sábado, 20 de março de 2010

MINHA TERRA AMADA - TERRA DO MEU PAI



Este meu pequeno texto tem como razão fundamental, apenas e tão só, a de prestar uma singela homenagem à terra do meu muito querido e já falecido pai, actualmente também minha por adopção. Quase sempre com o mesmo título, escrevi vários textos como podem ler e obter mais informação neste, o penúltimo.

Vila Nova de Cerveira tem uma localização invejável, encontra-se a apenas cerca de oito kms de Espanha, dez de Caminha e a uma hora de distância do Porto.
Nesta vila idílica, existe uma enorme variedade de lugares inesquecíveis de beleza singular a visitar. Vejam estas imagens.

A primeira que saliento é o centro da vila em cujo coração se encontra a actual Pousada D.Diniz (neste momento, fechada para obras), situada dentro da fortaleza que foi a antiga vila.
A belíssima Igreja Matriz, o Solar dos Castros onde funciona a Biblioteca Municipal e existem constantes exposições de Arte nas salas contíguas…
O Aquamuseu com o seu lontrário assim como os diversos aquários, mostrando todas as diferentes espécies de peixe ainda abundantes no rio Minho desde a sua nascente até à foz e ainda o Parque de lazer que o envolve.
Destaco ainda a praia fluvial da Lenta muito perto do Inatel, o Convento de Sampaio com os seus jardins frondosos, uma capela singular e o seu museu permanente, onde se expõem obras do pintor/escultor José Rodrigues bem como de outros tantos famosos artistas. Poderão ler mais aqui e ver as belas fotos.
Lá bem no topo da montanha mais alta, o Cervo, símbolo da Vila, assim como a Sra. da Encarnação cujas vistas são esplendorosas e abrangem todas as vilas portuguesas bem como galegas e ainda a Foz do Minho.
O rio reflecte não só a exuberância da sua esplendorosa vegetação, em diferentes tons de verde, mas também raras imagens de espécies migratórias de aves.
Venham conhecer melhor a Vila D'Artes, Terras de Cervaria. A sua fabulosa gastronomia, a simpatia e hospitalidade das suas gentes e ficarão apaixonados tal como eu.

Escrito por Fernanda Ferreira

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Março. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário.

58 comentários:

  1. Querida Mãe,

    No dia do pai foi publicado o teu texto que fala da nossa terra adoptada e muito amada, terra do teu pai, meu avó.Feliz coincidência!!!

    Esta é sem dúvida uma alegria imensa que me foi dada. Sinto-me felicíssimo e muitíssimo orgulhoso, mais uma vez, de tudo o que tu fazes e de seres exactamente como és.
    Em plena Campanha por Limpar Portugal, sendo coordenadora por Cerveira, com tanto trabalho, conseguiste fazer um trabalho perfeito, lindo, que mostra Cerveira plenamente e na sua plenitude.

    Parabéns!!! Mereces um beijão.

    Voltarei para te apoiar e trarei como sempre os amigos.

    Ainda bem que fui o primeiro a comentar :)))
    Beijos
    Pedro Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Amiga Ná
    Fizeste uma bela e realista descrição da terra do teu pai, que tu escolheste também para viver. Não conheço muito bem Vila Nova de Cerveira, mas conheço o suficiente para concordar contigo. É mesmo uma localidade muito bonita e merecedora duma visita. Já passei um agradável fim de semana na Casa da Anta e adorei a região.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  3. Mesmo sendo suspeito, pelas razões óbvias, considero o teu texto, que providencia a possibilidade através dos links usados de ver como a terra do teu pai é fabulosa, um verdadeiro paraíso, um excelente trabalho.

    Como é teu apanágio, o texto é claro, está muito bem estruturado, muito bem escrito, e acima de tudo revela a tua paixão por esta Vila que agora também é a nossa por opção e pura paixão.

    O teu pai, esteja onde estiver não poderá estar mais feliz.

    Parabéns.

    Beijo
    José Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Que bela homenagem Fizeste ao teu Pai Fernanda....quisera eu saber relatar assim tão bem sobre o meu Pai...mas vc fez isso com muia diplomacia.


    Parabéns...belíssimo texto.

    ResponderEliminar
  5. Aqui na Aldeia da Minha Vida, tive o prazer de conhecer um pouco mais da TERRA AMADA da amiga, Fernanda, obrigada por nos proporcionar esse lindo texto, acompanhado de uma linda homenagem à seu pai.
    Parabéns pela sua participação.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  6. Só não concordo, em absoluto, com a afirmação inicial de que este pequeno texto tem como razão fundamental, apenas e tão só, a de prestar uma singela homenagem à terra do seu muito querido e já falecido pai, porque não é APENAS e não é TÃO SÓ por me parecer que, só por si, já seria razão mais do que suficiente!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga Ná,
    o texto reflecte o teu grande amor pela tua terra, a terra do teu Pai.
    Sabes de antemão que terás sim o meu voto e que este não se deve só à nossa amizade, mas também à grande qualidade e ao amor que pões em tudo o que escreves.

    ResponderEliminar
  8. Querida Amiga Ná,

    Esta faceta já é conhecida e faz parte do perfil de uma mulher apaixonada por tudo aquilo de que gosta. A limpeza de Portugal em que tomou parte, depois de muitas semanas de planeamento e programação dos mínimos pormenores, foi um aspecto da sua paixão pelo seu concelho, pelo belo ambiente da sua área.

    Onde põe o pé ou a mão nasce obra de grande valor e este trabalho merece uma boa classificação. Embora muito superficialmente conheço VNC, mas depois de ler os seus escritos e ver as fotografias bem seleccionadas, sinto-me também admirador destas terras minhotas.

    Mas ouso dizer que mesmo que a terra não fosse tão formosa, com a arte da Ná, conseguiria conquistar admiradores e apaixonados. Fazer uma boa divulgação e publicidade não está ao alcance de qualquer um. Só a Ná e mais ninguém!!!

    Não me canso de rever o que tem publicado nos espaços
    Só imagens
    Sempre Jovens
    Na Casa do Rau
    Nestes espaços tem deixado imagens e textos que mostram o grande amor que tem à terra de seu pai e sua por adopção.

    Muitos parabéns por este belo artigo e desejo que lhe seja reconhecido o mérito pelo júri do concurso.

    Beijos
    João

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga Ná,

    Sou seguidora dos teus Blogues não há muito tempo, até porque o Na Casa do Rau tem menos de um ano de vida, por aí!
    Não me canso de te elogiar, o seu a seu dono, tu mereces.

    Este texto é disso prova, lindamente escrito, com o ter carisma e arte, e especialmente com o teu imenso amor à terra do tei pai, à nossa Vila Nova de Cerveira, que tanto amamos.

    Voltarei e já sabes que o meu voto, assim como o do Jaime, do meu filho e dos muitos amigos é teu.

    Beijinhos
    Maria José Areal. (ex colaboradora do Blogue Sempre Jovens)

    ResponderEliminar
  10. Olá Ná!
    Um texto muito fiel e que me deu vontade de conhecer VNC.Como sabe,conheço algumas terras vizinhas,está a faltar-me algumas como VNC. Mas já está anotada na agenda e as dicas que dá vão ajudar em muito a visita :)
    Espero que o dia L tenha corrido bem.Por Viseu,foi um bom dia de Limpezas.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  11. Querida Amiga NÁ,
    Acabei de ler tão belo texto que reflete o seu Amor por tudo o que faz!
    A Excelência é seu timbre aliada à sua Humildade! Este texto é mais um a enaltecer a sua terra de adopção talvez até por ter sido a de seu Pai e onde cresceu na sua meninice!
    Acredite NÁ que tudo isto não é obra do acaso, tem sido construido tijolo a tijolo com muito trabalho e suor! Mas vale a pena porque a sua Alma não é pequena!!! A NÁ em tudo o que se mete não olha a esforços nem regateia o tempo gasto!
    Vou votar em Si, pois claro!!! É mais que merecido, é devido!!!!
    Um beijinho muito amigo.

    ResponderEliminar
  12. Querida amiga Ná,

    Estou novamente a escrever o comentários, pois vi que não finalizou.

    Que lindo Paraíso a Terra de seu Pai e Terra tão amada por ti. O amor a esta sua Terra sentimos através da forma como descreves e contas cada detalhe deste lindo lugar. Belas imagens, lugares únicos e todo esse amor nasceu do mesmo amor que se Pai cultivada por lugar tão belo.

    ResponderEliminar
  13. Fernanda, a minha admiração pela forma como
    escreve e transmite alegria de viver e amor pelo
    seu pais, pela terra onde nasceu, pelo sítio onde vive, é imensa.As fotografias que insere
    também junto com os textos são excelentes e
    uma grande forma de divulgação da sua região.
    Este texto dedicado ao pai, está como sempre
    excelente.
    Minha Terra Amada - Terra do Meu Pai é uma
    homenagem muito bonita de alguém com uma
    grande capacidade de AMAR.
    Espero/desejo que muitos mais excelentes textos
    seus possa continuar a ler que é uma forma de
    enriquecimento pessoal para mim.
    Beijinho/Irene

    ResponderEliminar
  14. A querida amiga Ná fala, ou antes, escreve com paixão sobre terras de Cerveira onde vive e nasceu seu Pai de tal modo que, se não conhecesse e confirmasse toda a veracidade no que diz, teria uma curiosidade imensa em visitar este cantinho lindo do nosso Portugal.
    Felizmente já visitei várias vezes, conheci em pormenor por ter ficado lá ou nas suas proximidades e confirmo que é um pecado que atribuo aos Portugueses que ainda não demandaram aquelas lindas paragens Minhotas.
    Aliás, esta amiga, põe tamanha intensidade no que defende que dá para perceber todo o Amor que sente pela Vida e por tudo e todos os que a rodeiam e contribuem para a sua Alegria de Viver.

    Bem-haja e muito obrigada por me privilegiar com a sua Amizade

    ResponderEliminar
  15. Fernanda, amiga!
    mais uma vez não dei conta do recado. Visitei o teu blog, li o teu texto e teci um comentário. ao enviar... lá se foi .
    Vou tentar reproduzir o que fiz .

    Olá amiga Fernanda:
    sei de ti,
    no apego à terra que te abraça em cada dia que passa.
    Sei de ti,
    no olhar atento aos que te rodeiam e envolve como manto.
    sei de ti,
    nas palavras livres, firmes e singelas, como fotografas o que sentes.
    sei de ti,
    no sorriso aberto, na alegria que dás ao dia e à noite.
    sei de ti,
    na força que te impele, na luta pela que te move, por uma terra Melhor.
    Sei de ti e encontro-te e revejo-te neste texto "Minha Terra, terra de meu Pai".

    Um hino, um cântico ou simplesmente, os teus olhos a olhar, o teu coração a sentir, a tua alma a falar.

    Empurras, tocas, abraças, descreves, fotografas... Amas esta terra e eu gosto de ti.
    Um abraço e PARABÉNS!
    Maria José areal

    ResponderEliminar
  16. Olá Fernanda!
    É o segundo comentário que faço e não consigo envia-lo.
    Seu texto é lindo! Escreve com a alma, com muita sinceridade, nos permitindo sentir o quanto ama esta terra de seu pai onde escolheu para viver!
    As imagens feitas pelo José, de lugares maravilhosos, confirmam suas palavras, e nos convidam a ir conhecer.
    Parabens, amiga, belo trabalho.
    Beijinhos no seu coração.
    Celle

    ResponderEliminar
  17. Olá de novo, e de novo para falar do teu belíssimo trabalho bem como da nossa terra adoptada e muito amada.

    Quem conhece sabe que em nada, pelo contrário, exploraste um aspecto para negligenciar outros. É totalmente verdade que esta terra que o teu pai me deu a conhecer pela tua mão, vejam este texto aqui, são realmente espantosamente belas.

    Faltou talvez dizer que são também as suas gentes de uma simpatia invulgar. Quem por aqui passa não fica sem cá voltar.
    Eu voltei para ficar.

    Beijo
    José Ferreira

    ResponderEliminar
  18. Amiga Fernanda,

    E sempre um prazer ler e reler os seus escritos muito apaixonados sobre a sua terra adoptiva, que foi a terra de seu pai. É a descrição e o estilo empolgante da redacção. Tal amor è terra é agora mais reforçado pelo blogue V.N.CERVEIRA SEMPRE LIMPA. Ao visitá-lo fiquei deleitado com as belas imagens. Desejo-lhe muito suceso.

    Beijos
    João

    ResponderEliminar
  19. Querida amiga Ná,
    depois de ler mais alguns dos textos a concurso, resolvi parar aqui no teu, reler e dizer-te que não tenho dúvidas, é em ti que vou votar.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  20. Queridos amigos, amigas e não só....

    Quero desde já agradecer os vossos maravilhosos comentários que muito me comovem.

