quarta-feira, 24 de março de 2010

AVEIRO, A VENEZA DO MEU PAI

(Imagem tirada da Internet)

O meu pai nasceu e viveu toda a sua vida em Aveiro, mais propriamente na Ria onde ele passava grande parte dos seus dias, nos moliceiros. Para ele, era mesmo verdade a designação: Aveiro, a Veneza Portuguesa. Tudo o cativava, passando esse fascínio para os filhos: a Sé Catedral, majestosa entre tantas igrejas, a Quinta da Condessa de Taboeira, actualmente abandonada e em ruínas, a Casa do Major Pessoa, tantas casas e palacetes, capelas e mosteiros.

“Vêem, Aveiro é muito mais do que praia, mar e ria. Temos Arte, História e Cultura”, exclama o meu pai, quando nos levava, a mim e ao meu irmão a passear com a minha mãe. Mesmo assim, quando éramos pequenos, nos queríamos era ir até a Praia da Barra ou da Costa Nova, brincar na areia e molhar os pés. Oh, e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto! Não há lugar natural mais bonito!

Ainda hoje, com a família mais alargada, vamos todos dar esses passeios por terra paterna. Pois, faz-nos bem dar uma escapadela da terra materna (Lisboa), onde vivemos todos actualmente.

Ah, e quando íamos almoçar? Meu pai preferia a Caldeirada de Enguias, claro. A minha mãe descia um pouco o distrito para se deliciar com o Leitão à Bairrada. O meu irmão e eu não queríamos saber de comida, só falávamos em passar já para a sobremesa: os Ovos Moles. Quem nunca provou não sabe o que perde!

Esta é uma pequeníssima homenagem ao meu pai e à sua cidade. Pois, fica ainda muita coisa por dizer. Mas dêem um salto até Aveiro, e de preferência, experimentem o passeio de moliceiro!

Escrito por Liliana Rito,

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Março. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

9 comentários:

  1. Adoro ovos moles!A praia da Barra é das minhas preferidas.Pena o tempo chuvoso,porque assim que fizer sol,vou para lá passear :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Olá Liliana1
    Excelente homenagem ao seu assim como à sua terra natal Aveiro.
    Aveiro é realmente uma cidade muito linda, recheada de coisas belas, e para maior realce de beleza tem a vantagem de ter coisas lindas naturais.
    Gostei muito do seu texto.parabéns
    Um abraço
    Acacio

    ResponderEliminar
  3. Olá Liliana e aos restantes leitores,Informo que no comentário acima Onde se lê Olá Liliana 1
    Onde se lê 1 deveria ser !
    na frase seguinte
    Excelente homenagem ao seu Pai assim como a sua terra natal Aveiro.
    Peço desculpa pelos lapsos ( mas isto de estar a escrever com uma coisinha fofinhs de 15 meses ao colo dá nisto)
    Cumprimentos
    Acácio

    ResponderEliminar
  4. Olá Liliana!

    Começo por dizer que gabo o bom gosto do seu pai quanto ao local onde "escolheu" nascer!
    Eu não nasci lá,(mas sim na F.Foz) mas acho linda toda essa zona, e todos os bonitos locais de que falou, que visito com alguma frequência, especialmente do Furadouro a San Jacinto.E, depois, toda aquela área ao longo do canal está agora lindíssima, após ter sido renovada - sítio de visita obrigatória!
    E também gosto muito das saborosas enguias - que não dispensa pelo menos uma vez por ano - e duns ovinhos moles de vez em quando.
    E concluo dizendo que gostei muito de ler a apresentação que fez do seu pai assim como da terra que o viu nascer.
    Parabéns; e boa sorte!
    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  5. Tenho de admitir que de Aveiro, o que conheço mesmo bem são os ovos moles e infelizmente não costumam ser consumidos na sua "capital".
    O seu texto deixa a vontade de ir fazer de turista para Aveiro e conhecer todos esses sítios que descreve. Tenho de concordar com o seu pai, por vezes estamos tão focados em certas coisas (eu também adoro praia) que acabamos por "deixar esquecidos" outros pormenores lindíssimos das nossas terras... Parabéns pela sua homenagem ao seu pai e à terra que o viu nascer...
    C. Moreira

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    É como diz, fica muita coisa por dizer mas, já fica uma bela amostra. Eu, por exemplo, admiro muito os azulejos, que começam logo na linda estação de caminho de ferro e nos aparecem por toda a cidade. Isto para não falar de todas essas iguarias que menciona.

    João Celorico

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos!
    Agradeço a todos os comentários que deixaram.Fiquei sensibilizada,pois além de terra natal do meu pai,Aveiro também é minha terra natal.Escrevi com alma e coração,pensando no meu pai e na bela veneza portuguesa.Apesar de morar na capital,tenho por Aveiro aquele sentimento enraizado que ficará sempre no meu coração.Este fim-de-semana prolongado,a família toda vai até lá para respirar um ar litoral diferente e comer essas delícias ;)

    Feliz Páscoa a todos e mais uma vez obrigado!
    Beijos
    Liliana Rito

    ResponderEliminar
  8. Oi, Liliana, como já lhe disse, minha mãe é da Branca, uma aldeia da região de Aveiro, e lembro do meu pai contar-nos que quando conheceu a cidade de Aveiro ficou encantado com suas belezas e o canal que corta a cidade.

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Uma cidade bem linda! Estive lá recentemente e fiz uma bela passeata num desses moliceiros :)*

    ResponderEliminar