Diz-se que, antigamente, por motivos de segurança, era um ponto de vigia estratégico. O Penedo Furado é servido por caminho público. Fica a dois passos da povoação! Daqui se avista um grandioso vale, um gigantesco horizonte que só acaba na “gola” da Serra da Estrela formada pela Penha dos Abutres e pela Penha do Gato. Conseguimos enxergar, no sopé da serra, a Vila de Loriga!
E que dizer da “Cova do Mouro” existente neste sítio do Penedo Furado? Trata-se dum rochedo com uma escavação longitudinal oblíqua, orientada para sudeste, a que o povo atribui sinais duma sepultura antropomórfica milenar desgastada pelo tempo. Já o observei com atenção por diversas vezes. A verdade é que não vislumbro ali quaisquer contornos de ombros nem delineamento de braços. E a escavação é oblíqua, em vez de horizontal. Mas também é certo que estamos perante um rochedo xistoso de pouca dureza, com erosão laminar muito fácil. A estrutura divide-se em 3 vértices e é ladeada por uma rampa de lascas sobrepostas que dão acesso a um assento cavado no topo do torreão mais elevado. Tratar-se-ia dum posto de vigia com um abrigo contra o frio? Contra a guieira? Tanto quanto sei, nenhum estudioso se pronunciou sobre a matéria. Fica aqui o meu humilde contributo.
Não faltam razões para visitar o planalto do Penedo Furado. Recomenda-se à Junta de Freguesia de Cabeça que planifique para aquele espaço uma verdadeira estrutura de “miradouro”! Grandes fotos!
Escrito por: José Pinto, do blogue, Cabeça Web
Já sabem! Cada comentario vale 3 pontos!
No final do mês os três primeiros que coleccionarem mais pontos terão como prémio: um livro "Aldeias Históricas de Portugal-Guia Turístico.
A beleza destas imagens que ilustram este texto, permite-nos adivinhar quantas magníficas fotos este planalto, Penedo Furado, poderá proporcionar!...
ResponderEliminarCoincidência das coincidências mas o texto que elaborei para o tema das serras, que um dia destes por aqui aparecerá, também tem origem num planalto, e mais não digo para não estragar a surpresa! :D
Mais um belo lugar a ser visitado em Portugal. Quanta beleza nessas serras. Está do post lembra um pouco os rochedos da nossa famosa Serra da Piedade. Parabéns ao José pela iniciativa de mostrar-nos esse belo lugar!
ResponderEliminarMilu
ResponderEliminarEste sítio do Penedo Furado é objecto de histórias mirabolantes, na aldeia de Cabeça,desde tempos imemoriais. Mouros, bisarmas e outras bizarrias fazem parte do espólio tradicional do local. Os mais velhos conhecem os sinais. Quem sou eu para os desmentir? Que é um sítio encantador "para ver o Mundo", lá isso é!
Agora fico, cheio de curiosidade, à espera do texto da Milu que sempre nos surpreende.
Anabela
ResponderEliminarA comparação que fez do Penedo Furado com a Serra da Piedade, no Brasil, levou-me a fazer uma breve pesquisa na Net. Encontrei uma descrição fantástica desse local que, tal como a Anabela diz, se adapta perfeitamente ao Penedo Furado, com as devidas reservas.
Aqui vai:
Com enormes penhascos, rochedos gigantescos e uma vegetação típica de montanha. Lá de cima podemos ver uma exuberante paisagem do verde das matas e também cinco cidades: Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará.
Lugar de fé, busca de conforto espiritual e admiração das belezas naturais a Serra da Piedade é onde se é possível observar os mais belos pôr-do-sóis do estado, que se descortinam diante dos nossos olhos num horizonte multicolorido sem fim. A luz do crepúsculo "varre" as montanhas e salienta suas formas e texturas, decifrando assim, o famoso "mar" de Minas..
Este é o LINK.
Jose
ResponderEliminaressa terra tem sitios,cantos e recantos lindicimos que só tu os poderas descrever
Caro José Pinto,
ResponderEliminarTexto descrito com uma linguagem chã, que eu gostaria mas, por mais que me esforce faltam-me os anos de vida rural vivida.
Penedos furados ou por furar são sempre uma obra ciclópica da Natureza e todas as conjecturas à volta deles são interessantes. No caso presente também não podia deixar de ser.
Parabéns mas, o José é muito pobre a pedir. Então, só pede um simples miradouro? Assim, não lhe dão nada. Tem de pedir muito, para lhe darem alguma coisa. É dos livros...
A vista é soberba e arrebatadora!
Abraço,
João Celorico
Concordo com o João: a vista é magnífica !
ResponderEliminarCaminhar pelas serras, apreciar as paisagens e vislumbrar precipícios assustadores faz o Homem sentir sua pequenez diante da grandiosa obra do Criador.
Parabéns pelo texto e fotos !
Jose
ResponderEliminarÉ pena que nenhum estoriador ou geolgo se intesse pelas lendas e estorias da nossa terra, é que as auturidades lucais, as figuras rupestes que aparecem nam passam de uma siples pedra ou rocha e não são acinalados, como aconteceu nos anos 60 com as mos e talhas e pedaços de barro que apareceram no cimo do ribeiro, naquel lucal ermo,as mos ainda existem.
Caro amigo, José Pinto!
ResponderEliminarPara que não fique triste, cá vai!
Naquele planalto colocado
é um penedo bem diferente.
Além de penedo, é furado,
intrigando toda a gente!
Pela mão do homem moldado,
ou pela nossa Mãe Natureza,
este é um Penedo furado
e, disso, temos a certeza!
Impante, bem lá no alto,
fica em nós esta imagem,
é o rei do planalto
dominando a paisagem!
Agora sou eu que digo
e o escrevo, a seguir.
José Pinto, meu amigo,
é bem pobre no pedir!
Para o Mundo deslumbrar,
ele acha que é bastante,
lá bem no alto plantar,
apenas e só, um mirante!
Abraço,
João Celorico