    Este meu texto foi escrito numa altura em que estava (ainda estou - no depois) muitíssimo envolvida na Campanha Limpar Portugal.
    Esta não é uma desculpa para justificar algumas possíveis lacunas (sei que podia ter feito melhor), mas o meu muito querido pai não podia ser esquecido, nem esta oportunidade de falar da sua tão bela terra, agora também minha por adopção. A bela e idílica de Vila Nova de Cerveira.

    Espero merecer os vossos elogios, comentários e principalmente votos, com os quais eu estou a contar.
    Mesmo que não ganhe, quero desde já dizer-vos que o mais importante foi concorrer e receber dos amigos estas palavras de apoio e carinho.

    Beijinhos
    Fernanda Ferreira (Ná)

    ResponderEliminar
  21. Olá mãe!

    Estás abaixo da tua média normal em comentários, espero que a partir de hoje, pelo menos os teus imensos amigos e amigas comentem.
    Sabes que eu durante a semana não posso, mas hoje e amanhã cá estarei para te apoiar a ti e ao meu querido avô bem como à mais bela terra minhota:))
    Vejam só o teu último Blog - vncsemprelimpa e principalmente a que se destina.
    És fantástica e por isso não me caso de te dizer quão enorme é o meu orgulho em ti.
    Quanto a votos, não te preocupes, daqui vão os do costume.

    Beijos e um abraço muito terno e saudoso.
    Pedro Ferreira

    ResponderEliminar
  22. Querida amiga Fernanda
    Deixe-me que comece por felicitá-la pela linda homenagem que presta ao senhor seu Pai.
    Depois...já tive oportunidade de lhe dizer que conheço bastante bem a província do Minho, que considero, em termos de beleza natural, a mais bonita de Portugal.
    A minha amiga descre-a com tanto encanto, com tão grande riqueza de pormenores, (para além das inúmeras fotos - links) que incentiva quem não conhece a que faça uma visita para apreciar todas essas belezas.
    Parabéns pelo seu texto, que é, deveras, excepcional.
    Que o resultado da votação lhe seja favorável é meu maior desejo.
    Até sempre.
    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  23. Querida Amiga e colega de blogs,

    Num comentário anterior, deixei um link que já não está operacional e a única forma de remediar é deixar aqui o v«correcto http://vncsemprelimpa.blogspot.com. É bom que funcione para que as pessoas que visitam este seu trabalho o possam visitar e ver quanto ama a terra de seu pai. Faço minhas as palavras do comentador anterior no referente à sua capacidade de descrever as belezas minhotas e atrair pessoas a dar um passeio pela margem esquerda do Minho.
    Desejo que o seu valor seja reconhecido por quem tem de avaliar o mérito relativo dos trabalhos concorrentes.

    Desejo as maiores felicidades

    Beijos
    João Soares

    ResponderEliminar
  24. Olá de novo!

    Prometi apoio, aqui estou!
    Há temas que parecem escolhidos a dedo para ti, este é mais um deles, sem dúvida.
    É verdade que te apanhou no meio de uma grande confusão, uma trabalheira imensa que foi a Coordenação do Limpar Portugal, mas como sempre, aqui está mais uma prova de que tudo o que fazes, fazes com primor.

    Muitos parabéns, por mim ganhavas, já sabes.

    Beijos
    José Ferreira

    ResponderEliminar
  25. Boa noite D. Fernanda,
    como apreciador do que escreve não podia de forma alguma faltar aqui para comentar o seu texto que ainda por cima está a concurso.
    Pois bem, penso que já sabe que não sou muito dado a comentar em blogues, nem no da minha mãe eu comento, embora aprecie muito o que ela escreve.

    Mas falando do seu texto, que é o que está aqui a ser julgado, devo dizer que mais uma vez me agradou ler o que escreve e sentir a força que deposita em tudo o que escreve. Gostei muito de saber que Vila Nova da Cerveira foi adoptada por si e que era a terra do seu Pai. É muito lindo sentirmos até que ponto o amor nos pode proporcionar tantas e variadas afinidades com aqueles que amamos.

    Deixo um beijinho e votos de que mais uma vez saia vencedora.

    Amanhã, dia 28 cá estarei a votar.

    André Martins

    ResponderEliminar
  26. Querida amiga,
    eu vim aqui comentar de novo, mas depois de ler o comentário do meu filhote, só tenho a dizer que assino por baixo do que ele disse.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  27. simplesmente claro como so teus olhos vêm e os meus também. falar do que amamos nem sempre é fácil... mas para ti sempre o é.
    Noticías, crias, publicitas, colocando sempre o coração.´
    O teu texto é uma acto de amor sem reservas. Diria, que é o mais belo postral ilustrado desta terra que é Cerveira.
    Parabéns!
    só te podemos agradecer.
    Nota: as fotografias são belissimas.
    abraços
    M J areal

    ResponderEliminar
  28. Amiga Ná
    Bom dia!!!! Consegui chegar aqui novamente e me deleitar com história tão linda, terra tão abençoada.
    Cada vez que leio seu texto me emociono.

    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar

  29. Acabei tendo que voltar pois esqueci de dizer que as imagens da sua Terra Amada e de seu Pai são magníficas. Com o que vejo já estou apaixonada.

    Beijos

    ResponderEliminar
  30. Olá Fernanda
    Parabéns por mais um belo texto sobre essa bela terra do cervo, Vila Nova de Cerveira.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. Bom dia Fernanda,
    depois de ler o seu excelente texto e mais alguns, andei à procura do local onde podemos dar o nosso voto, e por mais que procure não o encontro. A votação não abria hoje dia 28?

    Um beijinho,
    Sérgio Martins

    ResponderEliminar
  32. voltei para dizer que já encontrei, missão cumprida. Agora só espero que ganhe o melhor, "MINHA TERRA AMADA-TERRA DO MEU PAI, um post que tem tudo para ganhar, desde as belas fotos, ao lindo texto!

    Mais um beijinho,
    Sérgio Martins

    ResponderEliminar
  33. Fernanda, obrigada por me tranquilizar e antes de sair de casa para reunião de familia, ja contactei meus amigos e lhes lembrei do dia da votação, estou contando com eles, eu ja votei.
    Maninha, grandes chances você tem, seu texto é um primor e suas fotos complementam e mostram a beleza da terra de seu pai que tanto ama!
    Felicidades!!!
    Confiante siga em frente...
    Celle

    ResponderEliminar
  34. Queridas amigas e amigos, familiares e todos os que decidirem votar no meu texto por mérito, não só pelo que conhecem de mim, mas porque sentem que eu mereço o vosso voto, OBRIGADA!

    A votação só agora iniciou, há aqui textos com muito valor, com elevadíssimo nível...

    Apesar de acreditar que dei o meu melhor na altura, como já referi atrás, sei que podia ter feito mais e melhor, pelo meu falecido pai que é de Reboreda, dos Santo Amaro, como aqui é conhecida a família imensa dos Guerreiro Martins.
    Tenho tanto orgulho em ser descendente desta nobre prol de gente da terra, de agricultores, de gente de bem, honesta, cuja riqueza e valores continuam intactos, que me emociono.

    Santo Amaro é a Santo padroeiro de Reborêda, cuja capela já fez parte da Quinta. No tempo do meu avô paterno foi vendida, quando todo o seu gado bovino morreu de peste.
    No entanto, ainda hoje, á a nossa capela, onde se fazem os velórios de todod os membros que vão falecendo e é sempre um membro da família que enfeita o altar do Santo.

    Tenho o maior orgulho em ser parte desta enorme família, por isso escolhi viver e morrer aqui.
    Minha terra adoptada- terra amada- terra do meu Pai.

    OBRIGADA do coração.
    Beijos a todos

    Fernanda Ferreira (Ná)

    ResponderEliminar
  35. Minha querida amiga,
    vim votar no teu texto e sabes que não é só por amizade, mas sim porque te considero merecedora de ganhar. Já cá tinha estado, logo após ter soado a meia-noite mas a votação ainda não estava aberta.

    Deixo beijinhos e fico a torcer por ti,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  36. Amiga
    Tentaste falar comigo, mas infelizmente não conseguiste!!! Mas o recado chegou e cá estou a votar em ti e no teu texto!!!
    É a primeira vez que teço um comentário a teu respeito e vem a calhar muito bem, porque em primeiro lugar e para que fique registado, gostaria de enaltecer o trabalho que o tú, o teu marido e o amigo Egas, fizeram na accção Limpar Portugal no nosso concelho, poderia dizer muitas mais coisas lindas e palavras bonitas, mas só quem esteve no terreno é que pode valorizar o trabalho que vocês fizeram em prol do ambiente e da cidadania. Parabens a todos, mas principalmente aos três que referi!!! Fizeram um trabalho exemplar!
    Quanto ao texto, bem.... palavras para quê!!! é a nossa terra, onde nasci, onde vivo e onde nasceram os meus filhos!!! será que não a amamos???. Claro que sim....
    Por muito maltratada que seja, sairemos sempre em sua defesa e das suas gentes, são estas coisas que fazem de nós pessoas com sentimentos e que nos dão energia para defendermos com unhas e dentes aquilo que é nosso e no final de contas, de todos!!!
    Um abraço para ti e Ferreira

    ResponderEliminar
  37. Querida amiga "Carla"???

