quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aldeia da minha vida faz hoje um anito!



Sou blogger há cerca de dois anos. E posso dizer que, não foi fácil, para quem pouco mexia nessas coisas de emails, internet. Poder escrever e postar facilmente textos na internet, sem a ajuda de informáticos ou de terceiros, agradou-me imenso.

Fiquei verdadeiramente viciada do teclado… podem perguntar ao Serafim quantas vezes ia dormir a pensar nos blogues.E o culpado disso tudo foi um grande amigo e colega de faculdade, também ele um bloguista daqueles que não tem papas na língua. Trata-se do José Carreira, do blogue “Cegueira Lusa”. Foi ele que me ensinou a criar o meu primeiro blogue : “Susitour, com Olho de Turista” .

Nessa altura ele sabia que tinha enveredado pela área da Promoção Turística e aconselhou-me a criar um blogue, para obter feed-back, junto do público em geral.

Entrei num mundo que até aí não imaginava existir. Poder entrar em contacto com outras pessoas, incluindo do outro lado do mundo, a uma distância de um clique, tornava aliciante a tarefa. Graças ao blogue conheci imensa gente, que de outra forma seria improvável algum dia tomar conhecimento delas.

Descobri que o bloggers era um mundo cheio de possibilidades.De dia para dia nasciam blogues novos, com variados temas para todos os gostos. Passado algum tempo, achei que o primeiro blogue não era suficiente. Tinha assuntos de outra natureza para explorar e partilhar com todos os bloguistas.

Nasceu então o Clube das Mulheres Beirãs. A minha ideia inicial era criar um clube, para convidar várias senhoras da beira a participarem activamente, debatendo temas variados, na óptica feminina. Os meus esforços pareciam ir em vão… face à vida activa de muitas delas, a ideia de preencher o pouco tempo livre agarradas ao computador parecia assustá-las. Compreendia bem a situação delas, mas não desisti da ideia. Tinha que as homenagear de alguma forma. A Força, a Coragem, a Determinação e a Experiência dessas mulheres tinha que ser objecto de admiração e de exemplo para todos nós.

Foi então que decidi dar-lhes um lugar “ao sol”, pelo menos uma vez na vida. Ao longo do tempo passaram mulheres beirãs, de várias localidades, cheias de histórias fantásticas! A minha querida avó, há pouco tempo falecida, foi uma das primeiras privilegiadas. Empresárias, donas de casa, camponesas, médicas, professoras, entre tantas outras, mostraram o seu valor como mães, filhas, netas e, acima de tudo, como mulheres, com a partilha das suas histórias de vida.

No entanto, tinha outros assuntos também importantes para partilhar, que diziam respeito à minha formação e às minhas raízes: o Património, a História, a Natureza, a Cultura das nossas aldeias.

Estava a amadurecer uma ideia ligada ao projecto das Aldeias Históricas de Portugal, em que Marialva, uma das aldeias do meu coração, se encontra inserida. Localizadas em três distritos da Beira interior (Guarda, Coimbra e Castelo Branco), foram distinguidas 12 aldeias: Almeida, Belmonte, Castelo Rodrigo, Castelo Mendo, Castelo Novo, Marialva, Trancoso, Sortelha, Monsanto, Idanha-a- Velha, Piódão e Linhares.

Nos anos 90 foram bastante divulgadas pelo país fora. Essa euforia depressa se converteu no silêncio. As aldeias corriam um grande risco de caírem no esquecimento. Achei que poderia fazer algo por elas, criando um blogue, sobre as suas gentes, as tradições e a sua História. Esse blogue ensinou-me imenso: para além daquela que já conhecia desde pequena, descobri as outras aldeias, que me prenderam a atenção, no primeiro minuto. A interacção com as pessoas que seguiam este blogue, incluindo do Brasil, motivaram o meu trabalho, feito por amor “à camisola.”


Atrás desse blogue, veio outro, o da Aldeia da Minha Vida, com o intuito de dar espaço a tantas outras aldeias espalhadas pelo nosso país, desde os Trás-os-Montes ao Algarve.

Achei que deveria fazer algo diferente: dar a possibilidade de os bloguistas e não bloguistas, postarem sobre as suas aldeias em simultâneo na Aldeia e nos respectivos blogues.

Dessa forma permitiu a divulgação e a interacção colectiva entre todos os participantes. Aqui todos podiam falar sobre uma aldeia nas variadas circunstâncias...aquela que...:

-  nos viu nascer, crescer e que a diversidade da vida, nos obrigou a afastar-nos dela, em busca de sonhos.

-  simplesmente, nos apaixonou , num passeio de domingo pelos recantos do interior.


Esta foi a minha proposta, feita exactamente há uma ano atrás. Ao longo desse tempo a Aldeia da minha vida recebeu a participação de vários bloguistas. Foram vários os momentos altos da Aldeia que marcaram a diferença.Conhecemos e interagimos com muitas pessoas de vários pontos do mundo que têm gosto em partilhar experiências vividas nas suas aldeias. Abordámos em conjunto vários temas sobre as aldeias e tudo o que liga a elas, como as tradições, costumes, as férias…

Quem nos acompanhou e acompanha, sabe que foi a Aldeia a responsável pelo nascimento do nosso bloguista, o poeta João Celorico, que tanto gosta da sua linda aldeia – Salvaterra do Extremo;

Culpem a Aldeia por colocar no mapa a aldeia da Cabeça, muito bem representada pelo nosso amigo, José Pinto.

Difícil é de esquecer os amigos da casa, que desde o primeiro minuto abraçaram a Aldeia: Pascoalita, a Elvira , o António Regly, o Sr. Acácio , o Sr Artur Couto, a Cristina, a Eugénia da Cruz, entre tantos outros.

Depois de um ano, achei que seria oportuno reunir todos os nossos amigos para fazermos uma blogagem colectiva diferente: Um encontro de Bloggers.

Após  tantas emoções partilhadas à volta da Aldeia, criada como uma autêntica sala virtual de convívio, chegou a hora de nos sentarmos, cara a cara, numa sala real, sem teclados nem ratos, como intermediários. Olhos nos olhos vamos escutar a melodia das palavras, que no mundo virtual permanecem quietas no silêncio.

Agora chegou também a hora de revelar a Aldeia da minha vida!

Adivinhem qual será!

Dia 12 ficarão a saber mais, até lá!

1 comentário:

  1. Parabéns Susana, parabéns Aldeia da Minha Vida por esse primeiro ano de descobertas, conquistas e partilhas !
    "Descobrir" o Aldeia foi uma agradável surpresa para mim, brasileira filha de portugueses que no início do século passado deixaram sua terra para trás, mas a conservaram na lembrança e a mostraram, desssa forma, aos filhos e netos.

    Conhecer, ainda que virtualmente, cada aldeia de Portugal tem sido uma viagem ao passado-presente, um encontro com minhas raízes e uma homenagem aos meus ancestrais.

    Poder estar com vocês, amigos de além-mar, é uma oportunidade única de estreitar nossos laços de amizade e carinho, fortalecendo cada vez mais a união Brasil-Portugal.

    Beijos

    ResponderEliminar