segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Romarias

Nas diferentes religiões, encontram-se múltiplos exemplos de peregrinações a santuários situados, por vezes, a grandes distâncias.


Com uma função religiosa e lúdica, elas constituem como que o ponto culminante da vida das populações rurais, na renovação do vestuário, nas folias e, para os mais jovens, momentos possíveis para se arranjarem namoros. Também, não raras vezes, devido ao consumo excessivo de álcool, alguns provocavam desordens. Actualmente, o progressivo afastamento da sociedade tradicional, provocado pelo desenvolvimento cultural e económico, podemos afirmar que as atitudes negativas quase desapareceram. Ficou o lazer e os ciclos anuais de alegria, no encontro com os amigos, e a devoção aos padroeiros.

As Romarias mais importantes do Concelho são a de Nossa Senhora da Livração, em Boticas, e a do Santuário do Senhor do Monte, freguesia de Pinho. Podemos afirmar que as férias de todos os da diáspora giram à volta destas datas. Reúnem todos os anos muitos milhares de pessoas. Os programas são ricos e variados.

A festa do Senhor do Monte realiza-se à volta de um Santuário amplo, bonito, vistoso, com belas paisagens e um parque admirável. Todas as numerosas famílias têm condições para estenderem os equipamentos necessários para comerem, confortavelmente, as deliciosas merendas à sombra de árvores frondosas, onde tanto se pode comer, beber, cantar ou dançar, sem incomodar ninguém. Até às 14 horas, trata-se do espírito, da fé, do cumprimento de promessas e de apresentar novos pedidos e promessas para o ano seguinte.

Os tradicionais andores, as bandas de música, os ranchos folclóricos dão vida e colorido artístico ao verde dos pinheiros, dos carvalhos, das giestas e das urzes. Propomos-lhe que participe numa festa destas, aberta a todo o público, no último domingo de Julho. Aqui ninguém paga nada, ninguém lhe pergunta por contas, a não ser os feirantes dos brinquedos, dos chapéus de palha e de outros produtos regionais. Os pobres camponeses misturam-se com os hóspedes ricos dos hotéis de Vidago, Pedras Salgadas, Chaves ou das Casas Rurais do concelho, numa sintonia perfeita de bem-estar. A fé nos santos e nos homens é pura; não há fanatismo nem calculistas. Há harmonia e um casamento perfeito do homem com a fé e a natureza.

A Romaria de Nossa Senhora da Livração, que tem por base o terceiro domingo de Agosto, realiza-se na sede do concelho e tem um carácter programático mais universalista. Durante uma semana, associa as Actividades Económicas da região ao manto da Santa Padroeira, que movimenta multidões, sobretudo, quando antes do arraial se realiza uma das procissões mais bonitas e bem organizadas do interior norte de Portugal: abrindo o cortejo os imponentes cavalos e cavaleiros da Guarda Nacional Republicana, seguidos da fanfarra dos bombeiros, vindos dos lados do Porto, da juventude, elegância e aprumo dos escuteiros, acompanhados dos estandartes e representantes da Associações Culturais do Concelho, das figuras bíblicas representadas por crianças vestidas como rezam as crónicas, com vestes vindas de Braga, e o desfile continua durante horas com anjos e santos a percorrerem as ruas da vila, contemplados das janelas das casas, dos passeios ou miradouros mais elevados, ao som dos acordes de marchas religiosas tocadas pelas bandas musicais escolhidas a preceito. Assistência e actores sentem-se orgulhosos do que está a acontecer. É um quadro tão diversificado e tão belo que nenhum pintor pode reproduzir na melhor tela do Mundo. É grande de mais para caber lá. Quer ver para crer?


Em 2009, vai realizar-se de 10 a 16 de Agosto, com destaque para o dia 15, sábado, feriado nacional, e dia 16, domingo.

Na majestosa procissão, dia 15 pelas 18 horas, irão desfilar 30 (trinta) andores adornados com flores naturais em volta de todos os santos e santas padroeiras das freguesias do concelho, e não só. Quatro (4) bandas musicais e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de S. Mamede de Infesta, logo atrás dos imponentes cavalos e cavaleiros da G N R, tudo vestido a rigor, abrindo o cortejo.

Se não mora na região do Barroso e quer participar na procissão e no arraial, deixamos-lhe um conselho: hospede-se em Chaves ou procure já alojamento ainda disponível, informando-se no Turismo local.


Artur Monteiro do Couto, do blogue Beleza serrana
Barroso, Chaves

Se acha que este texto é o melhor, vote nele na caixa de votações da barra lateral e comente aqui.
Quem sabe sai daqui o melhor comentário do mês.

2 comentários:

  1. Caro Artur:

    As festas e romarias do interior muitas vezes são o momento alto dessas aldeias. São muitos os emigrantes que chegam a pensar e a esperar, desejosos,um ano inteiro por estas festas. Fazem parte da cultura, das tradições e dão vida a essas localidades, nem que seja uma vez por ano.

    Obrigada pela sua participação!

    ResponderEliminar
  2. Que um comentário lhe deixe
    foi a tarefa pedida,
    por isso, amigo, não se queixe
    se não for à sua medida!

    Voltas e voltas à cabeça
    e melhor coisa não me sai.
    Mesmo que, amigo, não mo peça,
    o meu comentário, ele cá vai!


    Nossa Senhora da Livração
    e também o Senhor do Monte
    é tudo, tudo, animação
    e não sei que mais vos conte!

    Pessoas, são milhares,
    e a festança é animada.
    Esquecem-se os azares
    e a devoção é aumentada!

    Pode-se comer e beber
    e também cantar ou dançar
    mas, estranho, tem de ser
    sem a ninguém incomodar!

    Pois esta festa aberta,
    onde não se paga nada,
    e em que tudo é oferta
    deve ser muito engraçada!

    Então, não se paga nada?
    Amigo, isso era dantes!
    Ela é paga, e bem “pagada”,
    nas barracas dos feirantes!

    Mas, fico bem satisfeito,
    pelo que a prosa reza!
    O casamento, é perfeito,
    entre Homem e Natureza!

    A procissão, é majestosa,
    as bandas, fenomenais,
    a vestimenta, rigorosa,
    o que haverá ainda mais?

    João Celorico

    ResponderEliminar