quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Viagem do Elefante Azul

Imagem retirada da internet


E porque fazer Turismo pelas nossas aldeias também é cultura, nada como um grande nome , Nóbel da Literatura, como Saramago, cujo olhar sensível apela para a importância do património do nosso Portugal Profundo.
Como pequenina que sou, ao lado desse grande Senhor, nem me atrevo a escrever ou descrever a viagem que Saramago escreveu e reviveu cada momento ( como poderá ver na reportagem do post que se segue), só para nós, simples mortais , nos deliciarmos.
Por tudo isso, não podia deixar de postar sobre o famoso Elefante Azul, de Saramago escrito em livro e sintetizado no blogue da sua Fundação, que introduz essa Viagem assim:

"Que Portugal viu o elefante Salomão?
Que caminhos percorreu, que rios teve que cruzar, em que águas se banhou, que aldeias o acolheram, que pedras, desde então, nos esperam?

Para responder a estas questões a Fundação José Saramago inicia uma viagem por aquela que poderíamos considerar a rota portuguesa de Salomão, desde a cerca de Belém, em Lisboa, até à fronteira com Espanha em Figueira de Castelo Rodrigo.

Será uma viagem por uma paisagem que a mão do homem foi modificando, ainda que as serras e os rios, os campos e o sol sejam os mesmos, e por vilas e aldeias que conservam monumentos que nem o tempo nem tão pouco a mão do homem podem fazer desaparecer. Desses monumentos, naturais ou arquitectónicos, vamos aproximar-nos, para ver se certos recantos de rios, ou campos abertos, ou certas igrejas, ou castelos, ou restos de fortificações conservam memórias dos passos do elefante, esse bicho insólito de que se chegou a discutir se era Deus, embora os reis de Portugal tivessem claro que era apenas uma oferta para fortalecer laços entre monarquias europeias. Era a diplomacia de um presente vivo e a origem de um romance.

Seguindo a rota portuguesa que José Saramago inventou para Salomão, porque não ficaram registos da viagem real, reencontramos lugares históricos e extraordinários que reclamam um novo olhar. O elefante Salomão é um pretexto para percorrer Portugal com um livro nas mãos. Os viajantes passearão por uma geografia mas esta será também uma viagem interior, pela literatura e pela memória. Da qual se irá dando conta neste blog e da qual alguns cronistas nos oferecerão um balanço mais tarde.

Este é o itinerário básico que José Saramago elaborou e que nos mostrará ao longo dos próximos dias:
Lisboa: Belém
Constância
Castelo Novo
Fundão
Sortelha
Sabugal
Cidadelhe
Figueira de Castelo Rodrigo

E os rios, campos e serras que surgem no caminho. As paisagens diurnas e nocturnas que acolheram Salomão e os seus acompanhantes acolherão esta iniciativa de rastrear a história para nos conhecermos melhor."
in blogue : A viagem do Elefante

Vale a pena ler o livro e o blogue da Fundação de Saramago , bem como espreitar a reportagem do post que segue, com a recriação do roteiro , feita pelo próprio Saramago, aos lugares que escreveu. Porque já tive o privilégio de conhecer grande parte desses lugares e sentir-me exactamente assim, como o viajante Saramago descreve.
Aqui está uma boa sugestão de leitura e de passeio, para quem está, ou vai, de férias.

10 comentários:

  1. Olá Susana
    Excelente sugestão, tanto de leitura como de viagem, agora que as férias apelam a coisas diferentes, no nosso quotidiano.
    Este ano, as minhas férias já estão mais do que superlotadas, mas não faltarão oportunidades, assim haja vontade e saúde.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Podes crer, amiga Teresa!

    Ter umas férias em cheio, é bom para recarregar baterias para o próximo ano que aí chega...

    E se não tiveres tempo de conhecer essas lindas aldeias, algumas das quais já abordadas aqui na Aldeia da Minha Vida, pelo João Meneres e pela Manuela, em relação a Castelo Rodrigo( a aldeia e a vila); Cidadelhe, pelo nosso amigo Castela;e a Sortelha pela amiga Elvira.

    Quem sabe, quando começarem as aulas possas levar lá os teus alunos?

    Boas férias!E descansa bem!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  3. Confesso envergonhada que nunca li Saramago. Já comprei três livros dele, para oferecer à minha sobrinha que adora Saramago, e vi "A Jangada de Pedra", mas a verdade é que nunca li nenhum livro.
    Talvez agora vá ler este já que gosto de livros que falam de Portugal, das suas terras e das suas gentes.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Não tens que te sentir envergonhada, amiga! Para ler Saramago também é preciso ter predisposição...pois exige muita atenção da nossa parte... eu já comprei este livro e vou ver se consigo ler estas férias.
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  5. Cara Susana,

    Obrigado pelos elogios.
    Quanto a este blog, é simplesmente excelente, aliás, penso que partilhamos a mesma paixão: viajar por Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Susana

    Bonito itinerário, porém um pequeno desvio do Elefante Azul não lhe faria mal e o José Saramago não se importaria.

    O Dr. Adolfo Correia da Rocha (Miguel Torga, para os amigos), do alto dos seus 72 anos, 2 meses e 2 dias diria:

    "Salvaterra do Extremo, 14 de Outubro de 1979"
    «Atormentado de todas as maneiras, dei hoje comigo a sossegar a alma neste recanto da pátria, que até no nome é bonito, Cada vez amo mais o Portugal velho, já quase perdido, de ruas aconchegadas, largos domingueiros, pelourinhos severos e torres cristãs, fiel à primitiva decência. Sinto-me nele seguro, idêntico, natural e, sobretudo, fortalecido no meu afã de poeta. As coisas podem ser, como os versos, desafios ao tempo. Basta que estejam certas no espaço e na História.»

    Miguel Torga, Diário, vol. XIII.

    Ele sabia do que falava!

    Até sempre,
    Bem haja

    João Celorico

    ResponderEliminar
  7. Puxa! Ontem à noite bem bati à porta, bem gritei "Ó da casa!" mas ninguém me facultou a entrada :(

    Menina, 3 vezes eu escrevi um comentário e 3 vezes ele se escafedeu!!! Mais logo voltarei a passar, mas aviso já que irei munida de um "pé de cabra" eheheh

    Hoje não deixo dentadinhas, pronto!

    ResponderEliminar
  8. ó Cusquinha, não sei que te diga... mas às vezes é difícil deixar comentários, principalmente quando muita gente bate à porta ao mesmo tempo... Mas acho que da próxima vez não será preciso tanto!
    Bjs
    Susana

    ResponderEliminar
  9. Caro Amigo João: É Claro que há outros grandes nomes da Literatura Portuguesa que fazem referências a outtras belíssimas terras, com a sua. E já está a dar-me uma ideia para um tema para uma blogagem!

    Obrigada por enriquecer este espaço, com mais um momento literário.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  10. Caro Dylan: seja bem vindo!

    Podese crer, que Portugal é a nossa verdadeira paixão!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar