terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um encantador Castelo...da Vila de Gois

Este mês o tema é “O meu Castelo Preferido ’’. Pensei de imediato falar de um dos vários castelos existentes em Sintra que já visitei, e onde moro. Mas, pensando melhor, porque não falar e dar a conhecer o pequeno mas encantador Castelo existente na minha linda Vila de Góis? Assim aqui fica uma pequena história deste castelo.

A capela do Castelo é uma construção manuelina coroada de merlões e composta de dois corpos desiguais abobadados sobre nervuras. Das paredes brancas, sobressai a cantaria. Sobre a porta, está representado um brasão de armas. Dentro da capela apenas é digno de nota o retábulo que contém a imagem de Nossa Senhora da Encarnação.

Esta capela foi construída no século XVI, por vontade de D. Luís da Silveira, 17º Senhor de Góis e 1º Conde de Sortelha. A capela sofreu, no entanto, uma série de transformações aquando da sua recuperação, na primeira metade de novecentos. Assume posição de destaque do alto do morro do Castelo, de onde pode apreciar-se bela vista sobre a Vila de Góis e as montanhas que a rodeiam. No seu interior, encontra-se a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que é usada todos os anos na Procissão das Velas, que se realiza nos dias 1 e 31 de Maio: no dia 1 a imagem é transportada até à Igreja Matriz, no dia 31 a imagem regressa ao local de origem.

Diz-se que a Capela foi construída com os antigos materiais de uma fortaleza que ali existe.

Um local que a mim me diz muito pois ali passei, na minha juventude, bons momentos, onde namorei com o meu marido e mais tarde foi neste jardim que tirei as fotos do dia do nosso casamento, pois tem um jardim lindíssimo. A vista panorâmica sobre a linda vila de Góis, o Rio Ceira que passa a seus pés, de onde se pode ouvir as águas cristalinas descendo de pedra em pedra, a espada de S. Tiago, trabalhada na própria encosta da Serra do Rabadão. O Parque de Campismo que se encontra mesmo em frente à escadaria principal da Capela do Castelo, onde eu já tive o privilégio de passar uma noite num dos bangalows ali existentes. Ao acordar vinha à porta, que está virada para o castelo.

E assim aqui fica a minha pequena historia para a blogagem de Outubro.

Espreite aqui o slide show da Eugénia Cruz

Escrito por Eugénia Cruz do blogcortecega

3 comentários:

  1. Afinal o Cupido também passou pelo castelo da Vila de Góis…
    Ele anda por todo o lado, a tentar acertar nos mais desprevenidos, e depois… Bem, depois restam-nos as boas recordações desse tempo…

    ResponderEliminar
  2. Olá, Eugénia!
    Vou guardar a minha curiosidade de saber que castelos são esses que a Eugénia conhece em Sintra e que eu desconheço!
    Posto isto, vou comentar apenas o texto.

    Eugénia foi ao castelo
    mas então que viu ela?
    No lugar dum castelo
    viu uma linda capela!

    Num retábulo, digno de nota,
    esta manuelina construção
    tem, para a gente devota,
    a Senhora da Encarnação!

    Também, na sua juventude,
    nos diz ali ter passado
    bons momentos, amiúde.
    Ela e o seu conversado.

    Recorda bem cada momento
    e, do jardim, suas flores
    gravou, no seu casamento,
    em belas fotos. A cores!

    E lá em baixo o rio Ceira
    de tão cristalinas águas
    ia correndo, sem canseira
    cantarolando nas fráguas.

    De Santiago a espada,
    é realidade ou visão,
    na encosta, trabalhada,
    da Serra do Rabadão.

    É uma história pequena
    mas podia ser comprida.
    Posta em escrita amena,
    é uma história da vida!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Amigo, não tenho palavras para descrever o que realmente fez em poesia. Pena que não tenham colocado as fotos que enviei para melhor poder apreciar a maravilha daquele local encantado.
    Mas vou colocar no meu blog de Cortecega os seus versos e as fotos prometo!
    Agora ainda estou a dar noticias do grande evento deste fim-de-semana na minha aldeia, mas pode ir passando por este blog. E comentar será um prazer para mim telo como comentador.

    Um abraço amigo

    Eugénia Cruz

    ResponderEliminar