segunda-feira, 12 de abril de 2010

PÁSCOA: UMA COMUNHÃO FAMILIAR

(Imagem retirada da Internet)
*
Lembro-me de ser pequena e de ir assistir com meus pais e irmão, às procissões, às vigílias e às representações teatrais que faziam na Semana Santa e na Sexta-feira Santa. Meus pais seguiam esta quadra pascal ao pormenor. O meu irmão e eu preferíamos o Natal, claro. Mesmo assim, no Domingo de Páscoa, íamos os quatro a missa e depois almoçávamos em família, a maioria das vezes em casa… outras em casa de familiares ou muito raramente em restaurantes. Depois, esperávamos a passagem do padre com a cruz. Mas na véspera, eu ajudava a minha mãe a aprontar tudo: mesa com uma toalha de linho branco, uma jarra de flores, laranjas, chocolates, amêndoas, o tradicional folar e alguns bolos fintos. O meu pai e o meu irmão tratavam de comprar e preparar o borrego.
Era mesmo uma época de comunhão familiar.

Na segunda-feira de Pascoela, a tradição era levantar pelas 9h00, tomar um bom pequeno-almoço e irmos dar um passeio: praia, campo, cidade… tanto fazia logo que tivéssemos juntos. Nos anos em que a vida corria melhor, íamos para mais longe de Aveiro, conhecer terras onde nunca tínhamos ido. Quando o ano não permitia, íamos até à Barra ou à Costa Nova. Comíamos um gelado se o sol e o calor estivessem presentes. Senão lanchávamos uns biscoitos caseiros de amêndoa e canela, feitos pela minha mãe.
Era uma Páscoa simples e bonita.

Hoje em dia, os meus pais ainda mantêm o costume da Semana Santa. Mas o dia de Páscoa, já é passado em minha casa ou na do meu irmão, onde juntamos a família toda, acrescida claro. Quem estiver, pernoita para na segunda-feira, saírem dois carros para um passeio divertido. Graças a Deus, somos todos unidos!

Escrito por Liliana Rito

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 30 de Abril. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

6 comentários:

  1. Olá Liliana!
    Ai que os seus textos me dão sempre fome.É borrego, é ovos moles. Ai que vou engordar,só de ler.Muito giro essa união familiar.Parabéns.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Oi, vim para deixar um
    ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶´´´´´¶¶¶¶´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
    ¶¶¶´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶
    ¶¶¶´´´¶¶´´¶¶¶´´´´¶¶¶´¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶´´¶¶¶¶´´¶¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶´´¶¶¶´´´´¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ´¶¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶´´¶¶¶´´´´¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶´´¶¶¶´´´´¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ¶¶¶´´´¶¶¶´¶¶¶´´´´¶¶¶´¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶´¶¶¶´´´´¶¶¶´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶´´´´´¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶´´´¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶

    FELIZ DIA DO BEIJO

    ResponderEliminar
  3. olá Liliana!
    bonito texto bem elucidatio das tradições da páscoa.
    Bom exemplo,é o de familia sempre unida,e amiga um bem muito precioso no seio das familias
    Um abraço.
    Acacio

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos pelas palavras.
    Manuela,muito bonito :)
    Ah,este ano,demos um passeio muito bonito.Decidimos não ir para muito longe: caminhada pelas praias da linha: estoril,cascais...ar puro do mar :)

    Beijos
    Liliana Rito.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Liliana!

    Claro que a Páscoa tradicional, só se encontra fora das grandes cidades. É lógico que gostassem mais do Natal. O Natal é só festa e no fim há presentes (poucos ou muitos não interessa), porque a festa é geral.
    A Páscoa pede jejum e renúncia e no fim só se tem uns ovinhos de chocolate e umas amendoazitas (que dizem que fazem cair os dentes). Vale o borrego e almoço mais generoso no Domingo de Páscoa. Pouco, para tanta renúncia!!!
    Mas, lá está a "passeata" em família e o ar livre duma Primavera, por vezes envergonhada mas que nos cobre os campos de cor e vida e nos alegra por mais uns tempos!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  6. Embora já bem distante da Páscoa, vim fazer meu comentário sobre seu texto:
    Esses rituais familiares possuem um valor imenso, e serão mais valorizados conforme o tempo vai passando, a idade chegando e as crianças virando adultos.
    Lindo o trecho em que conta sobre ajudar sua mãe, enquanto o irmão ajudava o pai.

    Parabéns pelo texto !
    Beijo

    ResponderEliminar