quinta-feira, 20 de maio de 2010

O CONVENTO DOS FRADES FRANCISCANOS E OS MISTÉRIOS DE TRANCOSO

Esta semana, como não podia deixar de ser, apresentamos-lhe o espaço do duplo evento de 10 de Junho: O Convento dos Frades Franciscanos. Todavia, a cidade de Trancoso é um local repleto de curiosidades e enigmas. Achamos que seria engraçado revelarmos alguns aqui no blog da Aldeia. Acompanhe-nos nesta descoberta dos mistérios trancosenses…


Igreja – Convento dos Frades Franciscanos (séc. XVI, Av. Campo da Feira): Fundado em 1569, era um pequeno convento de seis celas, onde os frades levavam uma vida simples, mas com normas rigorosas, difíceis de compreender aos olhos da comunidade civil e do clero secular. Tal chegou a ser motivo de desentendimentos, levando os freis a abandonarem em definitivo o local. Da sua arquitectura, destaca-se o portal de entrada, de influência renascentista, com colunas toscanas apoiadas por bases de um só toro. Ao lado, observa-se um calvário com três das 14 Cruzes distribuídas pela cidade (Via Sacra). Do convento, ainda resta a torre original e um anexo do séc. XVIII. Foi recentemente requalificado como Auditório Municipal, onde se efectuam as sessões da Assembleia Municipal, entre outras actividades culturais (como o evento Encontro de Bloggers/Lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”).

Sabia que…

…se pesquisar, existem à volta de 15 localidades com o nome de Trancoso, espalhadas pelo Mundo: Galiza, Brasil e até no México!

… no Canto VI d´Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões narrou o episódio dos 12 de Inglaterra. É uma história verídica sobre honra e cavalheirismo, protagonizada por Álvaro Vasques Coutinho, alcunhado “o Magriço” e filho do alcaide de Trancoso.

… depois da grande Batalha de Trancoso (Batalha de S. Marcos), os prisioneiros de guerra foram alimentados a “pão e laranjas”. Para reviver este momento histórico, a 29 de Maio é tradição distribuir esses alimentos às crianças, no próprio planalto onde tudo aconteceu.

… Trancoso possui uma feira que anualmente atrai multidões? É a Feira Franca de S. Bartolomeu, uma das primeiras do País, cuja carta de feira serviu para instituir outros certames como os de Coimbra, Porto ou Viseu. Na Igreja de S. Bartolomeu (hoje capela) decorreram as cerimónias das bodas reais entre D. Dinis e D. Isabel de Aragão.

… nesta cidade, nasceu Gonçalo Anes Bandarra (1500-56): Sapateiro de profissão, era sobretudo conhecido pelas suas profecias. Condenado em vida pela Santa Sé, a concretização das suas profecias, tais como o Sebastianismo e a Restauração da Independência, valeu-lhe o reconhecimento da Casa Real, após a sua morte. Naturais de Trancoso, são também: Gonçalo Fernandes Trancoso (?- 1596), o primeiro grande contista português e Fernando Isaac Cardoso (1615-1683), famoso médico judeu-converso, filósofo, cientista e escritor.

Por último, a curiosidade mais engraçada: o Padre Costa de Trancoso teve 299 filhos de 53 mulheres. D. João II perdoou a pesada pena a qual tinha sido condenado.

4 comentários:

  1. Olá, Lena!
    Bem curiosas essas curiosidades mas, achar que a última é engraçada...
    É engraçado ter filhos, da própria mãe? Já não bastavam, da tia e das irmãs. É sim um personagem digno de um estudo aprofundado, quanto ao carácter psíquico e ... anatómico!
    Pelos vistos a Igreja que também fez vista grossa à pedofilia, apreciou as proezas do Abade. Engrossava a lista dos filhos de Deus e era adorado pelas filhas.
    A ser verdade, é uma história bem triste e para esse não havia Roda que chegasse!
    Enfim, nem o Afonso Henriques chegou a tanto. Esse só andou à chapada à mãe!
    Jocas,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  2. Olá João!
    Engraçada no sentido de curiosa.Penso que por este mundo fora, haverá ainda padres e outros com um número louco de filhos de mães, tias, sobrinhas e em alguns países árabes é permitido casar com meninas, ainda crianças...Os reis assumiam tronos com tenras idades,etc...enfim, um mundo doido. Por falar em Afonso Henriques à chapada, fez-me pensar no recém estreado filme Robin Hood (muito bom,vá ver, aconselho) onde o Rei Ricardo morre e o irmão João assume o trono,tratando a mãe abaixo de Braga... Em certas coisas,tem toda a razão, os tempos não mudam...

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  3. Cara Helena Teixeira,

    Muito obrigado pelo convite. Infelizmente por razões de saúde familiar essa deslocação não me é possível. Não imagina a pena que tenho em não poder participar. Desejo o maior sucesso á iniciativa. Obrigado uma vez mais.

    Cumprimentos

    Ricardo Esteves

    do blogue "Crónicas Portuguesas"

    ResponderEliminar
  4. Existe aqui no Brasil um lugar encantador - que eu não conheço pessoalmente - chamado Trancoso.
    E talvez existam outros.
    Interessantes curiosidades.
    E tristes constatações da depravação da alma humana...
    Beijo

    ResponderEliminar