quarta-feira, 14 de abril de 2010

A PÁSCOA NUMA ALDEIA TRANSMONTANA

CALVÁRIO NA ALDEIA DE SAPIÃOS, concelho de Boticas

Segundo a tradição Cristã, na Semana Santa, os fiéis costumam recordar a Via Sacra de Jesus Cristo, numa espécie de solidariedade com ele pelo sofrimento que teve, para benefício espiritual e material da Humanidade.

A fé, a devoção e o reconhecimento foram publicamente manifestadas neste monumento que se prolonga desde a Igreja Paroquial até aqui, e este percurso é feito a pé, cantando e rezando junto de cada cruz, utilizando textos (bíblicos e populares) alusivos à Paixão. Os cânticos são uma mensagem sentida que mexe com a sensibilidade mais profunda dos participantes. Destacamos o “Bendito da Paixão”, que faz parte de uma recolha nacional de música etnográfica portuguesa feita pelo musicólogo e advogado Dr. José Alberto Sardinha, estando publicado no CD/Portugal Raízes Musicais (Trás-os-Montes), editado em15 de Fevereiro de 1997 pelo Jornal de Notícias do Porto.

No Domingo de Páscoa, celebra-se a Ressurreição e dá-se testemunho da mesma, visitando todas as famílias da comunidade, iniciando-se a saudação com a palavra Aleluia, Aleluia, Aleluia – o Senhor ressuscitou !... Boas festas… e os visitados repetem: Aleluia; beijam a Cruz adornada com flores, trocam-se umas breves palavras de amizade familiar e os donos da casa oferecem folar, pão-de-ló e vinho fino (Porto). Geralmente, não aceitam com receio de toldar o equilíbrio dos bebedores…

E, de porta em porta, ao som do tilintar da campainha, o Compasso presidido pelo Pároco, vai levando uma mensagem de amor, de solidariedade, de festa e de convívio fraterno.

Ao almoço, come-se o tradicional cordeiro ou cabrito, seguindo-se as recomendações narradas no livro bíblico «Êxodo», que relata a libertação do Povo Judaico do domínio dos Egípcios, - passagem da escravatura à liberdade =Páscoa.

Desejamos boa Páscoa a todas as Famílias e a paz e felicidade, subjacentes a este acontecimento, aos que, na celebração deste aniversário 2010, estão a sentir, na carne, as dificuldades económicas e desilusões que milhões de portugueses.

Escrito por Artur Monteiro do Couto, do blog Beleza Serrana

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 30 de Abril. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

4 comentários:

  1. Olá amigo Artur!
    Gostei de conhecer a tradição pascal de Sapiãos. Essas escadas devem ser complicadas de subir,mas a experiência deve valer a pena.
    Feliz Páscoa!

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Um texto cheio de tradição.Gostei de conhecer os costumes de Sapiãos.Muito bem descritos.

    Beijos
    Liliana Rito

    ResponderEliminar
  3. Olá, amigo Artur!

    Descreve-nos uma Páscoa tradicional em Trás-os-Montes e a fotografia do Calvário que deve ser realmente um calvário para o percorrer. A paragem, em todas as estações, ainda deve ter alguns apeadeiros. O que vale é que é feito em marcha lenta!

    Quanto às dificuldades económicas, não há que temer, o "Governo" está atento. Basta arredondar e pronto!
    Lá para Outubro vamos ter mais uma festa de truz! Se quiser contribuir é só mencionar no IRS!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  4. Nas aldeias portuguesas e nas pequeninas cidades do interior do Brasil ainda existem essas formas tradicionais de comemorar as datas festivas.
    Para mim, que nasci e cresci numa grande cidade, isso tudo é uma novidade encantadora !
    Todo o preparativo, a comunidade envolvida, a comida especial para cada ocasião, tudo isso são tradições que devem ser mantidas e cultivadas pelos mais jovens também.

    Parabéns pelo texto tão explicativo.

    ResponderEliminar