais, pela presença marcante de suas serras. Serra da Mantiqueira ao sul e Serra do Espinhaço ao centro-norte, em cada lugar um nome diferente para partes distintas dessas espinhas dorsais.
A serra sobre a qual irei aqui relatar é do conjunto Espinhaço, e fica na parte central do estado, região ocupada desde o século XVIII em função da exploração dos minerais preciosos.
Seu nome é Serra do Caraça. Essa denominação se dá porque em seu ponto mais elevado as ondulações visualizadas ao longe, possuem o aspecto de um rosto.
O Caraça, no alto da serra.
O primeiro habitante dito civilizado do lugar, foi um refugiado português de nome Carlos Mendonça Távora, que no Brasil adotou o nome de Irmão Lourenço de Nossa Senhora, pela Ordem Terceira de São Francisco, e ali fundou uma capela em devoção a N. S. Mãe dos Homens, anexada a um seminário. Hoje funcionando como santuário e hotel.
Amanhã segue-se a segunda parte desta participação. Até lá!
Amanhã segue-se a segunda parte desta participação. Até lá!
Escrito por: Anabela Jardim, do blogue Anabela Jardim
Já sabem! Cada comentario vale 3 pontos!
No final do mês os três primeiros que coleccionarem mais pontos terão como prémio: um livro "Aldeias Históricas de Portugal-Guia Turístico"
Já sabem! Cada comentario vale 3 pontos!
No final do mês os três primeiros que coleccionarem mais pontos terão como prémio: um livro "Aldeias Históricas de Portugal-Guia Turístico"
Que bom encontrar você por aqui, Anabela !!!
ResponderEliminarÉ a 2ª mineira a mostrar as belezas desse estado fascinante que é Minas Gerais !
Sabe que eu não consegui conhecer o Parque do Caraça, coisa que queria muito ? Quando estávamos em Belo Horizonte, o tempo andava muito chuvoso e desistimos da viagem em estrada de terra. Isso foi em 1986 !
Eu gostaria mesmo era de ficar hospedada lá e poder ver o lobo-guará de perto.
Adorei sua postagem e aguardo a 2ª parte !
Beijo
Como nunca estive no Brasil vai ser difícil participar… :( abraço t
ResponderEliminarÉ sempre um enorme prazer passar por aqui,enriquece-me.
ResponderEliminarAbraço.
Fico muito feliz por ver um pedacinho da minha terra sendo divulgado mundo afora! parabéns a menina Anabela!
ResponderEliminarOlá Flora!
ResponderEliminarO lobo é mesmo um grande desafio. Tem gente que dá tanta sorte que consegue vê-los durante o dia. A estrada agora é toda de asfalto até o alto da serra. Uma coisa boa de lá também são os vinhos, licores e a cachaça de jabuticaba.