segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Culto à "Senhora da Nazaré"

Imagem retirada da internet ( Gradil 2006)

À semelhança do que acontece com muitos "citadinos" oriundos do interior, o apelo ao regresso às raízes levou-nos a adquirir uma pequena moradia com quintal, em Alcainça, Concelho de Mafra, para nos refugiarmos aos fins-de-semana e nas férias.

A festa local em honra de S. Miguel de Alcainça ocorre anualmente em Setembro, mas os habitantes estavam mais envolvidos com os preparativos da festa da Freguesia vizinha, que se prendiam com o culto da imagem da "Senhora da Nazaré" de que eu nunca ouvira falar.

Trata-se do Círio da Senhora da Nazaré que circula pelas 17 Freguesias do Concelho de Mafra, sendo a festa a cargo da freguesia que a recebe e na qual se mantém até ao ano seguinte. Todos os anos a imagem é transportada em romaria de uma para outra freguesia, algumas distando vários quilómetros, obrigando a um cortejo moroso de coches, cavalos e pessoas a pé, chegando a demorar várias horas. Durante o percurso os "anjos" cantam as "loas" e as estradas enchem-se de devotos e um dos actos mais significativos tem lugar à chegada, em que o pároco eleva a imagem no ar mostrando-a à população. A festa prolonga-se por 10 dias ou mais!

Alcainça era apenas ponto de passagem da imagem que se deslocava da Freguesia da Enxara do Bispo para a Igreja Nova, facto que se repetirá no próximo mês de Setembro. Da festa ocorrida alguns anos depois em Alcainça, retenho poucas lembranças dignas de nota, mas o brilho das velas e lampiões a incidir nas pétalas das flores que cobriam a estrada, as pessoas ajoelhadas no alcatrão a rezar e os lamentos dos mais idosos que prevendo ser aquela a sua última visão da imagem se despediam acenando com lenços brancos à passagem do cortejo, constituíram um cenário que ficou gravado até hoje na minha memória. Portugal continua um país rico em tradições religiosas!

Escrito por : Pascoalita

Festa em honra de S. Miguel, Alcainça,(Concelho de) Mafra,

Se acha que este texto é o melhor, vote nele na caixa de votos presente na barra lateral e comente aqui. Quem sabe sai daqui o melhor comentário do mês.

9 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar destas viagens do Círio de Nª Sª. da Nazaré.Tenho amigos a viver no Gradil que me contaram destas festas.
    Um abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Olá Pascoalita!

    Cá estamos nós na blogagem colectiva!

    Confesso-te que esperava que falasses de Trancoso, a tua terra natal, mas surpreendeste-me, com esse quadro religioso, que me fez relembrar aquelas senhoras em Fátima, que com sacrifício rezam , andando de joelhos, ou até rastejando pelo Santuário acima...

    Tens razão quando dizes que o nosso País ainda tem ligações muito fortes com as tradições religiosas. Algumas são bonitas de serem admiradas, outras transmitem ( a meu ver) uma sensação de grande tristeza...dor...que me faz arrepiar, com tamanha mistura de sentimentos...

    Gostei muito do teu texto, como tantos outros que estão lá na aldeia.

    E a escolha vai ser difícil para a Olho de Turista...as férias vão ajudar a reflectir...

    Olha tu por acaso conheces a cusca?
    Tenho andado à procura dela...a marota ainda não apareceu para reclamar do prémio que ganhou no passatempo da semana passada...
    Se tiveres alguma pista,diz...



    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  3. Olá, Susana :)*
    (por falta de tempo e porque tenho alguma dificuldade em aceder com a brevidade desejada, só agora me é possível vir aqui e aproveito para deixar também aqui a resposta ao teu comentário, também para te dar melhor ideia de mim)

    Como continuo sem PC em casa, ainda não li os textos todos, daí também não ter comentado. Mas tenciono fazê-lo, palavra de Pascoalita eheheh

    Por estranho que pareça, tenho muito pouco para contar sobre festas e tradições do meu concelho!

    "Creio que o facto de ter saído da aldeia tão cedo, teve muita influência na minha formação a todos os níveis, incluindo o religioso.

    Depois, por razões que não vêm agora ao caso, o meu psíquico desenvolveu a capacidade de estabelecer um "corte com o passado" para me preservar de memórias negativas e assim me permitir crescer, emocionalmente, minimamente saudável.

    Digamos que as minhas boas recordações de infância e pré-adolescência são nulas, como se tivesse começado a viver aos 15 anos, entendes? Mas sempre fiz questão que isso me afectasse o menos possível.

    Afinal Trancoso é uma bonita cidade (aldeia histórica cheia de tradição) e é de louvar todo o teu empenho em divulgares culturalmente"

    Um beijo
    Mizé

    ResponderEliminar
  4. olha olha ...

    a pascoalita virou "papa festas" eheheh

    E esse romaria é já no próximo mês de Setembro? Acho que tenho um pedido a fazer à senhora da Nazaré, só tens de me explicar como faço para lho fazer chegar, tá? :)

    Ainda não votei, porque só o faço depois de os ler todos. E faço questão de ler tudinho, pois pode acontecer cruzar-me com um santo mais milagreiro e assim sendo mudo o destinatário do tal pedido que quero fazer, topas? eheheh

    Outra coisa, não era suposto fazeres um texto sobre Trancoso, ou entendi mal?

    dentadinhas a ti, à nina Susana e a todos os participantes

    ResponderEliminar
  5. Eu rendo-me e venho votar na nobre devota da senhorac da nazaré.
    Vota anónimo, porque não sei de outra maneira.
    Mas sou o Zé do "canito"
    Este gajo anda a abusar, assim que ve uma cachorrita pequena atira-se logo a ela. Qualquer dia, movem-lhe um processo e estou metido em trabalhos. O que me safa é que a coisa demora tanto, tanto tempo, que entretanto já morremos os dois e fica tudo em águas de bacalhau.

    ResponderEliminar
  6. Que um comentário lhe deixe
    foi a tarefa pedida,
    por isso, amiga, não se queixe
    se não for à sua medida!

    Voltas e voltas à cabeça
    e melhor coisa não me sai.
    Mesmo que, amiga, não mo peça,
    o meu comentário, ele cá vai!


    Em Alcainça, o S. Miguel, é
    como a galinha da vizinha.
    A festa da Senhora da Nazaré
    é sempre melhor que a minha!

    Tão grande é esta devoção,
    que para orgulho deste povo,
    lá vai mantendo a tradição
    neste Portugal sempre novo!

    Um cortejo assaz moroso,
    este, da Senhora da Nazaré.
    E, deve ser muito doloroso,
    para os que o fazem a pé!

    Festa durante 10 dias
    e sempre, sempre, animada.
    Percorre 17 freguesias
    numa longa caminhada!

    É uma boa descrição
    e um texto conciso,
    fala-nos de devoção
    e nada mais é preciso!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  7. Cusca endiabrada,

    Deixa-te de cusquices e concentra-te no texto da próxima Blogagem que fazes melhor eheheh

    ResponderEliminar
  8. Olá Amigo Zé :))

    Finalmente chegaste e pelo que entendi, seguiste as pisadas do teu canito. Ou foi o contrário? eheheh

    jinho grande e ... vota bem!

    ResponderEliminar
  9. João celorico

    Já tinha tido o prazer de admirar os seus dotes poéticos! Mas hoje sinto-me particularmente sensibilizada. Muito bem! Temos aqui um POETA. Parabéns! Obrigada ... gostei muito.

    Um beijo

    ResponderEliminar