sexta-feira, 23 de julho de 2010

A cereja em cima do bolo…

São as cerejas que nos trazem à memória recordações de criança, os brincos de cereja, o trepar às árvores para comer o pequeno fruto avermelhado e olhar para o rio bem lá no fundo! Os socalcos do vale cravejados de cerejeiras em flor, e o tom que elas dão à vista dos nossos olhos até onde ela pode correr! Os arrepios que se sente quando se prova o doce trago de uma cereja vermelhinha e madura, com o alimento da alma dado pela brisa do Douro que regala os sentidos! A festa da frutinha doce e rubra, as crianças à volta de uma cesta, os caroços que voavam por cima das cabeças como um ritual de brincadeira! São as recordações intensas e verdadeiras que me trazem à lembrança os sabores da cereja mais doce que o mel, mais bela que o horizonte e que tantas histórias escreveu no livro desta aldeia! Tantas são as visitas que nos fazem pelo vermelho brilhante de uma singela e pequena pérola que se prende a uma sua gémea pelo caule que as suporta e lhes dá a garra de serem elas, as divas de um povo de glórias! Tantos são os vivas recebidos por amigos, por quem cá passa e se apaixona! As flores, o rio, as lendas, a gentes humildes e hospitaleiras, as vontades e virtudes da paisagem castanha esverdeada de um lugar à beira rio nascido e criado!

Resende a vila dos homens que fazem da vida um bonito livro de alegrias, é aqui que nascem as vontades de voar por ai com um brinco de cereja na orelha, o sorriso de quem alimenta a alma e o sonho no coração nobre das gentes desta terra!



È vermelha sorridente, brilhante e redondinha

Vem à festa ainda em flor, sonhadora

Como um par, nunca se sente sozinha

Dá vida e sabores às gentes de outrora





















Vestes e crenças das pessoas daqui

Só cá não pára quem não sabe ou é tolo

Porque o sabor do doce e a brisa das cores

São a cereja em cima do bolo!

 
 
Escrito por: Cátia Teixeira do blogue  Aspirante a piolha

3 comentários:

  1. Olá Cátia, a ler o seu texto pensei que todas as crianças, principalmente as meninas, devem em alguma altura da sua infância colocar cerejas junto ás orelhas a fingir que são brincos (e aqui entre nós, algumas até mais bonitas que os verdadeiros)!

    ResponderEliminar
  2. Eu já havia esquecido dessa brincadeira dos "brincos de cerejas" !
    Por aqui, as cerejas são artigos de luxo e só compradas no Natal para matar a vontade. Minha mãe adorava e meu pai comprava um pouquinho, só para agradá-la.
    Eu raramente compro, pois também nem sempre estão docinhas.
    Resta a lembrança das conversas dos meus pais e tios falando das delícias das cerejas portuguêsas...

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Pois eu gostava de fazer isso quando apanhava as cerejas no cimo da cerejeira.Era uma brincadeira engraçada:)

    ResponderEliminar