domingo, 14 de março de 2010

UM OLHAR VIAJANTE

(Recuperação da Capela de Anteporta)

"Aldeia do meu Pai, Mãe e Minha, Anteporta, assim se chama, é uma pequena e rústica aldeia no concelho e freguesia de Rio Maior, distrito de Santarém onde habitam pessoas com muitas histórias para contar.

O rio Maior, que atravessa a cidade de Rio Maior dando-lhe nome, percorre também esta aldeia onde se situava nos tempos antigos uma porta de água que ajudava a controlar as dádivas vindas da natureza. Situando-se antes da porta de água, dia nasceu o seu nome: Anteporta.

Terra de homens e mulheres do campo. Destaca-se a Capela de Santo António, restaurada no passado ano de 2008 com todo o esforço da população para não perder este bem que acima de crenças religiosas, é um lugar de todos. Tal como a sua fonte pública e a sua associação recreativa que juntamente com os vários fontenários espalhados por ela fornecem alguns dos seus serviços mais essenciais.

Mas a verdade é que embora muitíssimo bem localizada, tal como muitas outras aldeias de Portugal, esta está a ficar cada vez mais desertificada, onde os jovens não se estabelecem e a população envelhecida também não permite muita evolução. Contudo ainda hoje sempre que se sai á rua, podemos ouvir um saudoso “Bom Dia” pela população vizinha. Porque com todos os seus contras, também existem os seus prós!"

Escrito por Tânia F.P. Barreira, do blog OlharViajante

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Março. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

6 comentários:

  1. Olá Tânia!
    Na região de Santarém,só conheço a bela terra de Coruche.E gostei muito.Tenho de explorar melhor a região quando tiver disponibilidade.Pelo seu texto,já deu para perceber que as gentes de lá são acolhedoras e amistosas :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Bomdia Tânia!
    Já me contaram que a região de Santarém,e em particular Rio Maior,é lindíssima na época da Primavera.Um casal meu amigo pernoitou lá numa quinta e adoraram.Quem sabe,não sigo o exemplo.O seu texto desperta a curiosidade.

    Beijos
    Liliana Rito

    ResponderEliminar
  3. Olá Helena!
    Embora por lá ter passado já diversas muitas vezes, só recentemente conheci decentemente a vila de Coruche, e sem dúvida é uma vila muito simpática, tal como todo o "meu" acolhedor Ribatejo que se deve sem dívida alguma visitar!

    Convido todos a conhecer!

    Beijos
    Tânia Barreira

    ResponderEliminar
  4. Olá Liliana
    Realmente o Ribatejo é lindissimo e tenho muito orgulho da minha cidade, mas eu sou suspeita para falar! Visite sem dúvida alguma, tenho a certeza que vai gostar!

    Beijos
    Tânia Barreira

    ResponderEliminar
  5. Olá, Tânia!

    É esta uma terra desertificada, como vai havendo muitas mas em que o respeito e a amizade pelo próximo não são figuras de retórica e onde até o estranho é recebido com um “Deus o salve”!
    Modos que se vão perdendo, infelizmente.

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  6. Olá João!
    Peço desculpa pela demora na resposta... Sim de facto é verdade.. muita coisa se vai perdendo, mas a verdade é que em muitos casos o companheirismo entre os habitantes locais sem se intrometerem demasiado na vida alheia, me conquista!

    Beijos
    Tânia Barreira

    ResponderEliminar