quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O CARNAVAL E AS SUAS TRADIÇÕES


Adivinhem lá qual vai ser o disfarce da Aldeia este ano? Hum…não podemos revelar antecipadamente… Foliões, já estão preparados? Aqui, também iremos ter um desfile. No dia 10, teremos o cortejo de textos da Blogagem de Fevereiro. Tudo cheio de cor e folia, música e alegria. A diversão está prometida. O Entrudo anda escondido. Vamos sambar, vamos dançar o Vira. Ninguém levará a mal, pois é Carnaval!

Apesar de não ser grande apreciadora do Carnaval, decidi investigar os seus segredos. Sabiam que este período de festas era marcado pelo "adeus à carne", daí o nome "Carnaval". E nesse momento, juntavam-se vários festejos populares. Cada cidade tinha costumes e brincadeiras diferentes. No entanto, o Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, resulta do século XIX, através da sociedade vitoriana. E mais, fiquei espantada quando li que a cidade de Paris “foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo” e que cidades como Nice, Nova Orléans, Toronto e Rio de Janeiro nela se inspiraram. Actualmente, nada resta disso na capital francesa. E nas vossas cidades, vilas e aldeias? O que subsiste da quadra carnavalesca? Vamos fazer do Desfile da Aldeia, o maior do Mundo! De pluma na mão, venham daí mascarados para a melhor Parada de histórias e contos de “Carnaval e as suas tradições”!

Recordo: o texto tem um limite de 25 linhas e deve ser acompanhado de foto, título e link do respectivo blog. Pode sempre incluir um vídeo no lugar da foto ou dar o link do mesmo. Não se esqueça de enviar tudo direitinho para o mail aminhaldeia@sapo.pt até dia 8 de Fevereiro!
*
Entretanto, aproveite para comentar os textos da Blogagem de Janeiro e neles votar. Pois, estamos ansiosas por descobrir os nomes dos 3 felizardos que irão pernoitar no Hotel Mira Serra e degustar um óptimo pequeno-almoço com vista para a Serra da Estrela!

8 comentários:

  1. Cara Helena,

    obrigado pelo comentário, pelo que retribuo. É necessário ser cuidadoso quando nos referimos ao Carnaval. Aqui em Trás os Montes chamamo-lo de Entrudo, e ambas as palavras parecem ter origem bem antiga: o Carrus Navales romano e medieval, protótipo dos actuais carros onde desfilam desde as escolas de samba aos carnavais da Mealhada, e o Intróito, ou introdução à Quaresma. De igual forma, o Carnaval não é sinónimo de samba: essas referências relacionam-se com a sociedade de espectáculo e com os mapas cognitivos das nossas sociedades pouco informadas do nosso património cultural material e imaterial. O Entrudo em Trás os Montes é um misto do antigo e do moderno, pois Benjamim Pereira revela que, quando recolheu algumas das tradições que hoje fazem notícias, estas eram realizadas por um punhado escasso de moços. Um abraço de Trás os Montes.

    ResponderEliminar
  2. Amiga tem um presente para si no meu blog.
    Deixo um carinho de amizade.
    Bj
    Manuela

    http://www.simplesmentemanuela.com

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Retribuímos a simpática visita ao nosso espaço Verde, centro do universo,para nós, que é Parambos a aldeia mais Sportinguista.
    Tal como diz o Bloguista Ricardo Almeida, Uma saudação especial para ele, por cá quem manda(va) é o ENTRUDO, brincalhão, trapalhão e "embusteiro" embora actualmente o poder comercial imponha aos mais novos as máscaras "mad in china".
    Registamos a vossa iniciativa, interessante, que vamos pensar em participar.
    Saudações com a nossa amizade.
    At Ento

    ResponderEliminar
  4. O BLOG INTERAÇÃO DE AMIGOS, JÁ FEZ A SUA CHAMADA.
    AGORA É SÓ PARTICIPAR.
    UM GRANDE ABRAÇO A TODAS..
    tEM UM SELO DE 40 MIL NA CURIOSA. PASSE LÁ E PEGUE.
    UM BOM FINAL DE SEMANA PARA VCS.
    SANDRA

    ResponderEliminar
  5. Olá, Lenita :)*

    Muito interessante, mas lamento dizer que desta vez me será difícil participar por vários motivos:

    - Falta de tempo,
    - Falta de imaginação/inspiração;
    - Ainda porque, o acesso à página me cria problemas no PC quando acedo no trabalho.

    Mas tentarei participar dentro do possível

    jinhos

    ResponderEliminar
  6. Amiga Helena,

    Percebi a indirecta de andar a pensar no Carnaval :))) lamento mas não vai dar mesmo.
    Ando em Campanha Por Limpar Portugal, sou a coordenadora para Vila Nova de Cerveira.
    Depois tenho todo o resto...mais os Blogues que já sentem a minha ausência....ahahahhahah!

    Olha querida, deixa passar 20 de Março e depois falamos.

    Vai dando notícias, eu farei o mesmo.

    Muitos beijinhos a todos os membros dessa equipa magnífica.
    Não posso deixar de louvar a minha queria amiga Lourdes, pelo seu gesto de doar o seu prémio à Isabela.

    Isabela, se me leres, entra em contacto comigo, gostava que fossemos amigas.

    Mais beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Cara Helena,
    Que pena só ter-me alertado hoje pra essa Postagem!
    Gosto muito do trabalho coletivo. Acho-o por demais enriquecedor. No Blog Eterno Aprendiz, postei alguma coisa sobre essa festa, sobretudo, como ela é comemorada aqui na Bahia. Também postei letras das marchinhas que gostávamos de cantar e que até hoje cantarolo, sempre nessa época para o meu deleite e surpresa dos mais jovens que ficam me perguntando de onde desenterrei tudo isso. Quando der faça-me uma visita. Encontrei a chamada no Blog Interação de Amigos da Sandra.
    Seguir muitos Blogs, às vezes dá nisso. Ficamos alguns dias sem fazer visitas e perdemos a oportunidade de participar de algo tão gratificante. Por isso, estarei te seguindo a partir de hoje, para que me notifiques sempre desses "encontros". Estarei presente em todos que puder. Bom carnaval pra ti. Tem um selinho de seguidor e também um comemorativo do Carnaval 2010. Sinta-se à vontade para trazê-lo.
    Beijos!!!
    Telva Tanajura

    ResponderEliminar
  8. AGORA É SÓ PASSAR NA INTERAÇÃO E CURTIR ESTA LINDA FOLIA.
    SANDRA

    AGRADEÇO QUEM JÁ PASOU POR AQUI..
    SANDRA

    ResponderEliminar