segunda-feira, 10 de maio de 2010

MUSEUS AO AR LIVRE NO BRASIL E EM PORTUGAL

OURO PRETO FOI A PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA E UMA DAS PRIMEIRAS DO MUNDO, A SER DECLARADA PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO.

Isto orgulha-nos a todos nós – Portugueses e Brasileiros – porque, aliando a riqueza aurífera local à sabedoria dos colonizadores e ao trabalho árduo dos nativos e à inteligência de todos, construiu-se, ali, em OURO PRETO, junto às minas de ouro, o melhor e maior Museu do Brasil e de Portugal.

Os primeiros Mestres d´Arte partiram da Região de Braga e foi ali que iniciaram um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos, o célebre “Aleijadinho “, cuja obra impressiona a cidade pela beleza dos seus museus e igrejas. Passear pelas ruas centenárias é como viajar no tempo pela história de Minas Gerais. A Igreja de São Francisco de Assis e outras, o Museu da Inconfidência, do Oratório e a Casa dos Contos são algumas das muitas atracções. Todo o Estado de Minas Gerais tem um reflexo histórico directo de Portugal, tudo muito bem conservado e encantador. Está ali um testemunho vivo de que os Portugueses não estiveram lá só para rapinar o ouro.

MARIANA, primeira cidade de Minas Gerais revela aspectos característicos do Barroco. Essa arquitectura está representada na Praça Minas Gerais, onde estão lado a lado as Igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo. Uma das atracções é o órgão Arp Schnitger, que está na catedral de Nossa Senhora da Assunção. Construído em 1701, na Alemanha, chegou a Mariana em 1753, como presente da Coroa Portuguesa. Hoje, é o único exemplar, dos trinta fabricados, existente fora da Europa.

A Cidade de CONGONHAS guarda um dos mais relevantes conjuntos religiosos do Brasil colonial: o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Ali se destacam as estátuas dos doze apóstolos do escultor “Aleijadinho”, obra que em 1985, recebeu o título de Património da Humanidade, pela Unesco. Aqui está um verdadeiro Centro de Arte.

Há uma relação muito próxima entre Museus brasileiros e portugueses, sob os mais variados pontos de vista, que não vamos enumerar. Direi apenas que o de Arqueologia está instalado no Mosteiro dos Jerónimos, e o museu dos Coches, ricamente construídos e dourados, são um testemunho desse Ouro proveniente do Brasil.

Um jovem estudante de Ouro Preto, Bruno Figueiredo, quando num fim de tarde chuvoso e escuro, teve a gentileza de me acompanhar ao hotel, porque estava perdido, me disse que estava a fazer um “Curso de Museologia e Preservação do Património numa Universidade Norueguesa” porque queria elaborar um projecto de museu invulgar que correspondesse a todas as valências mineiras auríferas, históricas e patrimoniais existentes na sua terra natal. Espero que esse sonho se transforme rapidamente em realidade e que o exemplo dele seja seguido por outros Estados. Será um privilégio para Portugueses e Brasileiros demonstrar aos Estados Modernos que é em paz e fraternidade que se honram as origens e se constrói o futuro. As bombas, guerras e guerrilhas só servem para destruir e alimentar ódios e invejas.

Aqui deixamos um aceno de simpatia a todos os Brasileiros e lhes damos os parabéns pela maneira como preservam os seus Monumentos e se preocupam com o Ambiente. Testemunhei tudo isto há muito pouco tempo.
Visite os Museus e os Monumentos Nacionais. E não se esqueça que muitas das igrejas e capelas das nossas aldeias e cidades foram construídas com o patrocínio de emigrantes residentes ou vindos do Brasil.

Escrito por Artur Monteiro do Couto, do blog Beleza Serrana

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Maio. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

4 comentários:

  1. Ouro Preto é tudo isso que você descreveu, mas só caminhando por suas ladeiras, visitando suas Igrejas e Museus podemos comprovar a magia que existe naquela cidade. Certa noite saí do hotel, com meu marido, para caminhar pelas ruas desertas e sentir o "clima" da cidade-museu. Foi impressionante o que sentimos ! Parecia que tínhamos voltado no tempo.
    O Museu de Mineralogia é outra visita imperdível.

    Acrescento à sua relação a minha queridíssima cidade de Tiradentes, outro Museu a céu aberto.

    Parabéns pelo lindo texto !
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Artur!
    Ao ler o seu texto,já acrescentei mais um motivo que reforça o meu desejo de visitar o Brasil. Quero muito ir ao Rio de Janeiro.Mas já vi que vou ter que ir a Ouro Preto :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  3. É realmente lindo! Deslumbrante!

    Tive o prazer de conhecer.

    Quando se entra...a beleza é tanta que ficamos parados, sem atitude.

    Somente visitando para se saber a sensação.

    Abraços do tamanho do oceano que nos separa.

    ResponderEliminar
  4. Ouro Preto, e não só, é um exemplo do que este pequeno povo espalhou pelo Mundo. Penso que Portugal se pode orgulhar do muito que fez por onde passou, muito embora, muitas das vezes, não tenha sido ele a colher os frutos.
    Portugal, por onde passava, ia deixando corpo e alma.
    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar