segunda-feira, 24 de maio de 2010

NOSSO MUSEU DE JARAGUÁ DO SUL - Emilio Silva.


Sabemos o quanto os Museus tem uma importância muito grande para a Humanidade. É nele que são guardadas toda uma memoria de um povo. Com ele regatamos um pouco da história e fatos acontecidos em uma determinada época. O museu não serve só para guardar coisas antigas, como se dizem.. Mas sim a nossa História. Em Jaraguá do Sul-SC- Brasil, trabalhamos com salas temáticas. Onde são estudados temas recentes e antigos. Os que contam fatos de pessoas que lutaram, como exemplo na Segunda Guerra Mundial. Nesta sala os alunos do 9ºanos estudam e percebem a importância destes grandes homens para a sociedade Jaraguaense. Das conquistas e Vitorias e até mesmo as derrotas, que viveram naquela época. Outras salas são mostradas toda a trajetoria de Fundação de Jaraguá do Sul. Da sua Colonização, dos imigrantes que paracá vieram e contribuíram muito para a sua arquitetura. Além destas salas, também temos uma somente para atividades complementares, com vídeos e Materiais didáticos que possibilitam e oportunizam os alunos interagirem com o que está acontecendo no Museu. Bem, poderia estar aqui falando muito do que se prática por aqui. Mas sabemos que o o limite permitido para relatemos é somente de 25 linhas, sendo um dos critérios proposto pelas organizadoras.Mas quero terminar dizendo que o Museu é muito importante, porque regatamos um espaço de lazer e estudos. Não é para guardarmos coisas velhas. Ele é a nossa História de vida, dos legados dos nossos antepassados, que fizeram muito por nós. Vale a pena visitar o Museu mais perto de sua casa. Até mesmo de outras Cidades. Pois, nos trazem a construção histórica de uma cidade. Seus costumes, tradições e culturas. Uma história contada através de fatos, imagens, e memorias de um povo que muito fez pela sua Sociedade. Além do Museu de Jaraguá do Sul, também oportunizamos nossos alunos a conhecerem outros Museus próximos, como o de Joinville-( Museu da Bicicleta, os samba quis, do Imigrante- relatando a vinda de D. Pedro para cá, etc). O Museu de São Francisco do Sul( Museu Histórico e o Museu do Mar) simplesmente lindos. Contam a história dos Homens Pescadores e da sua Colonização- migração...

Eu particularmente, amo visitar os museus. Nosso Brasil tem Lindos Museus. Mas posso falar, daqueles que mais frequento. Até por estarmos trabalando com os alunos...

BOA VISITAS A TODOS. CURTEM OS MOMENTOS DA NOSSA HISTÓRIA.

Escrito por Sandra Andrade, do blog Interação de Amigos

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Maio. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!


8 comentários:

  1. Uma belissíma participação amiga, não imaginava que em sua cidade tinha Museu, espero um dia poder ter a oportunidade de conhecer pessoalmente.
    Parabéns pela sua postagem.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  2. ANA,
    OBRIGADA PELO SEU CARINHO. QUE BOM QUE VEIO CONFERIR. FICO MUITO FELIZ. NÃO SEI O QUE ACONTECEU COM O MEU COMENTÁRIO. DEIXEI ANTES, MAS NÃO ESTÁ APARECENDO.
    MUITO OBRIGADA.
    ATÉ MAIS.
    SIM EM JARAGUA TEM TRÊS , MUITO LINDO. SÃO AS HISTÓRIAS DAQUI.
    UM GRANDE ABRAÇO
    SANDRA

    ResponderEliminar
  3. MEU COMENTÁRIO NÃO FICOU REGISTRADO. MAS APROVEITO PARA CONVIDAR A TODOS A VIM ATÉ A INTERAÇÃO DE AMIGOS
    http://sandrarandrade7.blogspot.com/ E CONFERIR UM POUCO MAIS DESSE MOMENTO HISTÓRICO. VENHA VISITAR JARAGUÁ DO SUL-SC- BRASIL-
    SERÁ UM GRANDE PRAZER EM TE RECEBER POR LÁ.
    TEM MAIS DOIS MUSEUS QUE ESTAM LÁ POSTADO. VAMOS VISITAR??
    VOU TE ESPERAR.
    ]CARINHOSAMENTE.
    SANDRA

    ResponderEliminar
  4. Oi Sandra!
    É sempre bom visitar museus e locais brasileiros ou internacionais. Hoje em dia, andamos sem tempo e poder de compra para tudo,daí é muito bom viajar através destas blogagens e conhecer um pouco mais sobre Portugal,sobre o Mundo e sobre um Brasil que nem todos conhecem.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra!

    Muito relevante sua postagem sobre o Museu de sua cidade.
    Infelizmente ainda está longe de ser um local cobiçado pela comunidade brasileira para seus passeios, como vemos na Europa, onde as crianças crescem naturalmente em ambientes culturais.
    Particularmente visito museus por gostar de história e por ser professora, também estive algumas vezes acompanhando meus alunos. Passamos a desenvolver uma satisfação em desvendar os períodos históricos e nos vemos também como parte dela.
    Meu museu preferido é o Museu do Ipiranga, em S.Paulo. O próprio edifício é um espetáculo à parte, projetado em estilo europeu, com grandes terraços, de uma exuberância e beleza ímpares, sem falar no acervo riquíssimo que este museu abriga.
    Museu guarda a memória de um povo, cidade, região, país.. e devemos preservar essa memória! Vc está fazendo a sua parte de maneira louvável, parabéns! Foi ótimo fazer essa viagem com você!

    Abraço!

    Ester
    .~"~.

    ResponderEliminar
  6. Conheci o Museu do Sambaqui, em Joinvile, além de visitar o próprio local. Aliás, nas viagens que já fiz pelo Brasil sempre visitei os museus das cidades.
    Gosto muito de museus. É uma viagem no tempo...
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Lena pelo convite para estar em Tancoso no dia 10 de Junho no Encontro de Bloggers. Acontece que eu moro no Funchal e só me encontro de férias no Continente em meados de Agosto. Desta vez não vai dar, mas acredita que gostaria mesmo. Numa próxima oportunidade há possibilidades de estar desse lado e comparecer.

    Obrigado e vamos mantendo contacto por aqui.

    ResponderEliminar
  8. Olá, Sandra!

    Sempre a dar-nos bonitas imagens da sua Jaraguá!
    Os museus são, realmente, pedaços de vida que não se perderam e que nós temos de ajudar a continuarem vivos! É esse o nosso dever!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar