sexta-feira, 10 de julho de 2009

Lagos


Situada no barlavento algarvio, a poucos Km da ponta de Sagres, Lagos é uma cidade cheia de história. Eram lacobrigenses os navegadores que descobriram a Madeira, e de Lagos partiu Gil Eanes para dobrar o Cabo Bojador. Para quem gosta de praia, Lagos tem para todos os gostos. Praias de branco e longo areal envoltas em dunas como a Meia-Praia que o saudoso Zeca Afonso imortalizou, e praias recortadas na falésia, com rochas que mergulham num mar de águas límpidas, até à Ponta da Piedade cujas grutas marítimas merece a pena visitar. De preferência num pequeno barco que pode entrar dentro das grutas e mostrar todo o seu esplendor.Para quem gosta de passeios pedonais, poucas cidades podem oferecer uma tão vasta avenida á beira-mar onde pode passear, enquanto observa a bonita marina, e toda a baixa antiga da cidade com as suas belas muralhas a fortaleza, o mercado. Em gastronomia, Lagos também não pede meças a ninguém. Cataplana de mariscos, feijoada de búzios, carapaus alimados, e chocos com tinta, são algumas das iguarias, que pode provar, além claro das sardinhas assadas, que pode acompanhar com o vinho da região. Nos doces, eu pessoalmente sou fã do bolo de café, embora os doces de amêndoa e figo, sejam os mais conhecidos, bem como o famoso D. Rodrigo. Já famosa é a sua feira do doce, que se realiza no último fim-de-semana de Julho

Escrito por Elvira Carvalho, do blogue "Coisas minhas"
Terra: Lagos ; Distrito de Faro; Portugal

Se acha que este texto é o melhor, vote nele na caixinha de votação presente na barra lateral do blogue, e aproveite para comentar, pois há um prémio para o melhor comentário.

12 comentários:

  1. Lagos é a mais bela cidade do mundo. Pelo menos para mim que nasci lá. Quantas vezes em menino, fugia à escola para ir para a praia. Lembro que havia uma quinta com muitas figueiras perto de casa. Eu saía de casa como se fosse para a escola, chegava a essa quinta escondia os livros, debaixo de uma figueira e enchia a sacola com figos para comer na praia. E depois era uma brincadeira pegada na areia e nas ondas, até ao dia que o meu pai informado pela professora que eu não aparecia nas aulas, me seguiu e me trouxe até à escola preso por uma orelha. Caramba que ainda hoje parece que me doí a dita cuja.
    José Carvalho
    Eu participo

    ResponderEliminar
  2. Tenho de Lagos a memória de infância de idas à lota fresca :) os doces regionais numa senhora com uma lojinha pequena, de esquina, que penso ainda exista), o monumento ao Infante, algo estranho porque diferente, onde todos os anos tirávamos fotografias :) e os gelados, cones carregados de doce, maiores que nós!

    Gostei muito deste texto Elvira, parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Elvira, Lagos deve ser o paraíso. Tenho visto fotos em blogs amigos e o teu texto vem confirmar o que sempre digo: não é preciso sair de Portugal para se fazer um turismo de qualidade e que nos dê tanto prazer, quer seja nas paisagens quanto na gastronomia.

    Voto em ti.

    ResponderEliminar
  4. Ai se eu pudeesse estar aí no último fim de semana, é claro que assistiria a essa feira famosa!

    Lagos tem de facto belas praias, com a sua água bem meiguinha e quentinha no Verão!

    Obrigada pela participação e contributo nesta blogagem!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a Pitanga: Não é preciso sair de Portugal, com tanta coisa linda para conhecer, quer em contexto de férias, lazer, quer em contexto de fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Aqui vai o meu comentário:

    LAGOS

    Da cabeça não me sai
    “o comentário melhor”,
    o meu, amiga, aqui vai,
    apanhe-o se faz favor!

    Outra não, por favor!
    Já sei que Lagos é “gira”,
    respeito o seu fervor,
    mas me desculpe Elvira.

    Podem, até, ser vizinhas
    mas, claro que não sei.
    São só “Coisas minhas”
    e para esse peditório já dei!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  7. JJ
    Se não votasses em Lagos eu não fechava a boca de espanto o resto da vida............

    ResponderEliminar
  8. once
    Vejo que conhece bem Lagos. Meu marido nasceu lá e durante muitos anos fizemos férias de Verão lá.
    Mas o monumento estranho que descreve, é do D. Sebastião e não do Infante. Embora em Lagos também exista um monumento do Infante esse é o monumento clássico que toda a gente conhece. O monumento do rei D. Sebastião esse sim é estranho, é um jovem imberbe, que tem pousado a seu lado um elmo que mais parece um capacete de motard, e no qual as crianças gostam de fotografadas.
    Obrigada pelo seu comentário

    ResponderEliminar
  9. pitanga
    Paraísos não existem amiga. Mas Lagos é das cidades que conheço, uma das mais bonitas. E há muito mais do que aquilo que aqui foi descrito.
    Um dia ainda nos vamos encontrar por lá nas férias.
    Obrigada pelo comentário e pelo voto

    ResponderEliminar
  10. Susana.
    E porque não ir até lá?
    Obrigada pela comentário.

    ResponderEliminar
  11. João Celorico
    Curiosa a sua maneira de comentar. E difícil.
    Agradecimentos redobrados pelo comentário.
    Não sou de Lagos, ali o JJ meu marido é que é de lá. Eu sou "camarra". De alma e coração. Quanto aos votos, é o que menos me importa nestes eventos. Conhecer novas terras novas gentes é muito mais interessante não acha?

    ResponderEliminar
  12. Cara Elvira,
    eu é que agradeço o seu comentário, porque julgava que o meu texto teria a tão falada gripe A!
    Não se preocupe! Eu não esperava um comentário de crítica poético-literária, tão só e apenas que alguém me dissesse, ou perguntasse, mas que raio de terra é essa? Onde é que fica? Está no mapa? Quanto à pseudo-poesia, é só para enfeitar!
    De raízes "camarras" até não lhe devia ser difícil comentar. Além de povo trabalhador, maioria operária, a CULTURA (com maiúscula)não lhe é estranha. Os Penicheiros e os Franceses para alguma coisa serviam e servem!
    Frase comum aí parece ser o "Eh pá, eh! Vamos ver os códradinhos?". Sobre essa terra conheço algumas estórias "sórdidas" que não ficaria bem aqui referir.

    É tudo por hoje, o meu bem haja e felicidades!

    João Celorico

    ResponderEliminar