terça-feira, 18 de maio de 2010

IDA AO MUSEU


Já visitei bastantes museus. Escolher um é difícil pelo que me decidi pelo último.

Tratou-se de uma visita à cidade de Elvas, que se iniciou fora da cerca medieval, junto à Fonte da Misericórdia. A Praça da República é local de passagem obrigatório pela sua beleza e marcas históricas que aí se podem observar, nela se localizando a antiga Sé, templo do século XVI, mas com intervenções posteriores. Imprescindível é passar pela Igreja do Convento das Domínicas, nas traseiras da Sé, pequeno templo de planta octogonal totalmente revestido de azulejos do século XVII. Sempre subindo a colina, chegámos ao castelo, de origem islâmica, de onde se desfruta de uma paisagem a perder de vista. Percorremos as ruas próximas, estreitas e curvilíneas, características dos períodos muçulmano e medieval. A Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco transportou-nos para o período barroco, com exuberante talha dourada e azulejos do século XVIII. Entretanto, nas íngremes ruas, fomos passando por locais ligados à função militar da cidade. Referência especial para o Cemitério dos Ingleses e os Quartéis da Corujeira (em avançado estado de degradação). Depois a entrada na Igreja de S. Domingos, com o que resta da sua origem gótica e as modificações posteriores.

Por fim, o Museu Militar, instalado no antigo Convento de S. Domingos e Quartéis do Casarão. É impressionante o acervo que se encontra quer na parada, quer no interior do edifício, cuja arquitectura é, por si só, objecto de admiração.

Curiosamente, apesar de breve, a descrição de uma pequena parte da cidade ocupou mais espaço que a do museu propriamente dito. Mas não será a cidade um museu vivo?

Escrito por Júlia Galego, do blog Gambozino Alentejano

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Maio. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!




3 comentários:

  1. Olá, Júlia!

    Esta ida ao museu, que quase ficou pelo caminho, valeu bem a pena! Pois, bem vistas as coisas, deu-me a conhecer algo dessa cidade raiana, que eu não conheço e é possível que mais alguém esteja na mesma situação.

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  2. Olá, Júlia!
    Como conheço muito pouco ou nada dessa zona, é sempre interessante ler sobre Elvas e essa região raiana. Eu lá vou anotando os locais aqui expostos, os que não conheço e já são muitos, para no futuro visitar :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  3. João e Helena
    Elvas é uma cidade muito interessante. Embora tenha sido muito modificada ao longo dos século, incluindo o século XX, vale a pena uma visita. Sobretudo quando é guiada por pessoa que conhece bem a cidade.
    Apesar de a conhecer há bastante tempo (até lá trabalhei durante um ano), há sempre qualquer coisa de novo para descobrir. Nesta vista, gostei muito do interior do edifício do Museu Militar, antiga caserna de abrigo das tropas ali estacionadas, Os militares que ali prestam serviço são de uma simpatia extraordinária e muito competentes na explicação que porporcionam quer sobre a história do edifício, quer sobre as peças expostas.
    Abraço
    Júlia

    ResponderEliminar