sexta-feira, 16 de abril de 2010

É DOMINGO DE PÁSCOA!


É domingo de Páscoa!

Pela manhã, muito cedinho , alguns dos elementos da minha família alargada saem com os seus carros carregadinhos das iguarias pascais rumo aos campos do meu Alentejo.

Os meus irmãos pescam nas suas horas livres e, por isso, conhecem todos os belos recantos junto a rios, ribeiros e barragens. O local do piquenique é pois escolhido por eles.
Chegados ao campo é necessário escolher mesas ou local para as colocar e aguardar a chegada do resto da tribo. Essa vai chegando ao longo da manhã e acrescentando acepipes aos que já estão na mesa. E ,claro, vai-se pesticando e matando saudades…que a tribo anda espalhada pelo país e o mundo, mas tenta regressar para o delicioso piquenique Pascal.
Os mais novos ensaiam as primeiras “voltinhas” de bicicleta ou triciclo… e exploram o local gozando a liberdade de correr e saltar pelo campo sem os habituais constrangimentos.

Está a chegar a hora de fazer a caminhada de reconhecimento …lá vamos pela planície a admirar a beleza dos campos alentejanos quando a Primavera traz os primeiros calores que fazem crescer flores de todas as cores e carregam as árvores de folhinhas verdes tenrinhas.
De vez em quando faz-se uma pausa para escutar a Natureza e não se resiste a tentar captar aqueles momentos únicos. E lá vamos nós à procura do melhor ângulo para perpetuar a beleza que nos rodeia.
De regresso ao “acampamento” já nos espera o ensopado de borrego que cada núcleo da numerosa tribo preparou no dia anterior. Procede-se à prova de ensopado de todas as panelas, como se de um concurso se tratasse… depois ainda há os grelhados, os doces … e claro muito convívio entre todos.

E assim o dia vai-se escoando, o sol começa a descer no horizonte, as cores avermelhadas do fim de tarde, associadas a uma aragem fresca, anunciam o fim do piquenique Pascal.
É hora de desmontar “o circo”, fazer as despedidas e esperar pelo próximo ano. Por agora fica-nos a memória e as fotos que a perpetuam…


Escrito por Alcinda Leal, do blog A Soma dos Dias

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 30 de Abril. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

9 comentários:

  1. Olá Alcinda!
    Gostei muito dessa ideia de pique-nique em família, com caminhada e pescaria. Parece-me muito agradável e até me cheira a campo e ar puro :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga.
    Não è de ficr pasmada com a mensagem que enviei. È pura e simplesmente o Portugal que temos. Um beijo amigo. João

    ResponderEliminar
  3. Lena.

    É aprimeira vez que comento em seu blog.
    gostei do texto e do blog.
    Vou voltar aqui sempre que possível.

    Um abraço de uma nova amiga do Brasil.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!
    Ai,ainda noutro dia fizemos um pique-nique.Esses momentos em família no ar puro e a conviver são sempre os melhores.
    Parabéns por esse texto,uma lufada de ar fresco.

    Beijos
    Liliana Rito

    ResponderEliminar
  5. Olá Alcinda!
    excelente texto, maravilhoso programa, com pique-nique passeio pelo campo tudo o que de melhor se pode ter. Não deixando de lado o tradicional ensopado de borrego alentejano, servido em "tachos" de diferente confecção. Assim eu digo que bom domingo de pascoa.
    Parabéns Alcinda pelo excelente trabalho.
    beijo
    Acácio

    ResponderEliminar
  6. Amiga Alcinda
    Achei imensa piada ao piquenique Pascal da sua TRIBO. Que grande festival de ensopado de borrego na planície alentejana! Tudo em família, com toda a gente a meter a colher na panela do vizinho! É uma Páscoa muito original. Uma festa e peras!
    Um beijo
    J Pinto

    ResponderEliminar
  7. Olá, amiga Alcinda!

    Esta é a parte pagã da Páscoa mas não menos importante. A família gozando a liberdade, comungando a Natureza, vai louvando o Criador.

    Páscoa talvez diferente
    mas de traço bem humano
    tem sentimento de gente.
    Do bom povo, alentejano!

    Na Natureza, plena de Vida
    a Páscoa é apenas o ensejo
    de toda a família, reunida,
    agradecer ao seu Alentejo.

    E, acabadas as comidas,
    bom sabor, alentejano,
    fazem-se as despedidas
    e, adeus, até pr’ó ano!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  8. Olá amigos bloguistas desta simpática aldeia!
    Agradeço os vossos simpáticos comentários e posso garantir-vos que, na minha família ,esse é um momento esperado com muita alegria!
    Os meus sobrinhos, jovens com carreiras promissoras, vivem em várias partes do mundo e, sempre que podem voltam para o piquenique.Até já os seus filhos adoram aquele dia em que estarão em inteira liberdade e comerão o ensopado confeccionado pela sua avó e pelas tias avós...
    A parte religiosa passa-nos um pouco ao lado, embora na numerosa tribo haja praticantes religiosos!
    Boa sorte para todos
    abraços
    Alcinda

    ResponderEliminar
  9. Estou desolado, pela minha falha.
    É que adorei a narrativa e a forma como
    foi descrita.Estou desculpado????
    Beijo

    ResponderEliminar