quarta-feira, 28 de julho de 2010

A fruta da minha região

A minha relação com a fruta, especialmente do verão está relacionada com as minhas memórias de miúda . Tenho saudados dos momentos em que subia as cerejeiras para apanhar baldes e baldes de cerejas. Podia ficar a tarde toda e não me cansar…o sabor da liberdade falava mais alto nessas alturas… Era o único momento que eu gostava de estar em contacto com a natureza…especialmente por ser um prazer e não uma obrigação, ao contrário de outras tarefas, como por exemplo a vindima.

Além das cerejas, na minha região também há melancia, embora produzida para consumo próprio. O meu avô Júlio tinha um prédio (terreno agrícola) , na Veiga de Longroiva, junto à ribeira onde se davam bem os melões e as melancias. Muitas vezes íamos lá, sob o calor abrasador buscar algumas. Não havia nada como saciar a sede com uma boa fatia de melancia. Um prazer que me acompanhou ao longo da vida…especialmente durante a minha segunda gravidez…Não sei como, mas cheguei a comer uma por dia…era tanto o desejo… Por alguma razão o meu Julinho hoje “devora” melancia…

Mas a minha história com a melancia não fica por aqui: no ano passado fomos ao Festival da Melancia no Ladoeiro (concelho de Idanha a Nova), faz precisamente um ano. Foi uma experiência única, pois pela primeira vez provei o doce de casca de melancia, o sumo de melancia e até fiz parte do júri para escolher a melhor escultura em melancia, vejam só. Uma experiência que espero vir a repetir este ano, que vai acontecer nos dias 7 e 8 de Agosto!

Este ano vai ser muito especial pois coincide com os anitos do meu filhote mais novo. Acredito que vai delirar com as toneladas de melancia que vão estar por lá…e provavelmente o meu julinho vai ter mais olhos que barriga… a ver vamos!

Já agora, quem quiser aparecer, estão todos convidados para o Festival da Melancia! Nós vamos estar apenas no Domingo, porque no Sábado estaremos em Linhares da Beira  (Celorico da Beira-Guarda) a apresentar o nosso guia turístico, em simultâneo com o Campeonato Mundial de Parapente.

Escrito por Susana Falhas

4 comentários:

  1. Fiquei com uma vontade tremenda de lá ir.

    ResponderEliminar
  2. Olá Júlia! Pois já é no fim de semana a seguir a este. Vale a pena, acredita!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. A melancia é uma fruta muito consumida aqui no Brasil, especialmente pelo seu frescor que ameniza os dias quentes de verão.

    Quando eu era criança, meu pai comprava uma melancia inteira, que era rapidamente devorada pelos 4 filhos !
    Quase perdi um pedaço do dedo quando certo dia, com preguiça de tirá-la da geladeira, comecei a cortar um pedaço, apressadamente - pois não se deve deixar a geladeira aberta muito tempo - usando um facão respeitável, e um tampão do dedo foi cortado junto ! Ficou preso só por um lado, sangrou bastante, doeu um tanto, levei uma senhora reprimenda e tenho a cicatriz até hoje !!!
    Eu tinha 10 anos naquela ocasião.

    Apesar disso, continuo gostando de melancia, e faço também o seu suco que é delicioso.
    Falta experimentar fazer o doce.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Olá Flora! Pois não sei se já reparaste, mas no livro ganhaste (Guia das Aldeias Históricas) está la a receita do doce de melancia. Desfruta bem do doce!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar