quarta-feira, 26 de maio de 2010

OS SABORES DA BEIRA INTERIOR

Esta semana, o blog da Aldeia pensou em abrir-lhe o apetite ao divulgar os prazeres gastronómicos da região de Trancoso. Algumas destas iguarias vão estar ao seu alcance no duplo evento “Encontro de Bloggers / Lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”. No dia 10 de Junho, terá ao seu dispor duas degustações de produtos regionais (às 11h15 e às 17h30). Ora vejamos este fragmento do guia que nos faz um retrato dos deliciosos sabores trancosenses:


“(…) Trancoso não foge à regra no que diz respeito à sua gastronomia. Com receitas milenares ou conventuais, consegue enfeitiçar qualquer paladar mais caprichoso. Com a colher de pau na mão, vejamos o que esconde o nosso caldeirão: enguias à moda de S. Bartolomeu, fumeiro variado com morcela e chouriços, bola de carne e caldeirada de Cabrito. Que essência extraordinária! Três estalares de dedos, duas pitadas de perlimpimpim e a palavra mágica: Sobremesa! Eis que surgem na mesa as ilustres Sardinhas Doces (originárias do Convento Sta. Clara), uma Bola de Folhas, uma Bola de Ovos (folar), um Bolo de Castanhas e o Doce Lavagas de Sebadelhe da Serra. Será real ou alucinação? Só vai saber se der uma trinca! (…)”, em Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico, Olho de Turista, 2010, pág. 77

Nas comemorações do dia de Camões, iremos apresentar todo o esplendor da gastronomia da Beira Interior. Além do referido almoço-convívio com um menu tradicional confeccionado pelo restaurante “Quinta da Cerca”, terá ainda a oportunidade de usufruir de vários produtos típicos. Da parte da manhã, poderá apreciar a apetitosa Sardinha Doce da loja "Avenida Regional" (de Trancoso) e os doces e compotas dos “Sabores da Geninha” (de Figueira de Castelo Rodrigo). De tarde, poderá saborear os enchidos, os fumeiros, os patés e as compotas da “Casa da Prisca” (de Trancoso). No dia de Portugal, seja então testemunha de um acontecimento histórico, cultural e gastronómico!

8 comentários:

  1. Ah... Lena.

    Esses doces e compotas são uma tentação!
    Eu estou tentando um regime.
    Por que entrei hoje aqui!?
    Sorte minha que não cozinho em casa.
    Teria que sair e comprar alguns, o que não vou fazer! Não vou fazer! Não vou fazer!
    Estou tentando me convencer.


    Abraços do tamanho do oceano que nos separa.

    ResponderEliminar
  2. Olá Helena!
    Isto faz mesmo crescer água na boca, tantas iguarias, coisas tão doces, e o dia 10 que ainda está longe, vamos sofrer com paciência!...
    Vou fazer dieta na semana que antecede o evento para poder desfrutar de todas essas maravilhosas iguarias sem reticências.
    Beijo Acácio

    ResponderEliminar
  3. Olá Helena

    Tanta coisa boa!

    Venho agradecer-lhe o gentil convite para participar nesse grande encontro em Trancoso.

    Não poderei estar presente dado que estarei num outro Encontro...O Encontro Inter-Igrejas da Associação de Igrejas Maptistas Portuguesas, onde participo anualmente, sempre no dia 10 de Junho, desde a minha Juventude.

    Quero felicitá-la pela iniciativa, que considero deveras importante...como também trabalhosa.
    Posso imaginar o quanto estará envolvida!

    Desejo os maiores êxitos e os melhores resultados.

    Ei sei á partida que dirigido por a Helena vai ser um sucesso.

    Aqui fica o meu abraço e o meu agradecimento por a sua visitinha e comentário lá no meu cantinho.

    Viviana

    ResponderEliminar
  4. Olá Viviana!
    Queria primeiro desejar-lhe então um bom encontro Inter-Igrejas no dia 10. Depois queria agradecer-lhe os elogios que me fez, no entanto tenho de fazer uma pequena correção: o evento não é propriamente meu,nem dirigido por mim, mas está a ser organizado por todo a equipa da empresa "Olho de Turista" que trabalhou durante meses para realizar este livro idealizado e projectado pela Susana (administradora deste blog entre outros, e quem está à frente do evento).Daí,reparto os elogios que me fez pela 5 pessoas que compõem a equipa.

    Um Obrigado enorme de nós todos.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Tantas coisas boas...
    Tantas tentações...
    Pudesse eu estar presente
    e não me faltariam sugestões!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Lena
    Há muito que devo uma satisfação. Já deve ter notado que ando arredada dos comentários e das participações, mas as coisas têm andado complicadas para o meu lado. Normalmente mergulho de cabeça nas actividades em que me envolvo e, às tantas, perco o controle de algumas.
    Infelizmente, também não vou poder confraternizar convosco, no próximo dia 10. Tenho andado em negociações cá em casa, mas não tive êxito. Daí a razão da minha resposta tardia. O meu filho e nora fazem anos nos dias 13 e 12 de Junho e, aproveitando o feriados de dia 10, resolveram comemorar os aniversários com os amigos num fim de semana prolongado, levando a minha filha a reboque. Assim, fico a cumprir o meu papel de avó. Perco o vosso convívio e a Feira das Freguesias em Arganil, que também decorre nesses dias.
    Mas, parafraseando o poeta, "outros valores mais altos se levantam" ...
    Fica para a próxima.
    Divirtam-se muito, que eu fico a babar-me a pensar nas iguarias e no convívio que decerto vai ser muito divertido.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  7. Olá Lena!
    Quero felicitar a equipa que tudo está a fazer para que este evento seja um sucesso. Eu sei o trabalho e a preocupação destes eventos, o medo que alguma coisa corra mal. Mas com o profissionalismo que a vossa equipa tem demonstrado sei que todo vai correr bem e todos os participantes vão regressar com vontade de voltar mais vezes.
    Eu, se Deus quiser estarei presente, assim como a minha família e vários amigos, confesso que estou ansiosa por conhecer essa região e principalmente a Lena (e restante equipa). Regressaremos com toda a certeza um pouco mais gordinhos, mas vou seguir o concelho do nosso amigo Acácio e fazer dieta uma semana antes, ou seja a partir de hoje já……
    Um beijo grande
    Eugénia Santa Cruz.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Já estou a imaginar o pessoal todo a comer saladas e fruta e a chegarem levezinhos ao evento. Depois, ai lá se vai o nível do colesterol. Faltam poucos dias para o dia de Portugal :) Yuppie!

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar