quarta-feira, 14 de abril de 2010

MINHA ALDEIA... MINHA JARAGUÁ DO SUL…

A Páscoa para nós é vida... Ressurreição... Uma nova vida… Transformação espiritual... Alegria!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do COELHO está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas

E o coelho?

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados

A Verdadeira Páscoa é a vida nova dentro de nós. É o momento da confraternização entre família. Onde o perdão existe dentro de cada um… Renascer para a nova vida… É celebrado também a Paixão de Cristo e a sua Ressurreição.

Feliz Páscoa a todos!

Escrito por Sandra Andrade, do blog Interação de Amigos

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 30 de Abril. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

9 comentários:

  1. QUE BOM MENINAS ESTAR AQUI MAIS UMA VEZ. ESTOU PASSANDO RAPIDINHO E POSTANDO EM MEU BLOG. POIS ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFICIL DE VIM. TRABALHANDO 60 HORAS, NÃO É FÁCIL. MAS VOLTEI COM TUDO. LOGO VOLTAREI PARA FAZER UMA VISITA. UM GRNADE ABRAÇO E CARINHOSAMENTE AGRADEÇO, O APOIO E A DIVULGAÇÃO DO BLOG.
    INTERAÇÃO TEM UM LINDO SELINHO ESPERANDO POR VCS.
    CARINHOSAMENTE, DEIXO O MEU ABRAÇO.
    AGORA PRECISO IR. BJS.
    ATÉ MAIS.

    ResponderEliminar
  2. É UM GRANDE PRAZER ESTAR PARTICIPANDO MAIS UMA VEZ DA COLETIVA COM VCS.
    UM FORTE ABRAÇLO A TODA A EQUIPE. ATÉ MAIS.
    SANDRA

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra!
    Nós é que agradecemos a sua presença sempre animada e carinhosa :) Adorei o Coelhinho investigador, muito fofo :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra!
    Como sempre cá estamos de novo participando na blogagem colectva. desta vez não me foi possivel de todo estar presente com o texto abitual.irei estar presente comentando.
    Parabéns pelo seu excelente texto muito bonito e cheio de coisas doces. Um texto muito elucidativo desta tradicional quadra festiva.
    Gostei muito.
    Beijo
    Acácio Moreira

    ResponderEliminar
  5. Lena, descobri vc no blog do Carlos.
    Achei seu blog muito fofo.
    Vou voltar sempre que puder para marcar presença.


    Beijos da nova amiga do Brasil.

    ResponderEliminar
  6. OBRIGADA HELENA. FICO MUITO FELIZ QUE TENHA GOSTADO. ANDO TABALHANDO MUITO. QUASE NÃO TENHO MAIS TEMPO. MAS ESTOU FELIZ POR PARTICIPAR. CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderEliminar
  7. ACACIO,
    OBRIGADA PELO SEU CARINHO. SIM AQUI ESTAMOS DE NOVO PARTICIPANDO.
    É UM MOMENTO MUITO ESPECIAL
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderEliminar
  8. Oi Sandra!
    Muito interessante o seu texto.E junto com o coelhinho dá um ar de festa.

    Beijos
    Liliana Rito

    ResponderEliminar
  9. Olá, Sandra!

    A invenção do coelhinho na Páscoa é quase como a do velhinho da Coca-Cola, no Natal. Há que comercializar o produto e pronto. Valha-nos que, apesar de tudo, juntam-se as famílias, confraternizam e lembram a Ressurreição de Cristo.

    As Lendas e as tradições
    é bom irmo-las mantendo
    pois alegram os corações
    e, com elas, vamos vivendo!

    E é tão simples tudo isto,
    a boa Páscoa é dar perdão,
    lembrar a Paixão de Cristo
    e louvar sua Ressurreição!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar