quinta-feira, 13 de maio de 2010

A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA FRESTA

Caros amigos bloguistas, este mês a Aldeia decidiu juntar-se à Blogagem de Maio com um texto sobre um local de culto, situado numa das 12 famosas aldeias históricas de Portugal. Dessa forma, pretende homenagear não só o dia de Nª. Sª. de Fátima, como também dar-vos um cheirinho do que poderão descobrir no evento do dia 10 de Junho, intitulado “Encontro de Bloggers – Lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”. Trata-se da Igreja de Nª. Sª. Da Fresta, em Trancoso.

(Igreja de Nª. Sª. da Fresta, em Trancoso. Foto da autoria de Dias dos Reis)

Perto do Castelo de Trancoso, mais propriamente da Porta do “Olhinho do Sol”, entrevê uma paisagem lindíssima. A cerca de 800 metros, vislumbra o cemitério da cidade e ao seu lado: a bela Igreja de Nª. Sª. da Fresta. Reconstruída em 1953, podemos apreciar a sua arquitec¬tura (séc. XII) de estilo românico ogival/gótico, patente nas portas laterais, no arco do transepto e nas frestas. Na porta norte, uma cruz patriarcal (generalizada no séc. XII pelos Cavaleiros do Santo Sepulcro) chama a atenção. A frontaria, a torre sineira e o coro são outras 3 componentes de relevo (acrescentados a quando da reconstrução no séc. XVIII). As cachorradas também são originais, sem falar da impressionante capela-mor com o seu sublime altar. Esta ermida possui uma bonita história:

A Lenda da Ermitoa Iberusa Leoa
Decorria o ano de 711, os árabes conquistavam a Península pela primeira vez. Em Trancoso, a vida seguia o seu rumo… Os habitantes eram há alguns anos devotos da Senhora do Sepulcro. Entretanto, em 985, os mouros invadem esta bela aldeia histórica. Assustado, o povo esconde a imagem da santa numa fresta da sua igreja, camuflando-a bem com tijolo. Ao entrar no templo, os invasores não desconfiam de nada. Em 1033, sob o domínio de Fernando Magno, os trancosenses respiram de alívio e libertam Nª. Sª. do seu esconderijo. A partir daquele instante, apelidaram-na de Nª. Sª. da Fresta e o culto aumentou. Naquela altura, uma donzela chamada Iberusa Leoa venerava fervorosamente a padroeira, dedicando-lhe todo o seu tempo. Mas o emir de Badajoz estava à espreita. Após conquistar Leiria, captura a bela moça. A jovem reza, prometeu total devoção à Santa para proteger a sua virgindade e honra. Em 1131, D. Afonso Henriques retoma Trancoso. Ao assistir a uma missa na Igreja da Senhora da Fresta, fica boquiaberta ao ver à sua frente: Iberusa Leoa, sã e salva pela Virgem. Junto dela, estavam os soldados do soberano árabe, amarrados e atónitos com o sucedido.

3 comentários:

  1. Um lenda muito bonita e uma igreja tambem,que eu conheci ha uns anos, mas que agora esta muito mais bonita!

    Um abraco de amizade daogodrense.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Lena:
    Passei para dizer-lhe que o blog voltou a ficar "pesado" ! Está sendo um verdadeiro sacrifício ler as postagens. Meu marido até brinca, dizendo que eu tenho "paciência de Jó".
    Será que não existe solução para esse problema ?
    Espero que sim !
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Pois, essa igreja e a sua lenda são de facto super interessantes. Também a conheci e fiquei encantada.

    Flora, já avisei os donos e administradores do blog do "peso a mais" do blog, agora é esperar que façam algo...

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar