segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Trancoso e a Feira de S. Bartolomeu

Foto: OLHO DE TURISTA, LDA



Trancoso é uma cidade da Beira Alta, cheia de História e de Tradições.


Sou natural de Mêda, terra que tenho orgulho, onde ainda vivem os meus pais e tenho praticamente toda a minha família. Mas desde pequena, tinha como referência, Trancoso, a terra dos grandes mercados e feiras da região. É em Trancoso que os comerciantes e os compradores, oriundos de vários pontos da região, marcam encontro.

Eu vinha algumas vezes, especialmente no Verão, com os meus pais ao mercado, para comprar galinhas e patos para o nosso galinheiro. Segundo diziam, era um bom local para escolher e comprar os melhores pintos, para engorda e poedeira. Sempre que vinha ficava fascinada com tanta gente nas ruas em cada esquina, lá estava uma mulher a convidar os visitantes a comprar os seus sapatos, ou a sua roupa de marca, da última moda, garantindo qualidade.

Uma grande festa, a meu ver, que só poderia ser arrematada com o pão delicioso de Trancoso, que chamam de "pão espanhol". Como gostava desse pão... para não falar das sardinhas doces, que nem sempre me compravam ...

Mas a festa maior é mesmo em Agosto, com a Feira de S. Bartolomeu, que com o tempo tem vindo a melhorar. A primeira vez que fui a essa festa, foi há cerca de dezasseis anos atrás, era eu miúda. Para ganhar uns trocos nas férias de Verão, naquele ano eu e a minha prima fomos representar a Adega Cooperativa de Mêda. Promovíamos o vinho em exposição e dávamos provas aos turistas que aí iam passando na feira.

Tal como a Mêda, outras localidades da região participam, até hoje neste evento, como Trancoso, Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Pinhel, Almeida, Figueira Castelo Rodrigo, Sernancelhe e Penedono. Concelhos que estão integrados na AENEBEIRA( Associação Empresarial do Nordeste da Beira), uma das entidades organizadoras da feira, que em parceria com a Câmara Municipal de Trancoso e a Trancoso Eventos, reorganizaram e requalificaram esta feira secular.
Foto: OLHO DE TURISTA, LDA


É uma feira secular, porque foi fundada a 8 de Agosto de 1273 por D. Afonso III e obteve mais tarde, com D. Dinis o reconhecimento e o privilégio de se realizar mensalmente, com a duração de 3 dias.

O nosso rei poeta viu nesta linda terra um excelente ponto estratégico do reino, quer para as trocas comerciais, que desenvolveram rapidamente a economia local e regional, quer para a defesa do território. Por algum motivo escolheu Trancoso para o enlace real com D. Isabel de Aragão.

Com o tempo, a feira sofreu algumas alterações e deixou de ter o impacto inicial, até entrarem em acção essas entidades organizadoras, que desde 1992 têm vindo a batalhar para renascer de novo esta feira.

Agora acontece apenas uma vez por ano, ao longo de 9/ 10 dias, coincidindo com as festas litúrgicas dedicadas a S. Bartolomeu (que terá sido apóstolo de Jesus Cristo), sempre em Agosto.

Olhando para trás, para aquele ano em que participei, como representante da Adega Cooperativa de Mêda, a feira evoluiu imenso.

Enquanto que antes estávamos expostos na rua, junto da porta d'Él Rei , agora existe um edifício Multiusos, onde se instalam confortávelmente parte de expositores, com os produtos regionais produzidos na região, como o queijo, enchidos, vinhos, azeite, mel, entre outros. Ao lado do Multiusos, há tasquinhas com gastronomia da região, muita música para animar a festa nocturna, diversões, entre outros. Foto: OLHO DE TURISTA

Para além disto, Trancoso recentemente foi classificada como Aldeia Histórica de Portugal, pelo seu belíssimo património que coroa a cidade, com o seu imponente castelo e a sua presença viva na História, pelas marcas históricas lá deixadas:

- na capela de S. Bartolomeu, local escolhido para o enlace real de D. Dinis e a Rainha Isabel de Aragão;

- como Berço dos lendários Magriço e Bandarra;

- o Palco da Batalha de S. Marcos;

- pelo importante Centro da História Judaica;

-o local de inspiração de Gil Vicente para escrever o Auto da "Mofina Mendes";

- o Quartel-General do General Inglês, Beresford, aquando das invaõses francesas.




São muitas as razões para conhecer Trancoso, agora que estamos em tempo de férias e de festas.

Ficou com vontade para visitar Trancoso e a sua feira?
Então participe no passatempo que já começou no dia 8 de Agosto e acaba dia 16 de Agosto:




Faça aqui um comentário, començando com a frase:
"Este ano vale a pena ir à feira de S. Bartolomeu, porque(...)"

