quinta-feira, 6 de maio de 2010

ENCONTRO DE BLOGGERS E LANÇAMENTO DO LIVRO “ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL – GUIA TURÍSTICO”


Amigos bloguistas, a equipa do blog da Aldeia está em pulgas. Em Junho, o blog da Aldeia festeja o 1º aniversário da primeira blogagem colectiva. Devemos este facto a todos vocês, que mês a mês, participam e dão alento a todas as nossas iniciativas. Daí, decidimos comemorar em grande, organizando um Encontro de Bloggers. Para tal, escolhemos uma data importante: o dia 10 de Junho, Dia de Portugal. Assim, temos não um, mas dois motivos para festejar!

Todavia, na Aldeia da minha vida não fazemos as coisas por menos e acrescentamos mais uma razão para celebrar. Trata-se de algo exclusivo (e revelamos: é o prémio que os vencedores de Abril e os das próximas blogagens irão receber). No intuito de dar valor ao património histórico e cultural português de uma forma refrescante, inovadora e criativa, a Olho de Turista (recente empresa de produção e edição de publicações de informação turística) apresentará no dia 10 de Junho: o primeiro Guia Turístico das Aldeias Históricas de Portugal!!! Esta original obra promove as mais diversas áreas das 12 emblemáticas aldeias: infra-estruturas, recursos turísticos, património, artesanato, produtos típicos, tradições.... Curioso? A partir do dia 10 de Junho, poderá adquiri-lo em diversas bancas lusas.


Entretanto, pode antecipar-se e vir conhecer não só esta novidade literária e cultural, como também toda a equipa da Olho de Turista e Aldeia da Minha Vida. Lançamos então o convite seguinte: Junte-se a nós neste evento especial que decorrerá no Convento dos Frades, na cidade de Trancoso. No programa, constam 3 momentos marcantes: o Encontro de Bloggers (com início às 9h30 da manhã), um almoço-convívio no restaurante “A Cerca” do Hotel Turismo de Trancoso 4* (às 13h00), o lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico” (às 16h00 com conferência de imprensa e inauguração da exposição “Aldeias Históricas de Portugal”) e por fim, um passeio pela bela aldeia histórica de Trancoso. Pelo meio, haverá ofertas de coffee-breaks e degustações de iguarias regionais, de manhã e de tarde.

Nota de extrema importância: O almoço-convívio é buffet e é pago. O preço é de 15€(inscrição até dia 2 de Junho). Inclui a refeição (entradas variadas, sopa, cozido à moda de Trancoso, sortido de sobremesas e bebidas, à descrição), os coffee-breaks e as provas gastronómicas. Haverá serviços de baby-sitting e animação infantil (para crianças a partir dos 3 anos; ambos os serviços são gratuitos). O livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico” estará à venda no local.

O convite é dirigido a todos os bloguistas. Quem desejar estar presente, basta mandar um mail para aminhaldeia@sapo.pt para lhe enviarmos o formulário de inscrição e o programa detalhado. Faça-o com antecedência, pois tem até ao dia 2 de Junho para se inscrever.

Nota1: Os interessados em pernoitar uma ou mais noites no Hotel Turismo de Trancoso 4*, indique-nos essa informação através do mesmo mail. No formulário, constará as ofertas especiais deste estabelecimento hoteleiro.

25 comentários:

  1. Olá a todos!
    Tou a contar com vocês. É como o Rock In Rio, eu vou. E vocês? Quem irei ter o prazer de conhecer ao vivo?
    Fico à espera dos vossos mails.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Amiga Helena,
    Eu só quero saber uma coisa, e não aguento esperar até dia 10: Salvaterra do Extremo...
    Consta ou não desse roteiro???
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana,
    Como o tempo passa depressa!!! Participei na primeira blogagem, já passou um ano. Vou participar na próxima, com muito gosto!!!!
    Parabéns, vejo que conseguiram o vosso objectivo de fazer o Guia Turístico!! Vou-me inscrever e espero estar presente no lançamento do livro.

