quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Finalmente apareceu o nosso amigo João Celorico, que disse:


Anónimo disse...
Ei, pessoal! Está aí alguém?
Cheguei! Não sou Sebastião, nem “O Desejado”, sou o João,”O Retardatário”.
Pois é, o homem põe e Deus dispõe. Terminado este período de férias vi os resultados e simultaneamente uma estranha doença me atingiu. Comecei a inchar, sem razão aparente e posteriormente a babar-me. Estranho mesmo. Intrigado e incomodado tentei ligar à linha de Saúde 24, não fosse algum sintoma da tal H não sei quantas. Porém, alguém mais avisado e sem tais sintomas me disse que não era nada de cuidado e que tal maleita só necessitava de um copito de “DOC bicasta tinto e Reserva de 2004 - Adega de Meda” ou de um mero cálice de “vinho do Porto Branco - Fraga Ruiva” e foi-me também dizendo que convinha não abusar, pois a recaída poderia ser forte. E, assim foi, ainda não aviei os medicamentos, mas estou em convalescença, já menos inchado e menos baboso, que isto de ler tantos elogios põe-nos tontos. A ressaca é das fortes! Ou será que é o pessoal que está todo doido? Então, agora já querem um blogue? Na rua só me pedem é autógrafos!
Bem me dizia a minha mãe:

Porque não olhaste, primeiro,
onde te ias meter, João?
Quem te manda a ti, sapateiro,
meteres-te a tocar rabecão?

“A festa foi boa, pá”! Já terminou! O foguetório foi forte e cumpre-me apanhar as canas e desmontar a tenda. Alguém teria de fazê-lo. E, agora, o que posso eu dizer que já não tenha sido dito?

Apenas que, quero endereçar os meus parabéns (em Terras de Vera Cruz, diz-se parabenizar) aos meus amigos do “podium”, José e António, também à Elvira e a todos os que tiveram que aturar o meu comentário e, impávidos e serenos, assim continuaram. Foram eles os “culpados” da minha maratona poética. Em boa hora, pois, caso contrário eu não me teria dado a tal trabalho.
Quero também agradecer à nossa amiga Cristina, a mais “culpada”, por me ter deixado entrar na sua “casa” (eu talvez tenha pedido licença para entrar, já depois de lá estar dentro) e que um pouco por via das suas férias me meti nestes “assados”.

Por último, o meu agradecimento à organização, na pessoa da Susana por tudo (a douta e sapiente decisão que me atingiu em cheio), por ter tido o trabalho de ir, “in loco”, ver a terra que eu tanto apregoo e também por ter encontrado um meu familiar, o que, naquela terra, já vai sendo raro.

Organização, boa, impecável
e nada feita “ao calhas”,
facto, em si, admirável,
p’ra quem no nome tem “Falhas”!

PS: Para os mais curiosos e que ligam a estas coisas, direi que saí da minha terra com apenas 3 anos de idade e, praticamente, só lá voltei aos 11 e aos 14. Mais 3 ou quatro visitas de 1 ou dois dias, e foi tudo!
Ah, e já me esquecia, sou do signo Peixes! Não sei se isto acrescenta algo ao meu currículo!
Quanto à história do blogue, enquanto a amiga Cristina mo permitir, terei muito gosto em ir deixando lá o meu comentário para quem esteja interessado.
Eu gosto de dizer coisas sérias a brincar e não de brincar com coisas sérias, que é um bocadinho diferente. Um blogue ir-me-ia ocupar muito do meu tempo porque eu iria levar isso muito a sério e me desculpem o parafraseado “Há vida para além do blogue”! Mas, eu vou andar por aí e sempre que possível tentar ser do agrado da população bloguista!

E, em jeito de despedida, lá vai:

Sonhei ao Olimpo subir
com uma coroa de “espinhas”
e, todo contente, a sorrir,
levantar as garrafinhas!

Diziam-me ser um novo Camões
mas, com os dois olhos a ver,
e eu, para manter as ilusões,
“Os Bloguíadas” iria escrever.

Bocage não fui nem sou
e meu verso não polui!
Mas, também dizer não vou
que outro Aretino fui!

Dos meus dotes não me queixo,
não sou anjo nem Demónio
é que não me chamo Aleixo
e, nem sequer sou António!

Digo apenas, simplesmente,
e com esta aqui me fico.
Serei, para toda a gente,
o amigo João, o Celorico!

Bem hajam

João Celorico

4 de Agosto de 2009 22:17

14 comentários:

  1. Vejo que aqui se fala de Mêda, penso que será a da Guarda, é só para deixar aqui um olá de Barreira, Leiria.
    As Barreiras, de Leiria e de Mêda, estão geminadas há já uns bons 9 anos.
    Este ano seguiu para Mêda uma delegação daqui da Barreira de Leiria.
    Já fui membro da sua Junta. Vivo tanto em Leiria como na Barreira e vou ver se ainda vou a tempo de participar nesta iniciativa em Agosto.