Habilita-se a ganhar 2 bilhetes de entrada para a feira e uma refeição para duas pessoas, dentro do recinto da mesma, no Restaurante "Encanta"(2º prémio).

Para o melhor comentário , o primeiro prémio é uma dormida para duas pessoas na Residêncial Dom Dinis, em Trancoso.

Uma oferta da organização da Feira de S.Bartolomeu, de Trancoso.

20 comentários:

  1. "Este ano vale a pena irà feira de S. Bartolomeu" provar o dito vinho, que a Susana tanto fala por aqui, e visitar essa Aldeia Histórica...Sepre que vou de Férias para Bragança, passo ao lado e nunca lá parei, mas agora irei concerteza, tenha ou não um jantar de borla.


    José Leal, da Guarda/ Bragança

    ResponderEliminar
  2. Bem isto mestá muito calmo... mas como gostava de ir à feira de S. Bartolomeu, vou arriscar, comentando. Aqui vai:

    Este ano vale a pena ir à feira de S. Bartolomeu ver o nosso amigo Emanuel divertir-me à brava, na companhia de belos pestiscos, que deve haver, concerteza nas tasquinhas da feira.

    Rui Andrade, Mangualde

    ResponderEliminar
  3. "Este ano vale a pena ir á Feira de S. Bartolomeu" para conhecer um pouco mais dessa joia do património português que é uma Vila cheia de História e de Cultura, á espera de ser descoberta.

    Pedro Martins, Lisboa

    ResponderEliminar
  4. "Este ano vale a pena ir á Feira de S. Bartolomeu" para provar as sardinhas doces e as outras iguarias de Trancoso, regadas por um bom vinho local.

    Alexandre Couto, Braga

    ResponderEliminar
  5. Uffa! Cusca endiabrada chegando apressada ...

    Este ano vale a pena,
    ir à Feira de S. Bartolomeu,
    porque uma bela morena ...
    um prémio nos prometeu!

    Eu andei a "espiolhar",
    olhem o que dela se diz ...
    grande feira secular
    das mais antigas do país!

    E se isto tudo não chegar
    p'ra motivar a maltinha
    paro já de opinar
    e nem mais uma dentadinha!

    ResponderEliminar
  6. Desculpem a intromissão e já agora a minha ignorância, mas acabei de chegar.

    Também posso participar?

    Eu acho que "este ano vale a pena ir à Feira de S. Bartolomeu" porque quem foi às anteriores certamente está ansioso de repetir a experiência e quem como eu nunca foi, não vai querer manter-se muito mais tempo na ignorância.

    ResponderEliminar
  7. Cusquinha:

    Finalmente apareces! Estava a ver que não conseguia apanhar-te!
    Ganhaste o passatempo da primeira semana de Agosto e não tinha como te contactar.
    Menina:para ires à feira( que já começa hoooje!!!)por favor envia por e-mail os seguintes dados para aminhaldeia@sapo.pt:

    Nome completo (das pessoas que irão beneficiar do p´remio); Nº BI e o dia que pretendem ir, para terem o jantar à vossa espera, combinado?

    Vai lá rápido! Não deixes passar mais tempo!

    Bjs

    Atenção senhores participantes: este passatempo ainda não acabou, acaba dia 16. Olhem que vale a pena saborear um belíssimo jantar no restaurante Encanto, que estará presente na feira. Ou estão com medo de ficarem encantados?

    A cusquinha não morde...vejam lá se conseguem fazer melhor...pois por este andar, leva outro jantar( melhor para ela)...

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  8. Mexicano:

    Claro que podes participar! Estás à vontade! Podes comentar as vezes que quiseres e assim concorrer para um prémio que não é nada mau!

    Diverte-te por aqui!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  9. Pois eu acho que:

    "este ano vale a pena ir à Feira de S. Bartolomeu" porque ...

    quem a rica gastronomia trancosense saborear,
    a boa pinga da região (Mêda) provar,
    com o folclore beirã foliar,
    e ao som da musica saltitar,
    nos braços do morfeu irá descançar!

    ahahahh não tenho jeito para rimas ... foi só uma tentativa de imitar a CUSCA ENDIABRADA :))

    Jinhos

    ResponderEliminar
  10. Ola!
    Se foi só uma tentativa,está genial,Pascoalita.
    Pascoalita,a Cusca já ganhou um jantar,agora pode ser a sua vez,quem sabe...
    Ai ai,vai ser 1 bicho de 7 cabeças para escolher,vai vai...Queremos + comentários,Força!
    Jocas

    Lena

    ResponderEliminar
  11. Susanita,

    Ora, menina :) Tenho andado muito ocupada, a cfuidar do bronze eheheh

    Xiiii GANHEI!!!! YUPY!!!

    Oh! Mas não posso estar presente, não te lembras? Qis ceder o prémio ao meu Amigo Zé do canito, mas ele não manifestou interesse, creio que não tinha disponibilidade.