    ResponderEliminar
  4. Olá Cristina!
    Apesar de Salvaterra do Extremo não ser uma das 12 aldeias históricas de Portugal, situa-se perto da região que contém duas delas: Idanha-a-Nova e Monsanto. Agora para descobrir se consta das sugestões, só lendo o livro ;p
    ou inscrevendo-se.Eh,eh,eh.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Olá Passado de Pedra!
    Com todo o gosto lhe enviarei em breve o formulário de inscrição :)

    Jocas gordas
    Lena

    P.S.:Cristina,também deseja inscrever-se? :)

    ResponderEliminar
  6. Ui, Helena são mais de 370 kms que teria de fazer só para lá e depois também para cá no mesmo dia, pois 6ª feira trabalho e tenho de me levantar bem cedo.
    É muito longe para mim. Mas agradeço o convite e espero que os participantes tenham um dia espectacular.
    Bem a Helena também não é capaz de revelar um bocadinho do livro. Está tudo no “segredo dos deuses”. Mas está bem, vou procurá-lo então quando for a uma livraria. Será, com certeza, um prazer lê-lo.
    Beijinhos e parabéns pela obra.

    ResponderEliminar
  7. OI LENA:

    ADOREI O PRÊMIO !!!!!

    Eu moro numa cidade turística, pesquiso e me interesso muito por turismo e coleciono muitos guias, folhetos, roteiros, recortes de jornal,cartões postais, etc, etc.
    Estou sempre participando de Seminários e Reuniões para discutir o turismo da minha cidade.
    Criei um Roteiro que é o Caminho do Artesanato.
    Daí porque gosto tanto do Aldeia !

    Também quero estar nesse lançamento do guia !

    Mas moro um pouco longe, não tenho dinheiro nem viajo de avião. Assim sendo, continuo acompanhando daqui os roteiros turísticos de Portugal.
    Mande umas sobremesas para mim !!!

    Aguardo ansiosa o Guia.
    Estou lendo o livro que ganhei e é muito interessante !

    Beijo e obrigada pela maravilhosa surprêsa>

    Flora Maria

    ResponderEliminar
  8. Oi Helena! Venho lhe fazer um convite. Pode parecer meio pretensioso, mas é isso que tenho feito. Todos os dias eu convido algumas pessoas para lerem os meus textos. Eu escrevo é para quem lê mesmo. Bem, na verdade, primeiro eu escrevo pra mim, mas logo depois é para quem for ler. (sorrio). Assim cheguei até você e até todas as pessoas que estão fazendo do meu blog um organismo vivo e cheio de energia.

    Abraço do Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Olá espero que se divirtam, depois façam um relatório e apresentem aqui ok? Eu n poderei ir mas façam de conta que estou presente. Muitos beijinhos. Já gosto bué(permitam-me esta linguagem) de vocês eheheheh

    ResponderEliminar
  10. Que pena que moro tão longe. Mas quem sabe um dia nos encontraremos para compartilhar tantas coisas tão belas e lindas da Bela Portugal.
    Um grande abraço, amigas.
    Aprendi amar Portugal, através da primeira blogagem coletiva, promovida pela Susan. e hoje nos tornamos amigos e conheci muitas outras pessoas.
    Claro que vim através deste blog atraves do meu amigo virtual João Menrés do Blog Grifo Planante.
    Meninas Parabéns pela iniciativa.
    Um grande abraço. agente se vê por ai.
    Vou tentar postar a coletiva, ou melgor o texto sobre o Museu aqui do Brasil.
    Sandra

    ResponderEliminar
  11. Qual o programa de festas desse "Encontro de Bloggers"?

    ResponderEliminar
  12. Olá Jota Ene!
    Amanhã,espero enviar-lhe por mail o programa do Encontro de Bloggers com o formulário anexado, caso queira juntar-se a nós nesse dia especial.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  13. LENA, eu nem vou dizer nada do que penso deste encontro de bloggers quando eu não estou aí. Ou melhor, eu digo sim:

    BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!

    ResponderEliminar
  14. Estou aqui para dar meu tolal apoio a esta senhora doce que é uma pitanga. Onde já se viu fazerem um encontro destes sem esperarem por ela? Por favor Sodona Lena ao menos façam uma listinha dos bloggers mais maneiros para quando ela for aí no Verão às cervejadas, sefaxvori.

    Obrigadinha!