    Pena que não tenhas mencionado o teu nome, julgo que não estarei enganada, mas se estiver corrige-me, por favor.

    O teu comentário sensibilizou-me muitíssimo, sabe bem saber que alguém valorizou o nosso trabalho, que teve mérito e que por isso vale a pena sempre continuar.
    Obrigada, do fundo do coração.
    Terás nividades minhas brevemente, quero-te no nosso novo projecto - VNC-SEMPRE LIMPA.

    Obrigada novamente pelo teu gesto e palavras aqui expressas. A verdade é que eu não nasci aqui, como já alguém atrás implicitamente deixou transparecer, não. A minha terra natal e o Porto e lá vivi 40 anos.
    Contudo é aqui que sou feliz, é aqui que estão as minhas raízes mais profundas.
    Por tudo, mas principalmente pelo grande amor que tenho ao meu falecido pai, esta nossa Terra, sim, agora também é a minha, é sem dúvida a minha terra amada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Olá Fernanda,bom dia é com muito gosto que estou votando, no texto que eu acho que merece ganhar,todos os textos têm muita qualidade, mas neste noto um amor mais enraizado à terra do seu pai, que bem merece ser homenageado, por cá ter deixado uma filha como a Fernanda.

    um beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  39. Olá Ná!
    Não sei o que foi feito do comentário que aqui tinha deixado há uma semana mas aqui estou outra vez!
    Vim votar no seu texto que adorei e que espero vai ganhar*

    ***
    Beijinhos e estrelinhas favoráveis*******

    ResponderEliminar
  40. Meus queridos amigos e amigas, bem como o meu querido Pedro e José.

    A todos os que, até ao momento, comentaram ou só votaram no meu texto, agradeço do fundo do coração.
    Estou emocionada, quem me conhece sabe que é verdade, "lamechas" como diria o amigo João,eu digo que sou só muito sensível...
    Não respondi a cada um de vós porque assim decidi fazer. O mesmo passei a fazer em todos os meus Blogues.
    Comentarei no final e de quando em vez, porque não resisto.
    Eu não vos mereço...mesmo!

    Obrigada a todos.
    Não se esqueçam que ainda faltam dois dias...tudo pode acontecer.

    Beijinhos muitos e um forte abraço.

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde D. Fernanda,
    falhei o dia, só vim hoje mas o que importa é que cheguei a tempo. Fico satisfeito por ver que se encontra em primeiro e muito distanciada dos outros concorrentes, Bem sei que há textos muito bons, mas o melhor é sem dúvida o seu.

    Um beijinho e parabéns!
    André Martins

    ResponderEliminar
  42. Estou louco ou houve desaparecimento de dois comentários que aqui deixei?
    Como será possível isto acontecer?.
    Parabéns por este grupo de amigas e amigos que lhe dão o apoio que merece. É um prazer ver o seu valor reconhecido, que tão bem está realçado na qualidade deste trabalho como esteve no seu entusiasmo na campanha LIMPAR PORTUGAL e agora em querer manter VNC sempre limpa.
    Beijos
    João

    ResponderEliminar
  43. Querida Ná

    Agora depois de verificar novamente, não encontrei os dois primeiros comentários mas o de há pouco está bem visível.Oxalá se mantenha.

    Eis o que coloquei no dia 25. E sempre um prazer ler e reler os seus escritos muito apaixonados sobre a sua terra adoptiva, que foi a terra de seu pai. É a descrição e o estilo empolgante da redacção. Tal amor è terra é agora mais reforçado pelo blogue V.N.CERVEIRA SEMPRE LIMPA. Ao visitá-lo fiquei deleitado com as belas imagens. Desejo-lhe muito sucesso.

