sábado, 10 de abril de 2010

A PÁSCOA DA AZORIANA


Não! Desta vez, não vou rimar a Páscoa da luz com as trevas da Quaresma. Desta vez, apetece-me contar linhas de lembranças de outras eras muito mais pacatas do que as de agora…

Era uma vez… uma menina de estatura avantajada para a idade, cabelos tapados por uma espécie de mitra, um vestido tipo túnica bordada que mais parecia o traje de um pároco, e … umas “asinhas”, tal qual as dos anjos, presas com uma fita que ficava escondida debaixo da tal veste própria de um “anjinho da Quaresma”, que também levava na mão uma das ferramentas do Calvário de Jesus. Nessa Procissão da Senhora da Soledade e do Cristo Flagelado, não lembro, ao certo, se levei sempre a escada, ou o martelo, ou outra ferramenta feita ao tamanho da idade infantil, mas que, para mim, não era sacrifício nenhum, não era não!

E porquê? Aqui, entra a parte melhor: a minha Páscoa. Imagine-se, depois de percorridos os quadros da Via-Sacra, incorporados nas paredes das casas ou nos muros da freguesia natal, com aquele traje simbólico penitente, regressar ao ponto de partida e subir os degraus do actual Santuário Mariano, para entrar com algum cansaço da missão cumprida e receber das mãos de quem estava preparado para entregar um cartucho (uma espécie de funil feito de papel) com amêndoas e os “confeitos” (doce específico da ilha) com um naco de funcho para o paladar nos elevar o pensamento à beleza da nossa terra, onde as sementes são colocadas, aqui e ali, pelos pássaros que sobrevoam, alegres e pacíficos, as freguesias (o mesmo que aldeias) onde residem corações palpitantes de euforia por um pedaço de folar acabadinho de sair do forno de lenha…
O meu martírio de toda a vida foi não me ser aconselhado comer estes belos pedaços de massa doce, com nome típico para cada festividade, que, neste caso, sendo confeccionado nas proximidades da Páscoa, faziam as delícias dos mais novos e dos mais velhos, conhecedores da arte culinária de excelência, abundância e premiada com os açucares dos deuses. E Jesus ressuscitava ao 3º Dia, e aí sim, era a Festa da Luz… E as crianças eram as primeiras a serem premiadas.

Hoje, queria ser aquele “anjinho” puro e bem trajado, obediente… Hoje, a «Páscoa da minha Aldeia» está distante geográfica e religiosamente. Revejo-a no olhar dos meus filhos e no pedido original: “Mãe, trouxeste amêndoas?”. Ah, já não me pedem confeitos? Nem sequer bolo dos meus anos…

Escrito por Rosa Silva, "Azoriana"
 
Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 30 de Abril. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

7 comentários:

  1. Deliciosas reminiscências, Rosa. Doces como o Domingo de Páscoa.
    Fascinam-me esses relatos antigos de terras distantes e tão diferentes da minha realidade.
    Penetro num mundo de magia e encantamento, onde personagens reais criam um cenário colorido e exótico.
    Lindo o traje das crianças !
    Lindas as suas palavras saudosas !

    Parabéns pelo comovente texto.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do seu texto,Rosa!
    Aliás todas estas manifestações de cultura popular são muito interessantes. Quando narradas pedindo ajuda à nossa memória emocional, dão-nos a dimensão da sua importância na organização sócio-cultural das comunidades.
    Os Açores , aliás a maior parte do nosso país, têm nas práticas religiosas uma grande tradição.
    Já eu pertenço originalmente a uma região-Alentejo- que se socorre pouco da liturgia nas suas manifestações culturais.
    Mas também tenho a parte oestina e até açoriana que temperam o meu caldo cultural...
    Aí da sua casa em Angra(?) mande por mim um beijinho "voador" para a Graciosa que eu amo
    Parabéns pelo seu texto e boa sorte.
    beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  3. Olá meninas!
    Gostei muito de ler o texto da Rosa, pois ainda hoje é uma anjinha de luz,pureza e simpatia :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,Rosa.
    Com este texto,descobrimos que os Açores têm não só uma flor,mas um anjo. É a maravilhosa Rosa.
    Um texto cheio de ternura.

    Beijos
    Liliana Rito

    ResponderEliminar
  5. Olá, Rosa!

    Lembranças sacrossantas, duma infância inocente, nos são trazidas neste texto.

    Podia a Luz com trevas rimar
    e, isso, até podia ficar bem
    mas, oh, como é bom lembrar
    o que a nossa memória retém!

    Assim, leva-nos essa memória
    aos doces tempos de criança,
    cantando a Jesus a sua Glória,
    no coração levando Esperança!

    Na procissão, aos passinhos,
    era de ver, as criancinhas,
    vestidas, aqueles anjinhos,
    parecendo bater as asinhas!

    Após cumprida tal “penitência”,
    o cansaço, e os seus efeitos,
    esquecem-no, santa inocência,
    a troco de amêndoas e confeitos.

    Mas, a tão grande distância,
    a memória, que corre e pula,
    ao levar-nos até à infância,
    traz-nos o pecado da gula!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  6. Olá Rosa
    Que belas recordações que nos transportam ao tempo de infância. Também eu tenho lembranças parecidas e quase consigo sentir o sabor das amêndoas na minha boca.
    Beijinhos da serra do Açor para os Açores.
    Lourdes

    ResponderEliminar