    Mas já tenho um "casal de pombinhos" bem catita que se mostrou entusiasmado com a ideia! Ele alfacinha e ela beirã que por sinal se encontram de férias na Beira, bem próximo de Trancoso (São a Alcina e o Carmo) vou enviar o contacto deles via e-mail, ok? E jáq lhes fiz um ultimato:

    Ai deles que me aparecçam cá sem uma "sardinha doce" ahahahah e mais, faço questão de saber tintim por tintim como tudo correr ... no quero um documentário de página inteira!

    dentadinhas

    ResponderEliminar
  12. Ok, vai em frente! Manda lá esses pombinhos!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  13. "Este ano vale a pena ir á Feira de S. Bartolomeu porque ainda não conheço esta vila mítica nem a sua célebre Feira e assim junto 2 objectivos em 1 viagem apenas!"

    ResponderEliminar
  14. Trancoso, vila famosa com suas fontes e poços, à porta da sua praça vendi eu muitos tremoços!

    Era ainda uma menina, labutando alegremente, eu cantava o dia todo no campo cheio de gente.

    Vindimas, sementeiras, colheitas, regas e afins, eu a nada me negava. E caso eu me esquecesse, um ditado popular a minha mãe me lembrava:

    "trabalho de menino é pouco mas quem o perde é um louco!"

    Por isto e tudo o mais "este ano vale a pena ir à Feira de S. Bartolomeu" em TRANCOSO!

    Eu sei que não cumpri as regras, mas aprendi que "a ordem dos factores é arbitrária" e além disso, "os últimos são os primeiros".

    posto isto, resta-me fazer uma confissão:

    As ninas SUSANA e a CUSCA com o seu jeitinho e subtileza, despertaram-me um sentimento por terras beirãs que se mantinha há muito adormecido.

    Boa noite e tenham um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Após exaustiva pesquisa sobre a cidade de Trancoso, muita coisa descobri e agora não tenho dúvidas em afirmar:

    "Este ano vale a pena ir à Feira de S. Bartolomeu, em Trancoso, porque no restaurante "O MUSEU serve um óptimo vinho espumoso.

    Não sei se era preciso rimar, mas foi o que saiu

    ResponderEliminar
  16. Pascoalita:

    As tuas palavras valem muito para mim! Sei que nas Beiras, por vezes as pessoas beirãs não atribuem o devido valor à sua terra, talves porque estão habituadas a contactar diariamente com a realidade, a cultura...ou mesmo pela baixa auto-estima que possa existir, face a problemas como a desertificação, a emigração, o nº reduzido de empregos ou a baixa inicaiativa empresarial...

    enfim...por vezes é preciso conhecer e viver outras realidades para sabermos que existe uma verdadeira riqueza nessas lindas terras da beira, que merecem a nossa atenção,( e não só,todo o nosso país).

    A começar por mim: foi preciso sair, estudar, viajar, ver outros mundos para descobrir que afinal a nossa terra é linda, com os seus castelos, a sua cultura, a sua História,~que tanto dignificou o nosso país.

    Acho que foi esse o sentimento que despertei à Pascoalita. Se foi, é uma vitória para mim, pois é o sentimento de orgulho pela nossa terra que deve estar presente em cada um de nós.Seja beirã, alentejana, algarvia, minhota, transmontana...enfim...o importante é sermos portugueses e sentirmo-nos como tal.

    Desculpem esse comentário, mas é um desbafo.

    Continuem a participar! Está muito interessante. Até à meia noite de 16 de Agosto, tudo pode acontecer!

    Bjs para todos vocês!

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Bem...parece que estmos quase a fechar a casa...ainda haverá alguém para responder, ou será que estarão todos na festa? O passatempo está quase a treminar...à mei-noite, diremos quem venceu.
    Até lá, estejam à vontade para deitar mais foguetes para a festa!

    ResponderEliminar
  19. Ehpá! Havia aqui um concurso e ninguém me avisou? E agora como faço se não estudei a lição?

    Bem, depois de tudo o que já se disse eu acho que este ano vale mesmo a pena ir à Feira de S. Bartolomeu porque decerto haverá música da boa, tasquinhas cheias de petiscos regionais (o queijo da serra, o presunto, os enchidos, a doçaria, etc.) e claro que não faltará o meu atractivo favorito, o CARROCEL!!! (tem carrrocel, não tem?) Então bora lá todos a Feira de Trancoso!!!

    ResponderEliminar
  20. Olá, Trancoso no Inverno é insuportável ,mas é uma cidade que vale a pena conhecer! A feira de s. Bartolomeu é muito interessante sao tres dias de festa em grande.Eu nao sou de lá mas conheco muito bem.Divirtam-se muito,bom apetite que tasquinhas é o que nao falta, musica , emfim uma festa á maneira!!!! Áh!!! á noite é indispensável um agasalho.

    ResponderEliminar