quarta-feira, 29 de julho de 2009

Um comentário que merece ser postado!

"Olá Susana,

Agradeço imenso o convite feito para nos encontrarmos no festival da melancia no Ladoeiro. Por acaso já tinha ouvido falar, mas nunca lá fui; deve valer bem a pena uma visita.

Tal como disse num comentário que fiz no meu blog, entrei de férias dia 7 de Julho, e fiquei bem longe de computadores e internet, pelo que só agora vi teu convite. Vou-te revelar uma coisa, que se calhar nunca ficou clara nos textos que postei em meu blog: sou filha de Salvaterrenhos, mas tal como muitos filhos daquela terra, também meus pais partiram novos de lá, à procura de uma vida melhor. Pelo que acabei por nascer em Lisboa...

Este blog nasceu como uma forma de homenagear meus avós e antepassados de Salvaterra provenientes, e como forma de incutir a meu filho o orgulho de ter raízes em Salvaterra, e deixar-lhe algumas memórias do que outrora vivi, quando meus avós eram vivos, e também memórias de meus próprios pais. Daí que não resida em Salvaterra, apesar de a trazer no coração.

Vou lá de vez em quando, mais frequentemente no Verão, durante as férias. E foi lá que estive estes dias. Aliás, não sei de sítio melhor para passar férias. Mas, por acaso, mesmo longe da internet, lembrei-me de ti, porque também de Salvaterra se avista a escarpa de Monsanto. E no dia que fui dar uma volta a Penha Garcia, onde ainda se avista melhor, tive vontade de ir até essa bela aldeia que é Monsanto, pois há anos que lá não vou. Foi no dia em que a RTP1 foi fazer o programa a Monsanto. Ainda pensei: vou ao posto de turismo e pergunto pela Susana, para a conhecer. Mas depois acho que a vergonha foi maior, pois não é algo que costume fazer e não gosto de incomodar as pessoas... Era só andar mais um bocadinho, já que estava em Penha Garcia, ali tão perto, mas enfim... São aquelas decisões parvas que às vezes tomamos, que nos fazem perder oportunidades únicas, verdade?

Agora não sei quando voltarei a Salvaterra, mas para o ano, se tiver férias em Julho, combinamos e vamos comer uma bela fatia de melancia, lol...

Quanto ao amigo João Celorico, que não conheço pessoalmente, mas pelo que dá a entender também é filho daquela terra e anda “desterrado”, a ver se depois o convencemos, para que se junte a nós. Claro que não irei sózinha: levo meu filhote, meu mais que tudo e já agora minha querida amiga Ana do Fundão, que, com certeza, também irá gostar do festival da melancia...

Beijinhos e continuação de bom trabalho, a divulgar as nossas belas aldeias. Haja alguém que promova o que temos de melhor..."
28 de Julho de 2009 13:25

Vale a pena conhecer o blogue da Cristina: "Uma aldeia perdida perdida entre montes"



(Slide da Cristina, quando participou na primeira blogagem da Aldeia da minha vida)

***********

A minha resposta:

Querida Cristina:

Obrigada por teres respondido ao convite que te fiz. Não sabes o que perdeste (tu e o João Celorico)... Mas fica combinado , para o próximo ano encontrarmo-nos lá, para nos conhecermos e apreciarmos pessoalmente esse belíssimo festival.
Curioso é que nesse fim de semana também estive em Salvaterra do Extremo a procurar, também por ti... mas apenas tinha um nome... Cristina... e não foi suficiente para as pessoas saberem quem serias... apenas consegui alguma informação do João Celorico... que pena, pois afinal estavas lá... e se calhar até passei pela casa onde estarias hospedada...

Em relação à ideia de perguntar por mim no Posto de Turismo, não irias ter muita sorte, pois eu sou da Mêda (distrito da Guarda), mas vivo em Viseu. Provalvelmente poderiam saber quem sou eu, por causa da "Olho de Turista", porque mantemos contacto com muitas pessoas dessas bandas.

Este blogue, entre outros que criei, têm esse mesmo objectivo: divulgar as nossas terras, especialmente as do interior, que merecem todo o carinho e atenção de todos nós, pela História que carregam, pela cultura, tradições, saberes e acima de tudo, pelas pessoas que nasceram e escolheram viver nesses lugares, com muito sacrifício, trabalho e coragem.


No caso do blogue "Aldeia da Minha Vida" foi pensada para que todos, bloguistas ou não, pudessem ter sua a oportunidade para dar a conhecer a sua terra, tão importante e merecedora de valorização e atenção, como qualquer outra. Foi isso que aconteceu com a primeira Blogagem Colectiva de Junho, com o tema "Aldeia da minha vida" e agora a de Julho, com as "Férias na minha terra" que está já na recta final. Como tenho vindo a referir, dia 31 de Julho serão divulgados os resultados do júri da Olho de Turista sobre esta blogagem.

Entretanto convido-o(a) a participar na próxima blogagem a decorrer em Agosto de 10 a 31 com um tema mesmo a propósito para a ocasião : Festas e Tradições". É uma boa oportunidade para divulgar a sua festa de eleição.



Quem quiser já pode levar este cartaz e enviar o seu texto original (Max. 25 linhas+ 1 foto) pode fazê-lo até dia 8 de Agosto para : aminhaldeia@sapo.pt.

Haverá prémios para o melhor texto e melhor comentário, à semelhança com a blogagem de Julho. Dia 1 de Agosto serão revelados os prémios ( acreditem que valem a pena).

Amanhã cá estarei postando mais alguns comentários que passaram por aqui, merecedores de atenção especial.

Entretanto, fica aqui um brinde (com sumo de melancia) e um pedacito de pão com doce, do festival, para todos vocês que acreditam, participam e acompanham, com carinho estas iniciativas!


Um bejinho para ti ,Cristina, e para todos!

4 comentários:

  1. Passei. Li os textos, e fui espreitar o blogue da Cristina. Só espreitar que ler para mim é impossível. Quero avisar que o meu pc vai logo para a oficina e não sei quando voltarei. Há muito tempo que ele me anda a dar dores de cabeça.
    Um abraço e tudo de bom para si.

    ResponderEliminar
  2. :)) A festa de Monsanto é lindaaa! como as de todas as outras, aliás :))

    Vou-te mandar :)
    Beijinho
    C

    ResponderEliminar
  3. Querida Catarina: estás sempre pronta para mais um desafio! Já tive a oportunidade de assistir à festa da Santa Cruz de Monsanto,este ano, que achei linda! Será que é desta festa de que falas?

    Ficarei então a aguardar pelo teu texto.
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  4. Elvira: Quando as máquinas começam a falhar...é um problema...espero que consigas arranjar o teu pc, bem rapidinho, para ires a tempo de participar ao novo desafio que está a chegar.
    Bjs Susana

    ResponderEliminar