sábado, 18 de setembro de 2010

Miradouro no Penedo furado

Penedo Furado é o nome dum pequeno planalto sobranceiro à povoação de Cabeça. É bem conhecido dos pastores. Tem mato rasteiro à base de urze e cervum. Do lado nascente, é interrompido bruscamente por esta varanda de rochedos. Uma espécie de promontório! Por ali abaixo, é uma ravina! A povoação de Cabeça fica ali mesmo, aos nossos pés, rodeada por courelas coladas à ribeira. É de suster a respiração.


Diz-se que, antigamente, por motivos de segurança, era um ponto de vigia estratégico. O Penedo Furado é servido por caminho público. Fica a dois passos da povoação! Daqui se avista um grandioso vale, um gigantesco horizonte que só acaba na “gola” da Serra da Estrela formada pela Penha dos Abutres e pela Penha do Gato. Conseguimos enxergar, no sopé da serra, a Vila de Loriga!

 
E que dizer da “Cova do Mouro” existente neste sítio do Penedo Furado? Trata-se dum rochedo com uma escavação longitudinal oblíqua, orientada para sudeste, a que o povo atribui sinais duma sepultura antropomórfica milenar desgastada pelo tempo. Já o observei com atenção por diversas vezes. A verdade é que não vislumbro ali quaisquer contornos de ombros nem delineamento de braços. E a escavação é oblíqua, em vez de horizontal. Mas também é certo que estamos perante um rochedo xistoso de pouca dureza, com erosão laminar muito fácil. A estrutura divide-se em 3 vértices e é ladeada por uma rampa de lascas sobrepostas que dão acesso a um assento cavado no topo do torreão mais elevado. Tratar-se-ia dum posto de vigia com um abrigo contra o frio? Contra a guieira? Tanto quanto sei, nenhum estudioso se pronunciou sobre a matéria. Fica aqui o meu humilde contributo.


Não faltam razões para visitar o planalto do Penedo Furado. Recomenda-se à Junta de Freguesia de Cabeça que planifique para aquele espaço uma verdadeira estrutura de “miradouro”! Grandes fotos!

Escrito por: José Pinto, do blogue, Cabeça Web
Já sabem! Cada comentario vale 3 pontos!

No final do mês os três primeiros que coleccionarem mais pontos terão como prémio: um livro "Aldeias Históricas de Portugal-Guia Turístico.

9 comentários:

  1. A beleza destas imagens que ilustram este texto, permite-nos adivinhar quantas magníficas fotos este planalto, Penedo Furado, poderá proporcionar!...
    Coincidência das coincidências mas o texto que elaborei para o tema das serras, que um dia destes por aqui aparecerá, também tem origem num planalto, e mais não digo para não estragar a surpresa! :D

    ResponderEliminar
  2. Mais um belo lugar a ser visitado em Portugal. Quanta beleza nessas serras. Está do post lembra um pouco os rochedos da nossa famosa Serra da Piedade. Parabéns ao José pela iniciativa de mostrar-nos esse belo lugar!

    ResponderEliminar
  3. Milu
    Este sítio do Penedo Furado é objecto de histórias mirabolantes, na aldeia de Cabeça,desde tempos imemoriais. Mouros, bisarmas e outras bizarrias fazem parte do espólio tradicional do local. Os mais velhos conhecem os sinais. Quem sou eu para os desmentir? Que é um sítio encantador "para ver o Mundo", lá isso é!
    Agora fico, cheio de curiosidade, à espera do texto da Milu que sempre nos surpreende.

    ResponderEliminar
  4. Anabela
    A comparação que fez do Penedo Furado com a Serra da Piedade, no Brasil, levou-me a fazer uma breve pesquisa na Net. Encontrei uma descrição fantástica desse local que, tal como a Anabela diz, se adapta perfeitamente ao Penedo Furado, com as devidas reservas.
    Aqui vai:
    Com enormes penhascos, rochedos gigantescos e uma vegetação típica de montanha. Lá de cima podemos ver uma exuberante paisagem do verde das matas e também cinco cidades: Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará.
    Lugar de fé, busca de conforto espiritual e admiração das belezas naturais a Serra da Piedade é onde se é possível observar os mais belos pôr-do-sóis do estado, que se descortinam diante dos nossos olhos num horizonte multicolorido sem fim. A luz do crepúsculo "varre" as montanhas e salienta suas formas e texturas, decifrando assim, o famoso "mar" de Minas.
    .
    Este é o LINK.

    ResponderEliminar
  5. Jose
    essa terra tem sitios,cantos e recantos lindicimos que só tu os poderas descrever

    ResponderEliminar
  6. Caro José Pinto,

    Texto descrito com uma linguagem chã, que eu gostaria mas, por mais que me esforce faltam-me os anos de vida rural vivida.
    Penedos furados ou por furar são sempre uma obra ciclópica da Natureza e todas as conjecturas à volta deles são interessantes. No caso presente também não podia deixar de ser.
    Parabéns mas, o José é muito pobre a pedir. Então, só pede um simples miradouro? Assim, não lhe dão nada. Tem de pedir muito, para lhe darem alguma coisa. É dos livros...
    A vista é soberba e arrebatadora!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o João: a vista é magnífica !

    Caminhar pelas serras, apreciar as paisagens e vislumbrar precipícios assustadores faz o Homem sentir sua pequenez diante da grandiosa obra do Criador.

    Parabéns pelo texto e fotos !

    ResponderEliminar
  8. Jose
    É pena que nenhum estoriador ou geolgo se intesse pelas lendas e estorias da nossa terra, é que as auturidades lucais, as figuras rupestes que aparecem nam passam de uma siples pedra ou rocha e não são acinalados, como aconteceu nos anos 60 com as mos e talhas e pedaços de barro que apareceram no cimo do ribeiro, naquel lucal ermo,as mos ainda existem.

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo, José Pinto!

    Para que não fique triste, cá vai!

    Naquele planalto colocado
    é um penedo bem diferente.
    Além de penedo, é furado,
    intrigando toda a gente!

    Pela mão do homem moldado,
    ou pela nossa Mãe Natureza,
    este é um Penedo furado
    e, disso, temos a certeza!

    Impante, bem lá no alto,
    fica em nós esta imagem,
    é o rei do planalto
    dominando a paisagem!

    Agora sou eu que digo
    e o escrevo, a seguir.
    José Pinto, meu amigo,
    é bem pobre no pedir!

    Para o Mundo deslumbrar,
    ele acha que é bastante,
    lá bem no alto plantar,
    apenas e só, um mirante!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar