sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Já fui à Serra"


As serras fazem parte da paisagem portuguesa . Desde o Minho ao Trás os Montes até ao Algarve, seja elas de grande ou pouca altitude, são uma dávida natural. Mesmo de longe é inevitável  admirar o seu esplendor, pela sua grande beleza e biodiversidade natural. Quantos lugares  enigmáticos, cheios de segredos  por desvendar e de histórias para nos contar haverá por estes cantinhos...

Hoje vou desvendar-vos um pouco sobre a serra da minha vida.
Cresci numa terra beirã, a cidade de Mêda (Guarda), com a janela virada para a serra. Sabia bem sentar-me à mesa com os raios de sol a iluminar a cozinha, logo pela manhã. Memoráveis eram os dias em que acordava mais cedo para ver o sol "parir" entre os três montes da Serra. Uma beleza sem igual. Muitas vezes dava por mim a imaginar  como seria viver naquela Serra. As pessoas de lá deviam ser sortudas, com o sol a tocar na serra, especialmente naqueles dias em que ficava lá neve, de um dia para o outro. Pois não vivia muito longe daquele lugar. Bastava uma hora para a conhecer de perto.



Acreditem ou não, foi preciso esperar cerca de 20 anos para conhecer de perto essa serra. Foi uma Aldeia Histórica que me motivou a conhece-la. Uma aldeia que não deixa de me surpreender depois que passei a visitá-la. Em dias de sol parece brilhar como uma jóia. Quase parece uma graciosa dama protegida pela serra. Existe até uma belíssima história de amores impossíveis "Amar Ofa" associada à serra. Na aldeia  esconde um palácio em ruínas e o seu castelo, outrora dos mais belos das redondezas, numa altura que que era, ora português, ora  espanhol. 

Mas as surpresas não ficam por aí:
Quem chega ao ponto mais alto  da Serra  fica agradavelmente surpreendido, com o Cristo Rei, que  simbolicamente resguarda essa preciosa dama, e com  o  miradouro. Em dias de céu limpo, para além do Douro, da Serra da Estrela e das  terras espanholas, é possível e avistar o ponto mais alto de Buçaco...

Agora pergunto: que  Serra será esta? E já agora, que Aldeia Histórica estarei a falar?
Não parece difícil pois não?

Já sabem! Cada comentário (construtivo) vale 3 pontos e o primeiro a adivinhar ganha 5!

No final do mês os três primeiros que coleccionarem mais pontos terão como prémio: um livro "Aldeias Históricas de Portugal-Guia Turístico".

Amanhã direi a resposta ;)

3 comentários:

  1. Não tenho condições de advinhar o nome da serra, pois nada conheço do território português que me permitisse sequer tentar a descobrir. Posso apenas dizer da beleza e do amor com que você descreveu essa serra. Deu até vontade de conhecê-la.

    ResponderEliminar
  2. É a Serra da Marofa, em Castelo Rodrigo!

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Admito que ainda não consegui ter tempo para devorar como queria o Guia que consquistei no mês passado, mas já me deliciei com algumas das imagens, e rapidamente identifiquei Castelo Rodrigo pelo seu Cristo.. e admito que com o que vi, ganhou um lugar de destaque na minha viagem de sonho a estas NOSSAS (com orgulho de ser portuguesa!) aldeias!

    ResponderEliminar