    Obrigado, Susana, por ter aparecido nos meus blogues, Dispersamente e dentrodetioleiria da blogspot.com

    Boas Festas aí pelas Beiras e não só.
    É que até sou da Beira Alta - Viseu.

    António Nunes

    ResponderEliminar
  2. Bom vamos a ver se é desta. É que depois do pc vir da oficina, só por aqui andei umas horitas e foi-se a internet. Ou seja, primeiro tinha internet não tinha pc, e depois vice-versa. Como isto é um casal muito unido um não faz nada sem o outro e daí que eu tenha desaparecido de novo.
    Vejo que já chegou o nosso amigo João. E com as baterias do humor recarregadas. Parabéns para ele.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, A-Nunes!

    Foi com muito agrado que recebi e li o seu comentário lá na Aldeia! Achei muito curioso e fui espreitar o seu blogue, onde descobri estas coincidências todas:
    Fala da Barreira de Leiria, geminada com a de Mêda; é de Viseu e de Leiria ( eu sou da Mêda e vivo em Viseu; e a minha irmã mora em Leiria); e gosto muito da cidade de Leiria, onde vou passar este fim de semana, com a família, que está lá de férias.Pena não estar lá na Barreira da Mêda para conhecer essa comitiva...

    São muitas coincidências.
    E será com muito gosto que receberei também a sua participação , para falar das festas e tradições!

    Já sabe que deverá enviar o seu texto + fotografia para : aminhaldeia@sapo.pt

    até dia 8 de Agosto.

    Um abraço, Susana

    ResponderEliminar
  4. Amiga Elvira:
    Estás com maré de azar, ou é impressão minha? Vamos lá ver se é dessa que o teu pc se porta bem...

    E tens razão, s´faltava mesmo o bom humor do nosso amigo João, com um bom humor para dar e vender!

    Estou a aguardar pelo teu textinho...ou estás com pouca inspiração?

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  5. Olá, Susana!
    Tantas honrarias, tantas prebendas! Confesso que estou confuso. Então o concurso não se destinava ao melhor texto e fotografia? O José, esse sim merecia o maior destaque, assim como o António. Eu, sem falsas modéstias, tive o meu momento de glória ao ver que alguém gostava daquilo que eu fazia. O que me custava era nem olharem para o que eu escrevi e também não era tanto por mim, mas pela minha terra. Como já disse algures, ela merece. Não é uma mera aldeia, ou mero lugarejo (com o devido respeito por uma e outro), é uma vila com 780 anos (é obra)! Mas, bem vistas as coisas, ninguém conhece! Foi isso que me fez concorrer e não eu ser conhecido ou ganhar fosse o que fosse!
    Pela primeira vez que entro nestas coisas, acontece-me uma destas!
    Pois bem, se quiserem a continuação do meu trabalho, vou exigir que coloquem sempre “Salvaterra do Extremo, é a vila mais bonita de Portugal”!!!
    (Esta era a brincar. Ele há tantas outras tão bonitas, nós é que as vamos estragando! Esqueça a brincadeira.).

    Bem haja, Susana

    João Celorico

    ResponderEliminar
  6. Olá, Elvira

    Já lhe estou a dever uma resposta, pelo que aproveito e faço 2 em 1. Não se martirize (também penso que não é o seu caso) por ter “só” a 4ª classe. Tomaram muitos universitários, hoje, terem “essa” 4ª classe! Demais tem também o seu “mestrado” na seca! Aliás, dum modo ou doutro, todos vamos tendo a nossa “seca”! A minha dúvida é que sejamos mesmo todos. A minha começou aos 14 anos mas, como já deve ter reparado, não me queixo!
    Tive e tenho alguns bons amigos no Barreiro. Agora, a lista foi aumentada!
    Quanto ao bom humor, faz-se o que se pode. Mais vale cair em graça do que ser engraçado mas, por vezes, não se é uma coisa nem outra. É da idade!
    “Esse seu problema com o PC é intrigante. Por isso é que eu nunca quis nada com a política”.
    Veja lá se se vai entendendo com esse equipamento, obrigado pelo seu apoio e até sempre.

    Bem haja,

    João Celorico

    ResponderEliminar
  7. Caro João:

    Todas as aldeias e vilas do nosso Portugal Profundo merecem um destaque especial! E para contrariar as tendências do esquecimento, nada melhor do que falar delas...divulgar pelos meios mais inovadores, como a internet. E como o nosso amigo não quer criar um blogue, achei que tinha que postar o seu comentário.

    Agora, conto consigo , também para participar na próxima blogagem , que começa já na próxima segunda feira!

