sábado, 16 de outubro de 2010

Maria Alva ( 1ª parte)


Era noite, uma daquelas noites de Inverno em que o frio e a chuva nos fazem invariavelmente pensar em mantas quentinhas, lareiras bem espertas e quem sabe, um chocolate quente…

Perdida nos meus pensamentos olhei distraidamente para o meu lado esquerdo, e do alto da sua imponência e como que recortado num céu negro e semi iluminado pelos focos que mal rompiam o nevoeiro surgia um castelo… Apesar da má visibilidade e do perigo da estrada não conseguia, por mais que tentasse, desviar os olhos daquela aparição ao mesmo tempo fantasmagórica e magnífica.

Se o cansaço da viagem não fosse razão suficiente para parar e procurar dormida, aquela visão de outros tempos fez-me desviar ali mesmo, e entrar naquela aldeia desconhecida mas que me chamava e á qual não pude resistir.

Percorri a aldeia sem encontrar vivalma até que finalmente, deparei com um largo cuja agitação e vida de outros tempos não me foi difícil imaginar. Largo do Toural. E quase em simultâneo o Cruzeiro, que do alto do seu altar de granito me fez reparar naquelas Casas, de janelas vermelhas e que soube ao outro dia, lhe tinha emprestado o nome: Casas do Cruzeiro! Sugestivo, pensei! E sem conseguir pensar em mais nada, bati à porta… Ninguém, pensei eu! Voltei a bater e eis que alguém me abre a porta e me convida amavelmente a entrar. A misteriosa figura, sem nunca mostrar completamente o rosto, parecia saída de um filme medieval e sempre com muita delicadeza ofereceu-me um chá quente e convidou-me a sentar, para recuperar um pouco daquele frio terrível. E assim, quase que falando consigo mesma, começou um longo relato em que anjos e demónios, damas e cavaleiros conviviam pelas ruas da aldeia. E apesar de nunca o dizer, percebi que me relatava a história de algum antepassado, ou talvez mesmo a sua, nunca cheguei a perceber bem…

Percebendo o meu fascínio pelo Castelo, contou que em tempos idos, na Torre do Castelo vivia uma Princesa tão linda e de pele tão branca que toda a gente lhe chamava Maria Alva.

 
Escrito por: Anabela Cardoso, das Casas do Cruzeiro
Amanhã sai a segunda parte desta emocionante história!
 
Já sabem! Cada comentario vale 3 pontos!

No final do mês os três primeiros que coleccionarem mais pontos terão como prémio: um livro "Aldeias Históricas de Portugal-Guia Turístico".

1 comentário:

  1. Oi, Anabela:

    Apesar de somente hoje ter lido seu texto, fiz questão de começar pelo inicio e, assim sendo, já estou cheia de curiosidade para ler a 2ª parte dessa história misteriosa !
    Beijo

    ResponderEliminar