segunda-feira, 10 de maio de 2010

A TORRE DO MEU CONTO DE FADAS

(Imagem retirada da Internet)

Se fosse um princesa, escolhia a Torre de Belém como aposento com vista para o mar. É um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Banhada pelo rio Tejo, era a rainha da outrora praia de Belém. A praia extinguiu-se, mas esta soberana predomina sendo o ex-libris português.

Daí ter sido uma das eleitas das sete maravilhas de Portugal, a 7 de Julho de 2007 e antes em 1983, classificada pela UNESCO, como Património Mundial. Nela, reside o mundo: características islâmicas, orientais e portuguesas (manuelinas).

Este emblema nacional reflete Portugal em todo o seu esplendor: Brasão de armas de Portugal, cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte, marcas do fim da tradição medieval das torres de menagem… A sua decoração exterior é de tirar o fôlego, tão minuciosa e delicada: adornos de cordas e esculturas de pedra, galerias abertas, torres de vigia de estilo mouriscado, ameias em formato de escudo ornamentadas com esferas armilares, elementos naturalistas referentes às navegações (um rinoceronte). Debaixo do terraço, o interior gótico serviu como armaria e prisão. Por fim, os cinco pavimentos da torre quadrangular, de tradição medieval contêm: a Sala do Governador (1º pav.), a Sala dos Reis (2º pav.), a Sala de Audiências (3º pav.), a Capela (4º pav.) e o Terraço da Torre (5º pav.).

Devemos esta grande obra aos arquitectos Francisco de Arruda e Diogo Boitaca. A sua construção teve início em 1514 e fim em 1520. A Torre de Belém foi feita em homenagem a S. Vicente, santo patrono de Lisboa. Este símbolo real é para mim o mais bonito dos monumentos português e merece mais do que uma visita.

Escrito por Liliana Rito

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Maio. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

9 comentários:

  1. Excelente seu texto, Liliana e muito elucidativo.
    Realmente a Torre de Belém é um belíssimo monumento, facilmente reconhecível por sua originalidade e localização.

    Parabéns !

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá Liliana!
    Por acaso,gosto muito da Torre de Belém, ainda fui lá visitá-la em Maio de 2009.Com 1 amiga,fomos lá e depois passeamos nos jardins do Mosteiro e comemos uns pasteis de nata :) Foi mesmo um dia excelente.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  3. Apreciei, e gostei muito deste texto sobre a belíssima Torre de Belém.

    Obrigada Liliana por toda esta informação preciosa.

    Obrigada Helena por o publicar aqui.

    Como moro nos arredores de Lisboa e tenho junto á porta um autocarro que me leva direitinho á Torre... em pouco mais de maia hora...vou lá com bastante frequência.
    Aliás, é um dos meus passeios favoritos.
    Acho toda aquela zona belíssima.

    Helena

    Peço imensa desculpa, pela minha indelicadeza de não ter correspondido ao seu convite de colaboração sobre a Páscoa, que deixou no meu blogue.

    Desejo-lhe uma linda segunda-feira
    Um abraço

    viviana

    ResponderEliminar
  4. Bonito texto Liliana :) Gostei. E estou certa que se fosse uma princesa .. ;)))

    Beijinho
    Catarina

    ResponderEliminar
  5. Olá Liliana!
    Excelente texto foi uma óptima escolha, a Torre de Belém é na realidade um monumento que nos conta muito sobre a nossa história, e com uma discrição tão pormenorizada como fez ainda a torna mais memorável.
    Um abraço
    Acácio Moreira

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Obrigada a todos. Fico muito contente que tenham gostado do tema - local que escolhi. Depois, a foto que encontrei na net foi muito inspiradora.Tem algo de mágico, como a Torre :)

    Beijos a todos
    Boa semana

    Liliana Rito

    ResponderEliminar
  7. Olá, Liliana!

    Parabéns, pela escolha!
    Belo monumento e toda a sua envolvente: Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos, Praça do Império, Museu da Marinha, CCB (porque não?) e, o Tejo a seus pés.
    O meu comentário, se me é permitido, não pretende ser uma crítica, antes um complemento e aqui vai:
    Foi construída em homenagem a S. Vicente e, por isso, se chamou Torre, ou Baluarte, de S. Vicente que depois se popularizou como Torre de Belém. Substituiu a Grande Nau que se encontrava no mesmo local e que com os baluartes de São Sebastião, na Caparica, e o de Cascais, formavam o triângulo de fogo de defesa da entrada do Tejo. Hoje está rodeada de água mas ainda a conheci em seco, até aos anos 60, aquando das comemorações henriquinas. Quando perdeu a sua função de defesa, passou por várias fases. Assim, foi alfândega, posto de telegrafia e farol, além de masmorra. Para tudo serviu, até chegarem as ditas comemorações e a 17ª Exposição Europeia da Cultura (suponho que era assim que se chamava). Quanto a ser na praia de Belém, talvez, isto digo eu, fosse melhor na praia do Restelo. Dizem que era do Restelo que saíam as caravelas!
    Quanto aos responsáveis pela sua traça e construção, como tudo o que é história e não se encontra perfeitamente identificado, há algumas dúvidas, embora se assumam os nomes dos dois já referidos. Há documentos que dizem ser Garcia de Resende o primeiro a desenhá-la mas, como Boitaca foi o autor do desenho dos Jerónimos, porque não foi ele também o da Torre e Francisco Arruda, que parece já o ter auxiliado nos Jerónimos, quem dirigiu a obra? Segredos da História! Entretanto, admiremos a obra!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  8. Olá amigo João!
    Claro, tem toda a razão na sua descrição.Não vejo nada de crítica,acho que até complementou e muito bem,o meu texto.Ficou mais enriquecido com as informações que juntou. Eu queria escrever mais sobre a Torre como baluarte e defesa...mas como os jurís são mauzinhos e não deixam escrever além das 25 linhas,lol,lá tive de fazer cortes e costuras.
    E concordo consigo sobre a envolvente.Tem monumentos à volta dela que também são dignos de visita e de passeios.

    Beijos
    Liliana Rito

    ResponderEliminar
  9. Lindíssimo este monumento, e com tanta História nele representada.
    É uma das jóias que embelezam Lisboa.
    Local de paragem obrigatória de qualquer turista, e um belo passeio Domingueiro de qualquer português...

    ResponderEliminar