    Entretanto, estavamos a pensar entregar o prémio a si e ao amigo J. Pinto, pessoalmente. E porque não na aldeia da Cabeça, em Setembro? Seria uma boa maneira de nos conhecermos, assim como essa linda aldeia... que graças ao J´sé Pinto está a entrar na nossa "cabeçinha" a vontade de a visitar. O que achas da ideia?

    Vai pensando nisso! Se aceitares, vai pensando numa data.

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  8. Olá, Susana
    Isto de passar do mundo real para o virtual é relativamente fácil. O contrário, é um caso sério!
    Muito eu gostava, também, de que nos conhecêssemos (José Pinto incluído), aproveitando essa ida a Cabeça.
    Só que, cada vez mais, me convenço que caí no sítio errado ou desfasado no tempo. Tenho sido tão bem tratado que me custa dizer isto!
    Vejam bem, um blog que faz do turismo a sua imagem de marca e eu raramente estive para aí virado. Isto porque, à semelhança do que se passa com o pc da Elvira, quando era mais novo, se tivesse vontade, não tinha dinheiro nem tempo (tempos difíceis esses em que as pessoas, com dificuldades financeiras, não passavam férias em Cancun), depois comecei a ter dinheiro, continuei a não ter tempo e a vontade ia passando e, à medida que os anos foram passando sempre houve alguma coisa que impedia. No fundo sou um “turista acidental”! Mas, mesmo assim, conheço alguma coisa, em Portugal e lá fora, como “turista compulsivo”. Hoje em dia, talvez já seja mais um “turista de sofá”! Para mim, tudo o que seja mais de 100 km é viagem de longo curso e eu, onde vou, gosto de ficar e de me identificar com o local e não de dizer que fui aqui, ali, e acolá mas, no fundo, não ter visto nada.
    Acresce que também agora, ainda dando o pc como exemplo, o meu disco rígido ainda vai funcionado razoavelmente, o software é que vai pregando partidas e mais do que deviam ser. Por enquanto ainda vai tendo arranjo!
    É por isso que a intermitência das minhas férias se resumem a procurar o meu “refúgio”, apenas a 30 e tal km de Lisboa, nas faldas da serra de Sintra, zona saloia. Não é o Portugal profundo, mas às vezes até parece, basta virar-me e olhar a serra!
    É também por tudo isto que fazer 300 e tal km (mais o retorno) há-de convir que é um bocadinho puxado! No entanto, não descarto a ideia completamente pois isso talvez fosse possível se eu incluísse uma passagem na minha terra, que fica um pouco mais perto e onde eu já não vou há alguns anos. Não ficaria de bem comigo se o coração me pedisse para ir a Salvaterra e a cabeça me dissesse para ir a Cabeça (com todo o respeito por esta e pelo José Pinto)!
    Quase certo, se Deus o permitir, é que, para o ano, na Páscoa (Festa da N. S. da Consolação) ou em 1 de Junho data dos 500 anos do foral de D. Manuel I, eu dê um salto a Salvaterra.
    Este ano também me parece difícil porque, pelo menos até meados de Setembro, estarei nesta intermitência e por isso também mais ou menos incontactável via internet.
    Espero não a ter desiludido completamente, mas outros dias virão! Eu irei aparecendo e tentando não desmerecer as amabilidades que me têm sido concedidas. Oxalá o consiga.

    Bem haja,

    João Celorico

    ResponderEliminar
  9. Que pena, caro João, que naõ possas já ir este ano...então, tens que enviar., via e-mail a tua direcção para enviar por correio as belas garrafitas.

    E digo-te Sintra é um local lindo...já percebi onde vais busacar tanata inspiração...é a Sintra, Claro!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  10. Perdão:
    " já percebi onde vais buscar tanta inspiração".