    ResponderEliminar
  15. MENINAS VIM DEIXAR O MEU ABRAÇO E O MEU CARINHO. MEUS BLOGS VÃO FICAR MUITO FELIZ SE VC VIR ME VISITAR.
    agradeço a todos o seu carinho e presença. já estou passeando pelos blogs logo cheegará a sua vez.
    COMO É BOM TER VOCÊ SEMPRE BEM PERTINHO DE MIM. FICO MUITO FELIZ.
    A CURIOSA SE SENTE MUITO ORGULHOSA EM CONTAR CONTIGO SEMPRE EM MEUS BLOGS..
    DE CORAÇÃO AGRADEÇO O SEU CARINHO E PRESENÇA.
    A AMIZADE É O SIMBOLO QUE NOS UNE NESTE UNIVERSO VIRTUAL.
    MUITO OBRIGADA PELA SUA AMIZADE.
    SOU MUITO FELIZ EM TER VOCÊ PERTINHO DE MIM..
    SEJA SEMPRE BEM VINDO.
    ADORO QUANDO VEM.
    UM GRANDE ABRAÇO E UM FELIZ FINAL DE SEMANA.
    ATÉ MAIS,
    SANDRA

    CONTO COM O SEU VOTO NA CURIOSA E NA INTERAÇÃO DE AMIGOS. TOPBLOG ESTOU NOVAMENTE PARTICIPANDO. OBRIGADA PELO VOTO E CARINHO

    ResponderEliminar
  16. Gostaria de saber se este guia é o guia oficial das Aldeias Históricas. Pergunto isso porque não encontrei referência a este lançamento no portal oficial das Aldeias Históricas!!!

    Caso não seja oficial sugiro a alteração do nome uma vez que induz em erro facilmente e se estão a apropriar/"colar" indevidamente a uma marca que só pode ser utilizada pela Associação das Aldeias Históricas de Portugal.

    Deviam esclarecer este pormenor a toda a comunidade "blogger".

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde, Manuel!

    Este Guia foi concebido e produzido pela Empresa Olho de Turista. Para além do facto dessa empresa ser membro da Associação do Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal, tem o apoio e a autorização da utilização da marca por parte da referida Associação, bem como da Associação da Raia Viva-de Trancoso.

    Quanto ao facto de não constar na programa do site das Aldeias Históricas, trata-se de um lapso, que esperemos que brevemente seja actualizado.

    Teremos muito gosto que esteja presente nesse dia tão importante para todos os nós.

    ResponderEliminar
  18. Viva!

    Eu nasci numa Aldeia histórica e cedo tive que sair para Lisboa para ganhar a vida, pois na minha terra não havia trabalho.
    Depois disso as Aldeias Históricas têm estado abandonadas e a envelhecer e a perder habitantes. O turismo é a única solução para lhes trazer vida e alguma actividade económica aos seus pequenos empresários locais e regionais.

    Quero louvar publicamente esta iniciativa do Guia Turístico desta empresa. É um acto pioneiro e de coragem que tenho que apoiar! Vou estar no lançamento do livro com a minha família.

    O senhor Manuel que fez um comentário cobarde conhece essa tal de associação? Eu cá nunca vi nada deles nem feito por eles. Nem sabia que havia uma coisa dessas na província.

    A capacidade de inovar marca a diferença e ninguém a pode nem deve parar.
    O meu amigo deve ser daqueles parolos que nunca saiu da santa terrinha e pensa que quem manda na mesma devem ser os que lá moram. Provavelmente nem sequer mora numa Aldeia Histórica. Deve ser um desses betinhos enjoados que não teve que sair da parvónia para trabalhar … falta-lhe alargar as vistas. Cresça, deixe os outros puxarem pela minha aldeia e pelas outras e não se arme em sabichão, pois só transmite a imagem de parolo ignorante e de que nunca saiu da sua terra.

    Parabéns à Susana, ao Aldeia da minha vida e á Olho de Turista!
    António Silva, Lisboa

    ResponderEliminar
  19. Para o Sr. António Silva,

    Caro Sr. como deverá saber a "marca" Aldeias Históricas pertence à Associação anteriormente referida. Como é que pensa que os fundos comunitários chegam para se fazer certas obras? De certeza que este guia é candidato a algum tipo de fundos para a sua publicação. Esses fundos só poderão ser atribuídos à Associação que depois faz a sua distribuição pelos diferentes parceiros.

    Apenas mencionei esse facto pois pela minha experiência no campo da publicidade e marketing, todas estas questões legais têm que ser bastante mencionadas. É a primeira vez que estou a ver um guia oficial de um determinado produto turístico/região a ser lançado por uma empresa privada!!! O normal é a empresa fazer o trabalho e "vendê-lo" a quem o encomendou, deixando a sua "comercialização" para o cliente.

