segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Paradela em Festa - Senhora das Neves

Foi no dia 5 de Agosto a festa de Nossa Senhora das Neves.


A origem remonta aos tempos do Papa Libério que governou a Igreja entre 352 e 366. Segundo uma lenda, Nossa Senhora apareceu em sonhos a um patricio João pedindo-lhe que mandasse construir uma Igreja em sua honra num lugar que lhe fosse indicado pela neve.

Neve em Agosto, e em Roma?

Pois bem, segundo a mesma lenda apareceu neve nesse dia sobre o monte Esquilino. Daí vem a origem da grande Basílica de Santa Maria Maior também chamada liberiana devido à influência do Papa Libério.

Nossa Senhora das Neves é a Padroeira de Paradela.
No fim da missa, houve a habitual procissão pelo adro da igreja, seguindo-se o tradicional leilão do cacho das uvas que rendeu 100 Euros.

À tarde, seguiu-se a a Festa do Ramo. Para quem não sabe, em Paradela há um velho costume de neste dia um casal se oferecer para servir gratuitamente a Igreja durante um ano O marido fazendo as vezes de sacristão e a mulher tratando da limpeza da Igreja, dos paramentos do padre, bem como das flores e toalhas dos altares. Neste dia, o casal cessante, leva à casa do novo casal um ramo de "negrilho" (olmo branco) enfeitado com rebuçados, bolachas e outros doces, onde também vai um frango, uma melancia e as chaves da Igreja. O povo todo segue o ramo em cortejo até à casa do novo casal ao som da concertina e das castanholas. Aí chegados, bebem-se "uns canecos" e os dois casais, trocando de parceiras, dançam a "murinheira" seguidos depois pelos restantes presentes.



Este ano, o cortejo saiu de casa do Eliseu e da Lucia, no Bairro do Pombal e seguiu para a estrada da Senhora da Penha, para a casa do Alcino e da Isabel.







Escrto por J. Carvalho, do blogue Fidalgos de Paradela
O texto foi publicado em Agosto de 2008, com várias fotografias do evento. Convido-o a conhece-las aqui.

Se acha que esta festa a melhor para si, vote na caixa de votos presente na barra lateral e aproveite , tambeém para deixar o seu comentário,que sabe ainda ganha um prémio também.

10 comentários:

  1. Susana,

    desejo o maior sucesso em mais essa coletiva.Que vença o melhor e que muita gente comente e participe! Estes são os meus votos aqui do outro lado do Atlântico!

    ResponderEliminar
  2. Curioso este costume. Também não conheço Paradela. Vejamos se um dia posso resolver isso.
    Um abraço e boa sorte.

    ResponderEliminar
  3. olá ! paradela é uma das aldeias que se distingue entre outras por varias razões, uma delas é : um dos lugares do paìs onde se encontra a maior fila de amieiros " junto ao ribeiro " abraço ! P.F.

    ResponderEliminar
  4. Eduardo:

    Obrigada pela força!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  5. Paradela também não conheço, mas estou como a Elvira, quem sabe um dia resolva ir também!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante essa tradição do "ramo". Um exemplo a seguir! Dessa forma, ficaria resolvido um problema sério de muitas paróquias de hoje: toda a gente gosta de ir à missa, mas não há quem se ofereça para cuidar da limpeza e do arranjo do templo.
    Não acha, J. Carvalho?

    ResponderEliminar
  7. Que um comentário lhe deixe
    foi a tarefa pedida,
    por isso, amigo, não se queixe
    se não for à sua medida!

    Voltas e voltas à cabeça
    e melhor coisa não me sai.
    Mesmo que, amigo, não mo peça,
    o meu comentário, ele cá vai!


    Esta é uma história leve
    e tem uma longa tradição.
    Em Agosto, até mete neve
    no sonho do patrício João!

    Fala-se do Papa Libério
    e ainda do patrício João,
    torna-se o assunto sério
    e monta-se uma tradição!

    Agora, façam favor de sorrir,
    pois está escrito no papel,
    é “à borla” que vão servir
    os “pobres”, Alcino e Isabel!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  8. Paradela, terra simpática e hospitaleira tive oportunidade de a conhecer já lá vao uns 25 anos
    . saudades infinitas. Desejo um feliz Natal a todos, e um ano de 2010 com tudo do melhor . Beijos aos meus amigos em Lisboa.

    ResponderEliminar
  9. Olá , um próspero Ano de 2010 para os habitantes de Paradela.O Norte de Portugal é lindo !!!!! E as pessoas sao muito acolhedoras. O vosso site é muito informativo , daí os meus parabéns. Deus quer , o homem sonha e a obra nasce de:Fernando pessoa. A minha terra ficou parada no tempo... é uma pena.....

    ResponderEliminar
  10. parabens a todos ali presente um forte abraço afonso henrique da fonseca paradela filho de americo da fonseca paradela neto de julio da fonseca paradela e vitoria moreira da silva.

    ResponderEliminar