terça-feira, 17 de agosto de 2010

Turismo Rural em Cabeça...já!

A minha participação nesta blogagem colectiva tem dois objectivos.

PRIMEIRO: identificar um sítio de Seia onde se pratica um turismo rural genuíno.
Aqui fica. É só clicar em http://www.casasdaribeira.com/site/pt


 
SEGUNDO: mostrar um sítio da minha aldeia, Cabeça, concelho de Seia, onde pode ser implementada “uma coisa” do género em grande escala. Trata-se do CASAL DALÉM

O Casal Dalém está desabitado. É uma zona habitacional dos primórdios da povoação, autónoma do núcleo urbano, que alguém já considerou propícia para uma produção cinematográfica de sucesso. Grande cenário! É composta por uma rua inteira com casinhas centenárias dum lado e doutro. O conjunto urbanístico mantém a traça original. As habitações têm paredes de xisto e telhados de lousa, ideais para um complexo turístico rural. É fácil restaurar aquelas casas.


A rua tem electricidade, saneamento e calçada de xisto. Acaba de ser reabilitada num programa ambicioso de reestruturação urbana da aldeia. Um investidor ambicioso precisa-se! É só indagar quem são os herdeiros dos antigos proprietários e… pensar!

Fica aqui o desafio.


Escrito por : José Pinto do Blogue "cabecaweb"
Comente! Olhe que valem 3 pontos !

9 comentários:

  1. E com o seu jeito inconfundível, aqui temos mais uma vez o José Pinto em acção. Sempre com o mesmo intuito - promover a terra que tanto lhe diz!

    ResponderEliminar
  2. Oi, José Pinto:

    Que dizer das Casas da Ribeira ?
    Puro charme e graça, com sua cor vermelha alegrando as paredes de pedra !

    Casal Dalém promete !

    Para quem, como eu, nasceu e viveu em lugares totalmente urbanos e modernos, encontrar esses lugares mágicos é puro encantamento !
    Já li sobre o processo de desertificação humana que Portugal viveu e acredito que ainda vive, mas também sei de aldeias seculares resgatadas para o presente com o uso inteligente do turismo.

    Faço votos que Casal Dalém seja mais um desses lugares.

    Obrigada por mostrar essas jóias raras !
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá José!
    Sendo eu uma cinéfila fico mesmo muito feliz por se interessarem em utilizar esse espaço que me parece super interessante.
    Contudo ficou-me uma dúvida, embora ter saneamento e electricidade, as casas estão minimamente prontas a habitar, ou todas necessitam de um restauro quase total?!

    Seja como for, garanto-lhe que se tivesse que é um destino que me agrada, e que por já varias vezes tenho namorado estes destinos para por exemplo passagens de anos, contudo os preços praticados nessa altura do ano, têm sempre adiado para o ano seguinte.. talvez este ano...

    ResponderEliminar
  4. Olá Milu
    É mesmo isso. Ponho-me para aqui a falar da minha aldeia por mera carolice, sem qualquer outro interesse que não seja a promoção do que ela tem de mais original! Porque o tem!

    ResponderEliminar
  5. Olá Flora
    O Casal Dalém é, de facto, um local de encantamento, de verdadeira nostalgia! Posso garantir.

    ResponderEliminar
  6. Olá Tânia
    O restauro destas casas é fácil. O mais difícil, às vezes, é convencermos as pessoas a não adulterarem a sua traça original. Fazendo-o, dão cabo delas.

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos!

    Foi dificil voltar aqui...a internet durante as férias não queria funcionar...

    É verdade, o nosso amigo José Pinto é incansável! Cada dia que passa surpreende com a sua criatividade, pura e simples, para promover a sua terra. Nota-se de longe que tem uma grande paixão por ela e que quer voltá-la para o futuro!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Uma aldeia Linda! Tive a oportunidade de passar uns dias mágicos em Cabeça, onde os trilhos pelo verde, os mergulhos na Ribeira e as vistas de qualquer janela e miradouro fazem desta aldeia uma das mais bonitas de Portugal.

    João Meneses

    ResponderEliminar