    O que dirão os outros associados? Penso que a Olho de Turista está a quebrar as leis da concorrência e do livre mercado, estando a monopolizar o mercado.... Digo isto porque conheço alguns dos associados desta Associação.

    E o porquê de nem a Câmara Municipal de Trancoso mencionar este importante lançamento, uma vez que também é sócio da Associação? Estranho no mínimo.

    Este assunto era de fácil resolução, bastando apenas para isso não se usar o logo oficial e alterar o título para outro que não induzisse em erro!!!!

    ResponderEliminar
  20. Para quem não conhece a Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal pode saber mais

    aqui: http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/

    aqui: http://capeiaarraiana.wordpress.com/2007/03/17/associacao-das-aldeias-historicas-nasce-em-sortelha/

    aqui: http://www.cincoquinas.com/index.php?progoption=news&do=shownew&topic=3&newid=2439

    ResponderEliminar
  21. Caro Sr. Manuel,

    Essa tal de associação, pelos vistos nem faz nada pelas aldeias nem quer deixar os outros fazer. Devem pensar que eles e possivelmente o Sr. Manuel mandam nas Aldeias Históricas, só por terem por lá uma associação que ninguém conhece. O tal portal que indicou está desactualizado, sem contactos para os internautas ou turistas pedirem informações, sem saberem com quem ou onde falarem e sem divulgar os eventos de cada Aldeia Histórica e do respectivo concelho. Acha isto normal? Que credibilidade têm?

    Se o blogue Aldeia da minha vida e a empresa que tem por detrás decidiram avançar com este Guia, pelo que já vi foi sem apoios financeiros de nenhuma associação ou programa europeu. Como sabe, isso é obrigatório ser exibido e não consta daquilo que está a vista na Internet. Daqui concluo que nem a sua associação nem outra entidade pública financiou o livro.

    O Sr. que diz saber, conhece alguma lei, norma ou regra nacional ou comunitária que impeça alguma entidade privada de publicar um Guia turístico de alguma região? Se sim por favor diga qual ou quais e de onde são emanadas.

    Daquilo que vejo há mais de 1 ano a empresa é pioneira e de certeza que a tal associação não deve ter mais nenhum associado com a mesma actividade, senão já estaria na Internet a divulgar as aldeias com os vídeos, reportagens e cobertura de eventos com que a Susana e a Helena nos brindam.

    O Sr. tem é dor de cotovelo e pelos vistos, como a maioria dos malandros deste país vive e quer viver á custa de subsídios do estado e da união Europeia.
    Vá passear para outro lado e não empate nem chateie.

    Manuel Silva, Lisboa

    ResponderEliminar
  22. Muito obrigado pelo convite, realmente fica longe mas deixo aqui o meu contributo:

    http://odiariodapinkinha.blogs.sapo.pt/408574.html

    Felicidades!!!

    ResponderEliminar
  23. Caro Sr. Manuel caso não saiba, mas os sócios da referida associação são os municípios onde estão localizadas as aldeias e alguma empresas. Pergunte a esta empresa como tenciona espalha o seu guia pelos diferentes postos de turismo das aldeias, se os municípios não reconhecerem este guia? De que servirá aos turistas que visitam estes postos de turismo?

    Não está em causa ou não o profissionalismo da empresa, apenas esta prática que a meu ver é pouco ética. Por exemplo podiam dar um nome do tipo: "Sugestões de visita nas aldeias históricas", criando outro logótipo.

    Quer-me parecer que o Sr. está ligado a esta empresa, uma vez que é o único que se manifesta...

    Falando em associados. Existe outra empresa chamada de YTRAVEL: http://www.a2z-adventures.com/
    Esta empresa trabalha muito com as unidades de alojamento das aldeias históricas.

    ResponderEliminar
  24. Caros senhores,

    Agradeço-vos a opinião manifestada.Há coisas que ambos disseram que não correspondem à verdade.Tenham atenção ao que afirmam, pois estamos numa democracia, mas essa acaba quando poem em causa o bom none da empresa Olho de Turista e do seu guia.

    Gostaria de ter um contacto directo com os senhores, a fim de esclarecer as dúvidas apontadas aqui.

    Gratos pela vossa presença,

    Susana Falhas

    ResponderEliminar
  25. Passei para deixar um beijinho, Lena!
    Passei para dizer que a imagem nova está bonita!
    Passei para desejar um bom feriado!
    Beijocas, Lena e obrigada pela visita...Só hoje cá vim pois tenho andado fora de casa.

    ResponderEliminar