    ResponderEliminar
  11. Caro amigo João,
    Em primeiro lugar parabéns pelo prémio merecido, que nunca duvidei que seria seu. E o pessoal aqui não está doido, pois apenas se fazem elogios a quem realmente os merece, elogios à qualidade do trabalho que demonstrou a todos. Digo-lhe isto não é para ter uma recaída da sua “maleita”, mas porque, na verdade, merece.
    E se a “culpa” foi minha, lol, parece que o foi em boa hora, pois para além da satisfação de ter participado, fez com certeza aqui, alguns amigos. E principalmente, colocou Salvaterra na “boca do mundo”, ainda que virtual. É sempre bom divulgar a nossa terra e criar em quem nos lê a curiosidade de a conhecer ao vivo, tal como fez, e muito bem, a Susana, que tem jeito para detective, lol, uma vez que encontrou família sua. Claro que ela bem podia ter perguntado por mim, pela Cristina, a toda a gente, que ninguém saberia quem é, pois na terra quando falta a alcunha de família, falta tudo, uma vez que ninguém se conhece pelo sobrenome do BI, mas sim pela alcunha que foi passando de pais para filhos, verdade? Foi pena, realmente, termos estado as duas na mesma altura em Salvaterra e não nos termos encontrado, mas sempre teremos um outro dia, se Deus assim o permitir.
    Quem sabe amigo João, não sejamos nós próprios ainda família? Com tantos primos e primas afastados que tenho... Seria engraçado...
    Quanto à história do blogue que lhe sugeriram, têm razão. Os seus poemas já mereciam um blogue, mas de facto, também o João tem razão quando diz que há vida para além de um blogue, que nos toma tanto tempo. Aliás, é mesmo por essa razão que meu blog fica tantas vezes parado no tempo, pois nem sempre há tempo que chegue para tudo. Mas enfim, valem os bocadinhos passados com ele, ou até nestas andanças da Susana.
    E quanto a fazer comentários no meu blog, têm a porta aberta, o João e todos quantos queiram por lá passar e deixar os seus pensamentos.
    Agora vá lá beber uma pinguinha do vinho que ganhou e não se esqueça de fazer um brinde à sua saúde e à “saúde” da bela vila de Salvaterra...
    E vamos lá ver se arranjamos tempo para participar na próxima blogagem da Susana...
    Felicidades e tudo de bom!
    Cristina

    ResponderEliminar
  12. Caro amigo João,
    Em primeiro lugar parabéns pelo prémio merecido, que nunca duvidei que seria seu. E o pessoal aqui não está doido, pois apenas se fazem elogios a quem realmente os merece, elogios à qualidade do trabalho que demonstrou a todos. Digo-lhe isto não é para ter uma recaída da sua “maleita”, mas porque, na verdade, merece.
    E se a “culpa” foi minha, lol, parece que o foi em boa hora, pois para além da satisfação de ter participado, fez com certeza aqui, alguns amigos. E principalmente, colocou Salvaterra na “boca do mundo”, ainda que virtual. É sempre bom divulgar a nossa terra e criar em quem nos lê a curiosidade de a conhecer ao vivo, tal como fez, e muito bem, a Susana, que tem jeito para detective, lol, uma vez que encontrou família sua. Claro que ela bem podia ter perguntado por mim, pela Cristina, a toda a gente, que ninguém saberia quem é, pois na terra quando falta a alcunha de família, falta tudo, uma vez que ninguém se conhece pelo sobrenome do BI, mas sim pela alcunha que foi passando de pais para filhos, verdade? Foi pena, realmente, termos estado as duas na mesma altura em Salvaterra e não nos termos encontrado, mas sempre teremos um outro dia, se Deus assim o permitir.
    Quem sabe amigo João, não sejamos nós próprios ainda família? Com tantos primos e primas afastados que tenho... Seria engraçado...
    Quanto à história do blogue que lhe sugeriram, têm razão. Os seus poemas já mereciam um blogue, mas de facto, também o João tem razão quando diz que há vida para além de um blogue, que nos toma tanto tempo. Aliás, é mesmo por essa razão que meu blog fica tantas vezes parado no tempo, pois nem sempre há tempo que chegue para tudo. Mas enfim, valem os bocadinhos passados com ele, ou até nestas andanças da Susana.
    E quanto a fazer comentários no meu blog, têm a porta aberta, o João e todos quantos queiram por lá passar e deixar os seus pensamentos.
    Agora vá lá beber uma pinguinha do vinho que ganhou e não se esqueça de fazer um brinde à sua saúde e à “saúde” da bela vila de Salvaterra...
    E vamos lá ver se arranjamos tempo para participar na próxima blogagem da Susana...
    Felicidades e tudo de bom!
    Cristina

    ResponderEliminar
  13. Sempre tão querida esta Critina! Agora teho o cargo de detective? Se realmente fosse, de certeza que conseguiria encontrar-te,mas... como dizes: só tinha apenas uma referência: Cristina que tem um blogue...era muito difícil o povo , simples que é, chegar lá...ainda por cima a falar de coisas que não sabem o que é...
    Se realmente soubesse de uma alcunha...aí a história seria outra, ai disso tenho a certeza!

    Força então, estou a aguardar , pelo menos pela tua participação, pois é a melhor forma de colocar na boca do mundo a vossa linda aldeia.
    Como eu, acredito que outros terão a curiosidade de conhecer.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  14. Olá João Celorico
    Venho aqui para lhe dizer que já estranhávamos a sua ausência! Ainda bem que apareceu. A mensagem que o meu amigo aqui deixou em 4/8/2009 vem provar que o júri acertou na mouche ao atribuir-lhe o prémio do "melhor comentário" (se é que alguém tinha dúvidas). Deixou aqui mais um texto fantástico, muito bem escrito, bem humorado, espalhando prosa e verso como só o João sabe, com as palavras muito bem arrumadas. Nada ao calhas.
    Um abraço de parabéns.
    JPinto

    ResponderEliminar