sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Olá Amigos da Aldeia da minha vida!

O mês de Setembro passou rápido com esta viagem pelas serras. Sem darmos por isso, viajámos um pouco pelo país e pelo mundo com as histórias relatadas na primeira pessoa. Ora vejam: Começámos pelo norte de Portugal, entre o Douro a Beira Alta, onde demos com o Cristo Rei na Serra da Marofa, de seguida demos uma espreitadela na Serra da Malcata, bem silenciosa para descobrir se ainda vivem por lá Linces ibéricos. Do bicho não tivemos noticias...apenas trouxemos a esperança de que um dia volte a passear por lá…

Como estávamos mesmo ao lado, seguimos a sugestão do José Pinto para conhecer o desejado miradouro do Penedo Furado bem perto da Cabeça, em plena Serra da Estrela. Depois de respirarmos ar puro, chega a vez de rumarmos à costa…até à Serra D´Aire. Pelo rasto das pegadas, deu para imaginar o enorme porte dos animais jurássicos que passaram por lá, mas o que realmente nos deixou desarmados foi a beleza natural das suas fabulosas grutas.

O passeio estava a meio e ainda tínhamos muito para ver e andar! Às portas da capital, eis o “Monte da Lua” que cativou o olhar do nosso poeta bloguista João Celorico. Mas certamente não foi o único a encantar-se com o seu palácio e toda aquela magnifica floresta: escritores românticos portugueses escolheram a Serra de Sintra, como tema dos seus livros mais célebres…Quem não se lembra de Almeida Garrett com a sua “viagem pela minha terra” e da história da Joaninha?

Muito ficou por dizer e conhecer por estes recantos…mas era hora de partir para outras bandas…o barco fazia a sua última chamada de embarque, rumo à Serra de Gates Ocidentais, na Índia. Aquela que seria a primeira viagem para muitos, como foi para o nosso herói Vasco da Gama… Nada como rirmos um pouco,  com a história caricática do nosso amigo Henrique, sobre “corajosos generais”…

A vontade de saber mais  já parece ser um vício…faltava conhecer outras serras do outro lado do mundo…Rumando a ocidente onde Pedro Alvares Cabral imaginou que iria dar à mesma Índia, damos com a Serra do Caraça ! Não pensem que nos enganámos no nome, é assim que se chama, tal como a Serra da Mantiqueira e a Serra da Curitiba. Tudo isso está contemplado no país dos “nostros irmãnos”. A beleza natural destas serras, cheia de arvores imponentes e exóticas que deixa-nos sem palavras…e cheios de sede…com tanto calor que está por lá …

Chega agora a hora de voltar e cair na nossa realidade que está fora dos nossos computadores.

Decerto  aprendemos algo: O espanto pela beleza natural de cada uma delas, leva-nos a pensar o quanto é belo o planeta em que vivemos e como somos pequenos, ao lado dessas grandes maravilhas, que são as serras. Cada vez mais é importante conhecer e preservar o nosso património natural.

Agora é a vez de anunciar a pontuação dos nossos participantes.
Os 8 participante mais pontuados são:

João Celorico: 49
Flora Maria : 44
Anabela: 34
Milu: 33
José Pinto: 22
Tânia : 18
Sandra Andrade : 13
Henrique Antunes: 10

A Administração da Aldeia da Minha Vida agradece, mais uma vez, a todos pela participação activa nesta blogagem. Sem vocês, esta Aldeia  não seria nada!

Conforme prometido, os três mais pontuados irão receber como prémio o livro “Aldeias Históricas de Portugal - Guia turístico”. Uma edição da Olho de Turista e da autoria de Susana Falhas.
Agradecemos aos premiados que enviem a sua morada para proceder ao envio do livro.

Queremos também deixar um convite a todos os leitores e amigos da Aldeia da Minha Vida, para comparecerem numa Fnac mais perto da vossa casa: a partir de amanhã vamos retomar a nossa digressão para apresentar o guia das Aldeias Históricas de Portugal por este país fora.

Anotem por favor na vossa agenda:
* Viseu
Livraria Fnac Viseu
Palácio do Gelo
2 de Outubro /18 h

* Vila Nova de Gaia
Livraria Fnac de Gaia
Gaia Shopping
5 de Outubro/ 17 h

* Almada
Livraria Fnac de Almada
Almada Fórum
15 de Outubro/21h.30m

* Porto
Livraria Fnac Porto
Norteshopping Porto
23 de Outubro/21h.30m

E preparem-se, amanhã vai ser anunciado o próximo desafio que terá início no próximo dia 10 de Outubro.

A Administradora:
Susana Falhas

4 comentários:

  1. Susana!
    Para mim foi uma enorme satisfação participar dessas viagens pelas serras. Pude conhecer lugares e divulgar uma de nossas serras. Ganhei alguns novos amigos e encontrei outros já conhecidos. Continuarei atenta ao novo desafio.
    Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a todos nós participando. São momentoas em que interagimos e mostramos as nossas belezas.
    É um prazer amiga estar sempre participando. Carinhosamente,
    Sandra

    Postei o seu presente no blog da interação.

    ResponderEliminar
  3. Reformulando a frase.
    Parabéns a todos nós que participamos.
    São momentos que interagimos, e mostramos as belezas de nossas Terras.

    ResponderEliminar
  4. ...embora tão distante,fiquei feliz em visitar este blog.Portugal e seus castelos,suas lendas e seus enigmas,enfim,a história está ai para contar-nos coisas...Vivendo e acreditando em um país,herança do seu,o Brasil, especificamente,Sao Luis do Maranhão,cidade dos azulejos portugueses,e...lembrando Pessoa,"o Tejo,não é o rio que corre na minha aldeia"...

    ResponderEliminar