segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

AS JANEIRAS DOS “BAZÓFIAS”




Vale de Azares, 1 de Janeiro de 2010. Já o sol ia alto e mais uma vez a aldeia entra em festa para o novo ano! O estandarte abre caminho - Alto! Que lá vem a nossa banda de música - diz quem passa. As tubas definem o alinhamento das filas marchando, os bombardinos com um timbre maravilhoso completam a harmonia enquanto os trombones marcam a contratempo. Atrás, o coro, também ele constituído por membros da Banda Filarmónica, iam andando.

As pessoas aplaudiram, deitaram flores das janelas e deram-nos momentos fantásticos. a todas as casas que íamos, o coro passava para a dianteira da banda e cantavamse as janeiras e em todas as casas fomos bem recebidos. Os senhores iam à adega buscar um "tintinho" ou uma "aguinha ardente", as senhoras traziam filhós e rissóis enquanto que o cheiro a lenha queimada que ainda permanecia da fogueira de Natal nos trazia as lembranças da semana anterior. Outros preferiam dar dinheiro para a Associação o que também dá para aliviar as despesas.

São mais de 200 anos ao serviço da música e da cultura honrando o povo e a freguesia de Vale de Azares é assim que se pode definir aquela que é a única banda do concelho de Celorico da Beira, a Banda Filarmónica da Associação Juvenil "Os Bazófias" de Vale de Azares que todos os anos, assim como este, sai à rua para cantar as janeiras e desejar um bom ano ao seu povo. Na nossa associação só "trabalhamos" com um fim: o de divulgar a música fazendo o que mais gostamos e as janeiras não são excepção.

Escrito por Carla Santos, do blog Banda Filarmónica “Os Bazófias” de Vale de Azares e membro da Banda

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Janeiro. Aproveite e comente. Quem sabe, será seleccionado para Melhor Comentário!

9 comentários:

  1. Olá!
    Queria agradecer a minha amiga Carla Santos pela sua primeira participação na Aldeia,espero contar com mais ;) e pelo trabalho admirável dessa Banda que divulga música,faz o que gosta,mas sobretudo anima uma aldeia muito bonita num concelho que merece.E isso nota-se no acolhimento fantástico e reconhecimento das pessoas de lá.
    Parabéns e continuação de um óptimo trabalho por mais 200 anos. :) Feliz Ano!

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Óptimo trabalho têm feito as Bandas Filarmónicas na difusão da nossa cultura popular. É pena que nem todas ponham em prática esta dinâmica de perpectuar os nossos valores.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ena, ena! "Janeiras cantadas por profissionais" não é para todos!!! Para que conste, na minha aldeia, Freches concelho de Trancoso, existiu durante muitos anos uma banda filarmónia que deu muito que falar!!!

    Creio já me ter cruzado com essa Banda Filarmónica, mas tendo em conta a época do ano, certamente cantavam aos Santos Populares ou algo que o valha eheheh

    Gostei do texto

    ResponderEliminar
  4. LENA TEM RESPOSTA PRA TI LÁ NO COISAS SIMPLES DA DINA e VAI SEGUIR CORREIO.

    beijos bela e o Santoro mandou perguntar por ti.

    ResponderEliminar
  5. Parabens pela iniciativa, é muito bom ver que ainda existe quem continue com as tradições.
    Em freches não existiu, ainda existe banda, duvido que cantassem aos santos populares.
    Parabens aos Bazófias, continuem com imenso sucesso.

    Bom texto

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Achei muito interessante essa iniciativa da blogagem, com direito a cartaz e tudo! :)

    Se quiser poderá construir um texto (um pouco mais longo que o que colocou no comentário e enviá-lo para mim, que eu publicá-lo-ei com todo o gosto no www.festacarnaval.com, para divulgar a iniciativa.

    Parabéns.

    Abraço,

    Vítor

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Como não podia deixar de ser, este texto, por maioria de razões, também merece a minha "Joaneira"!

    Numa terra, Vale de Azares,
    há quem muito se importe,
    fazendo que seus cantares
    a tornem em “Vale da Sorte”!

    Que ninguém se espante
    ao ver a banda passar
    levando a tuba adiante
    e atrás o coro, a andar!

    Logo que a banda parava,
    o coro passava à frente
    e as Janeiras cantava,
    p’rá alegria da gente!

    Mais de 200 anos de cultura,
    dizem, terá esta Associação
    que mantém, assim, bem pura,
    tão antiga e bela tradição!

    A Banda, não está senil
    e, apesar da velha idade,
    é uma Associação Juvenil!
    Só “Bazófias”, na verdade!

    E é com este verso final
    que eu por aqui me fico,
    verso de igual para igual,
    de Celorico para Celorico!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  8. Em Canas de Senhorim, (agora não sei, mas quando eu fiz o meu estágio, há 15 anos atrás,) também eram os professores que se juntavam, afinavam as gargantas e todos juntos "desafinavam" de porta em porta a pedir as Janeiras... Foi um ano muito agradável em que sempre que podíamos participavamos com a comunidade em acções que promovessem o convívio entre todos. Magusto, Janeiras, Carnaval, e por aí adiante.
    O mais importante que levamos da vida é o tempo que passamos com a nossa família do coração, os nossos amigos, por isso venham as actividades que eu cá estou para participar!
    Parabéns pelo texto e parabéns ao João pela veia poética.
    Cumprimentos, Ana Paula Ferreira

    ResponderEliminar
  9. Fico feliz por ver que as Janeiras ainda não estao esquecidas. E apesar do frio tipico da época as pessoas ainda saiem de casa para desejar um bom ano aos seus conterrâneos. Ainda mais e´de louvar é ser um grupo e jovens que fazem reviver estas tradições, para além de dar música por onde passam.
    Parabéns Bazófias.

    Francisco Fonseca

    ResponderEliminar