    Beijos
    João

    ResponderEliminar
  44. Minha querida Amiga e colega de blogs,

    Não me canso de a admirar, pela sua dedicação e entusiasmo a defender a sua terra. Tem sido notório o esforço na campanha Limpar Portugal. Mas não fica por aí a sua vontade de fazer publicidade das belezas de Vila Nova de Cerveira, com textos maravilhosos e imagens de grande beleza.

    Talvez os comentários desaparecidos não tivessem sido publicados por levarem links e o blog não os permitir. Na altura não verifiquei se tinham sido publicados. É uma exploicação possível, mas que muito me desgosta.
    Desculpe.

    Beijos
    João

    ResponderEliminar
  45. Querido amigo João,

    Não há dúvida alguma.
    Não, não está nada louco. Isto é realmente muito estranho.
    Eu li os seus comentários, logo bem no início, tenho a certeza absoluta, sei até que o link que colocou não funcionava porque eu tinha feito um delete ao primeiro Blog criado o qual citava.

    Gostava muito que alguém me explicasse com desaparecem dois comentários...
    porque eles desapareceram mesmo...
    Fossem eles quem fossem os seus autores, mas neste caso eram do meu querido amigo e administrador do Blogue que aqui represento.

    Beijinhos João,

    ResponderEliminar
  46. Olá!
    Li o comentário do Sr. João e sei que eles ainda ontem ou antesontem estavam cá.Como desapareceram,não faço ideia.Pode ser um problema da net.Do blog,não é,senão haveria problemas com outros comentários.Se alguém souber de onde pode vir o problema,que dê a sua sugestão.Não fazemos censura a ninguém, ainda pra mais que os comentários do Sr. João nada continham de errado.Por isso,da parte da equipe da Aldeia,estamos sem entender o que terá acontecido.Averigaremos assim que pudermos.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  47. Querida Lena!

    Agradeço a explicação, pelo menos eu confio em ti, mesmo, do coração.
    Mas nós que somos Bloggers a sério... sabemos que só os administradores podem apagar os comentários...ou não???!!!
    Eu e o amigo João Soares, somos, para além de grandes amigos, administradores dos nossos Blogues e de Blogues em comum, vários... isto é muito bizarro... mas à falta de melhor explicação, ficamos na dúvida, como entenderás.

    Beijinhos amiga.

    ResponderEliminar
  48. Olá Ná!
    Pois,apesar de ainda ser novata nessas andanças dos blogs,creio que mesmo os administradores dos blogs quando eliminam um comentário,fica lá o nome da pessoa e a mensagem "comentário removido", ou estou errada? Tirar sem deixar rasto é que nunca vi e se se faz,eu não sei como.Não sou a administradora e a mesma encontra-se ausente de momento.No entanto, eu própria li os comentários do Sr. João e não tinham nada de mal.Daí,é possível alguém exterior ao blog entrar e tirar? Não sei,seria uma tontice.Como acho este caso estranho,hei-de averiguar junto dos administradores.

    Jocas gordas
    Feliz Páscoa a todos!

    Lena

    P.S.:Adivinhem quem vai de férias 6ª? Mas vou estar atenta aos blogs.Eh eh...

    ResponderEliminar
  49. Amiga Lena,

    Boas férias querida! Divirta-se muito que bem merece. Sortuda!!!!

    No que diz respeito à elimação dos comentários, isto sem querer afirmar que foi a administração... lei-se tudo bem e com cuidado...
    é assi que funciona:
    Quando o comentador, veja o meu caso acima, por razões que só o próprio sabe, decidi eliminar o comentário, fica o registo de que o fez.
    Aqui, só o/s admiistrador /es pode eliminar definitivamente tanto o resto deste comentário bem como qualquer outro, na íntegra.
    Assim, em princípio, excluindo a hipótese de pirataria informática :))))), só mesmo a administração do Blogue pode eliminar definitivamente o /os comentários.
    Disto estou eu absolutamente certa, e também não ando nisto dos Blogues há muito tempo.

    Vamos pensar que foi um acidente infeliz...por mim está ultrapassado.
    O amigo João Soares decidirá por si, uma vez que os comentários eram dele.

    Beijinhos e Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  50. Cara Helena Teixeira,

    Agradeço o seu testemunho de que os meus comentários estiveram visíveis, pelos vistos durante vários dias. Que eu saiba a eliminação só pode ter sido devida a acção de administrador, ou alguém agindo em seu nome (com a identificação e a password) e realmente podem ser retirados sem deixar o mínimo rasto.

    Nada de ofensivo havia neles para ninguém, porque é essa a minha divisa, e só quis realçar as boas qualidades da Fernanda Ferreira, minha amiga e colega Ná, quanto ao seu estilo de escrita e de referências a outros trabalhos seus e do amor repetidamente demonstrado à terra onde vive, o que fica bem patente nos blogues de que é colaboradora e administradora.
    Embora tendo sido um caso de lamentar, considero-o um incidente passado e agradeço as palavras da Helena.

    Beijos
    João

    ResponderEliminar
  51. Mau-mau
    Ando com azar. Acabo de escrever um comentário a agradecer as palavras da Helena Teixeira e, depois de fazer tudo o necessário para ser publicado, apareceu este recado:

    Lamentamos, não foi possível concluir o seu pedido.
    Quando comunicar este erro ao Apoio Técnico ou ao Grupo de Ajuda do Blogger:

    Descreva o que estava a fazer quando ocorreu este erro.
    Forneça o seguinte código de erro e informação adicional.
    bX-vw9n6v
    INFORMAÇÕES ADICIONAIS
    host: aldeiadaminhavida.blogspot.com
    uri: /2010/03/minha-terra-amada-terra-do-meu-pai.html
    Esta informação irá ajudar-nos a localizar e resolver o seu problema específico! Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

    PROCURAR AJUDA
    Veja se mais alguém tem o mesmo problema: Pesquisar o Grupo de ajuda do Blogger por bX-vw9n6v
    Se não obtiver resultados para essa pesquisa, pode começar um novo tópico. Certifique-se de que menciona bX-vw9n6v na sua mensagem.

    Que se passa? Uns comentários entram e outros não?

    Cumprimentos
    João

    ResponderEliminar
  52. Amigos João e Ná,
    já comentei o sucedido e os problemas à administração.Isso é um caso estranho e desde que estou na colaboração do blog,nao tinha assistido a tal.A mensagem que o João Soares recebeu,já a vi 2/3 vezes quando o servidor está com problemas,aparece isso,nem me deixa entrar no blog,nem fazer nada...Mas pedi a administração para vir ler os comentários,avisei do sucedido e agora está nas mãos deles.
    Eu é que agradeço a compreensão dos dois :)

    Amanhã,saberemos quais são os vencedores deste passatempo empolgante,eheheh...

    Jocas gordas,
    Lena

    ResponderEliminar
  53. Querida Ná,
    Vim ver como está a votação e deixar-te um beijinho, li o comentário do joão em relação a não conseguir publicar os comentários e isso ontem também se passou comigo, devia ser algum problema que nada tem haver com os nossos blogues.

    Sinto que assim que a votação terminar venho aqui dar-te mais um beijinho, este de parabéns!

    Ana Martins

    ResponderEliminar
  54. Sei que ainda estás de volta dos Blogues, a ver quantas pessoas acreditaram em ti e no teu trabalho.

    Parabéns muito merecidos!
    Mais uma vez mostraste o teu valor, quanto é grande o amor à nossa Vila Nova de Cerveira e especialmente ao teu Pai.
    O "tio" Luís de Santo Amaro, como todos o conheciam.
    Estará feliz o teu pai com a tua dedicação e amor.
    A nossa terra adoptada, terra muito amada já sabe que sempre estaremos cá por ela e para ela.

    beijo.
    José Ferreira

    ResponderEliminar
  55. Acho que já ganhaste amiga, parabéns!

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  56. Bom dia a todos!

    Em primeiro lugar quero agradecer a todos os que passaram e comentaram na Aldeia da minha vida. Creio que os Papás estarão bem babadinhos , depois de tantas homenagens, não apenas num só dia, mas durante um mês!!!!

    Em segundo lugar,peço desculpa só vir agora deixar uns esclarecimentos. Como a Lena disse, tenho estado fora e nem sempre é possível estar à frente do computador. Relativamente ao mistério dos comentários desaparecidos da Fernanda e do Sr. João, estou tão espantada quanto vocês.Tal como a Lena disse, caso houvesse interevenção da administraço para apagar tais comentários, aparecia, sempre uma mensagem de remoção. Como não foi o caso, tal sucedido deve-se concerteza ao servidor. Lamento que tenham desaparecido, pois nem tive a oportunidade de os ler.

    Um abraço para todos e até para a semana!

    ResponderEliminar