segunda-feira, 21 de junho de 2010

Capeia Arraiana participa no Encontro de Bloggers

O Capeia Arraiana foi convidado – e aceitou reconhecido – para estar presente neste 1.º Encontro de Bloggers em Trancoso. Este artigo que está a ser editado, em directo, durante a nossa participação enquanto oradores é um resumo da história deste espaço de informação, debate de ideias e defesa das tradições da região raiana do Sabugal e das terras beirãs do distrito da Guarda.


Este espaço interactivo nasceu em Dezembro de 2006, do sonho de dois sabugalenses radicados em Lisboa. O amor às terras de origem, impeliu-nos na aventura de criar em ambiente multimédia, através da internet, um espaço de informação e de debate acerca do concelho do Sabugal e da sua região envolvente.
Movia-nos o gosto pelas nossas terras, pelo povo humilde o corajoso que as habita e espírito de serviço. Éramos independentes e livres, condições de partida essencial para o lançamento de um projecto desta natureza.

Idealizámos assim o Blogue Capeia Arraiana, em homenagem à maior e mais genuína tradição das terras raianas do concelho do Sabugal. Capeia Arraiana é uma tourada de raiz popular em que o toiro é desafiado numa praça improvisada com recurso ao um enorme triângulo de madeira, a que pegam entre 20 a 30 rapazes. Definimos uma estrutura para o espaço, estabelecemos categorias, adoptamos um Estatuto Editorial, procurámos colaborações e avançámos na aventura. Para que nada falhasse estabelecemos um objectivo: inserir todos os dias um novo post, para que o blogue ganhasse vida e cativasse o interesse dos leitores. Depressa se verificou que o espaço chamou a atenção de muita gente, sobretudo sabugalenses, nomeadamente os que estão radicados pelos quatro cantos do mundo. À carência de notícias e de assuntos para publicar, sucedeu-se a dificuldade de seleccionar o que tinha maior interesse, tal o manancial de noticias e de pedidos de publicação e de divulgação que nos chegaravam.

Procurámos opinadores, fizemos entrevistas, elaborámos reportagens, anunciámos e cobrimos eventos. Tornámo-nos, sem falsas modéstias, num autêntico órgão de comunicação regional, bem aceite pelo público-alvo, atendendo às imensas reacções positivas que recebemos.

Pontos altos
Foram para nós momentos inolvidáveis a colaboração na organização e cobertura de alguns eventos levados ao concelho do Sabugal, como a concentração de Porches, a homenagem ao escritor Manuel António Pina ou a realização do primeiro Capítulo da Confraria do Bucho Raiano. Também houve momentos de tensão, em que a gestão do espaço, face às pressões e às reacções perante o que foi publicado se tornou um exercício delicado. O ponto alto dessa tensão no decurso da última campanha eleitoral autárquica, em de Outubro de 2009. A disputa intensa entre as candidaturas levou-nos a ter de equilibrar a publicações de notícias, e a gerir cuidadosamente o espaço dos comentários, procurando estar sempre em cima dos acontecimentos e antecipando alguns dos cenários que se verificaram. O ponto mais alto viveu-se porém recentemente, em 3 de Junho de 2010, com o atingir da meta do primeiro milhão de leitores únicos, de acordo com a contagem do sitemeter. Para assinalarmos o momento realizámos uma iniciativa inédita na região em termos de comunicação: fomos à Assembleia da República, de parceria com a Local Visão Tv da Guarda, e entrevistámos os quatro deputados eleitos pelo distrito.


Espaço de opinião
Procurámos pessoas de diversos quadrantes, mais ou menos ligadas às nossas terras raianas, conseguindo reunir excelentes contributos. Destacamos o nosso amigo António Emídio, que está aqui presente, que todas as terças-feiras publica um interessante e muito apreciado artigo de opinião. Igualmente salientamos a publicação sucessiva de opiniões como as do escritor e pensador Pinharanda Gomes, o historiador Adérito Tavares, os escritores Manuel Leal Freire e Jorge Martins, o advogado Joaquim Valente, o presidente da Assembleia Municipal do Sabugal Ramiro Matos e o vice-presidente da Câmara de Penamacor António Cabanas.

Parcerias
O projecto Capeia Arraiana não teria vingado sem as colaborações e as parcerias que foram estabelecidas. Nelas se destaca a colaboração permanente com a Casa do Castelo, da Natália Bispo, também aqui presente, que nos deu apoio, ajudando-nos a superar as dificuldades advindas da distância. O mesmo dizemos da Local Visão TV da Guarda, com a qual fizemos um debate entre candidatos autárquicos e as entrevistas aos deputados que já referimos. Também obtivemos preciosas colaborações como a da Rádio Caria.

O futuro do projecto
Somos independentes de todos os tipos de poder. Não estamos sujeitos a qualquer controlo limitador da nossa livre iniciativa, não dependemos até hoje de subsídios nem de favores. Seguimos o nosso caminho olhando em frente, procurando servir cada vez melhor o nosso objectivo de informar. Assim iremos continuar, de desafio em desafio, superando obstáculos e contornado todas as dificuldades.

Administração do Capeia Arraiana
José Carlos Lages e Paulo Leitão Batista

4 comentários:

  1. Parabéns pela bela postagem.
    Pelo visto foi realemtne, um belo encontro.
    Hoje ainda estava a pensar em vcs da aldeia.
    Quando abro o blog da interação, quem vejo?
    a Helena, mais uma vez me convidando a participar da coletiva. Muito obrigado.
    Carinhosamente,
    deixo o meu forte abraço a todos.
    Sandra

    Vou participar,sim.
    Vou oservar tudo direitinho e depois avisarei. A interação vai estar provavelmente, nesta.
    Um beijão.

    ResponderEliminar
  2. E no fim da entrevista aos deputados contaram os gravadores? Não faltava nada?

    ResponderEliminar
  3. Olá Capeia!
    Parabéns pela vossa intervenção no dia 10 e mais uma vez obrigado por terem estado presentes nesse grande dia de festa e convívio.

    Boa pergunta, Rafeiro...ai os gravadores...

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Os meus cumprimentos aos bloggers da "Capeia Arraiana".

    É digno dos maiores encómios todo o vosso esforço em prol das terras da vossa região. Imagino quanta dedicação é necessária e quanta incompreensão, por vezes, é recebida. Porém, ficaria de mal comigo mesmo se não deixasse aqui aquilo que já expressei, há cerca de 1 ano, noutra blogagem. É apenas a minha opinião e não significa menos respeito pelo vosso trabalho.

    Brinquem entre os mais,
    e esqueçam a tradição,
    pois os pobres animais
    já muito eles nos dão!

    Diz, exclusiva a tradição!
    Argumento que não é novo.
    Só se invoca essa razão,
    p’rás tropelias do povo!

    Tradição em homenagem
    ao boi, esse coitado.
    Será que algum personagem
    gostava de ser capeado?

    Eu tenho que, cá para mim
    e, digo-o por ser verdade,
    que as pessoas, essas sim,
    têm grande potencialidade.

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar