sexta-feira, 14 de maio de 2010

MUSEUS? NEM SEMPRE…

(Cabo da Roca - Farol)

Confesso que não sou muito “chegado” a museus. Não porque não goste de ver o que neles se expõe, tanto mais que é a hipótese (quase única) de ver obras e peças que de outro modo jamais teria possibilidades de apreciar. Não é nada disso. Uns há que têm vindo a melhorar exibindo algum dinamismo, mas outros lembram-me velórios onde quadros e estátuas parecem definhar num ambiente às vezes sombrio e cheirando a mofo. E também porque tal como o conto, por mais dourada que seja, gaiola é sempre gaiola...

Porque nasci junto ao mar e me acostumei a “ter praias ao pé da porta” prefiro naturalmente locais exteriores, abertos, solarengos …!
Lugares onde a linha do horizonte “esteja lá longe”, deixando por isso abundante espaço por onde passear a vista.
Não admira, pois, que na falta de uma fotografia (um dos requisitos) do promontório de Sagres, escolha o cabo da Roca que visitei (mais uma vez) neste último fim-de-semana.

Em qualquer época do ano é um dos lugares mais agrestes e ao mesmo tempo mais belo e espectacular de Portugal.

Tanto nos dias de sol e calor, sem vento, como nos dias em que o vento sopra, às vezes com violência, mas também nos sombrios dias chuvosos quando até parece que as nuvens estão (mesmo) sobre as nossas cabeças, o vento rugindo parecendo querer levar-nos com ele.

Tudo isto pode ser representado num quadro; eu sei que pode!
Mas, por mais perfeito que esse quadro seja, não se pode sentir.

(Não sei como explicar porque é que é no Outono/Inverno que mais aprecio estes lugares, inóspitos! Precisamente quando mais ninguém (?) os visita).

Escrito por José da Luz, do blog Bagos de Milho 

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Maio. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

7 comentários:

  1. Pois, às vezes é uma questão de sensibilidade, tentar o gosto por estas coisas...por vezes não nos diz nada por vezes diz tudo. Os museus e/ou centros de interpretação (nome mais fixe para significar museu também) não são um instrumento de boa convivência entre nós.Hoje tenta-se de uma forma tímida implementar o gosto por este meio de cultura através das novas tecnologias e através de dinâmicas de grupo, debates, visitas de estudo, passeios aos locais para verificar e tocar aquilo que está exposto.
    Já agora passo a publicidade e desejo que sinta vontade de conhecer, apareça para conhecer o Centro de Interpretação de Vila do Bispo, concelho cheia de praias lindas, perceves, mexilhões , navalheiras e bons sargos! eheheheh
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Lena...


    Tenho o mesmo sentimento que José da Luz.
    Desde criança, nunca gostei de museus pelos mesmos motivos que José da Luz.

    Até que enfim, encontrei alguém com o mesmo perfil.


    Abraços do tamanho do oceano que nos separa.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Lamento, mas não concordo com essa visão dos museus!
    Museu não é sinónimo de passado!
    Museus são a mostra da sensibilidade do artista para aquilo que o rodeia.
    Se vamos ao um museu que representa o passado, temos de nos reportar para essa época, de forma percebermos o que o artista sentiu e tentou figurar.
    Se vamos a um museu que nos 'representa' a interpretação do que nos rodeia, temos de ter a capacidade de olharmos à nossa volta, ou à volta de nós mesmos, abrindo-nos às sensações/emoções que daí advierem!
    Adoro museus!
    E adora a vida, fora dos museus!
    Uma coisa não invalida a outra...

    ResponderEliminar
  5. Caro José da Luz!

    Não ser “chegado” a museus não é um “pecado” por aí além mas, porque acha que alguns se assemelham a velórios e que os quadros cheiram a mofo e tudo ali definha, ocorre-me perguntar: - A que museus se refere e quando foi a última vez a um museu? Um museu não é, propriamente, uma Feira Popular! Apesar de tudo um museu tem vida própria. Aquela que ele tão dedicadamente nos mostra.
    Claro que é livre de gostar da Natureza e, quanto a mim, faz muito bem. Eu também poderei dizer que a Natureza “não presta” porque quando me dirijo ao campo posso encontrá-lo conspurcado de plásticos, latas e tudo o que se possa imaginar. Ou porque chove torrencialmente e a ventania é medonha. A Natureza tem culpa? Vou deixar de gostar dela? Não! Há é que ensinar as pessoas a entendê-la, respeitá-la e usufruir do que nos dá. Com os museus, passa-se o mesmo. Façamos nós por entendê-los e logo desaparecem os ambientes de velório, o mofo e o definhamento.

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    É verdade que podemos gostar de ambos. Eu gosto de museus e de monumentos ao ar livre. Farois só conheço o de Carreço (Viana do Castelo) e o da Praia da Barra (Aveiro). Ainda tenho muitos por descobrir e cabos... Também há museus ao ar livre, experimente, vai ver que vai adorar.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  7. Foi culpa minha ter dado a impressão de que não gosto de museus. Gosto, mas prefiro outra coisa.
    É certo que depende da sensibilidade de cada um e do interesse e até do grau de conhecimentos adquiridos na vida. Tudo isso nos leva (me leva) a preferir umas coisas em prejuízo de outras.
    Claro que num museu não é suposto encontrar-se um ambiente de feira popular.
    Mas se um é um expoente de cultura, o outro também não deixa de o ser.
    É possível que não tenham reparado que comecei por mencionar o promontório de Sagres, que mais não é do que o exemplo de um museu ao ar livre.
    Dos post's "a concurso" prefiro os que se referem a Stª Luzia e Salvaterra do Extremo. Conheço o primeiro! Sobre o segundo, o mais perto que estive foi em Monsanto. Mas hei-de visitar...
    Foi num destes que votei.
    Um abraço / Jose da Luz

    ResponderEliminar