sexta-feira, 18 de junho de 2010

A MINHA ALDEIA E O VALE DE CEIRA


Antes de mais o meu especial agradecimento a todos os que se esforçaram e trabalharam para tornar possível este evento. Por vezes, é nos sítios menos propícios que fazemos novas amizades e adquirimos novos conhecimentos. A vida traz-nos muitas vezes boas oportunidades, que desperdiçamos. Eu decidi agarrar esta para vos poder mostrar aqui o quanto é lindo o sítio onde nasci e as maravilhas da Natureza que o rodeiam.

A verdade é tão simples quanto esta, não é preciso ir até aos confins da Terra para descobrir paisagens maravilhosas e em estado (quase) puro e também não é preciso enfrentar riscos impensáveis para poder gozar de uns belos dias de descanso em comunhão com a Natureza, num desses paraísos exóticos do Mundo. Aqui mesmo nas aldeias da Beira Serra, encontramos esses paraísos: um património incalculável de paisagens, de Flora e Fauna extraordinárias, rios maravilhosos que nos oferecem aprazíveis praias fluviais com águas puras e cristalinas que nos convidam de imediato a desfrutar deste bem que a Natureza por aqui ainda nos oferece. O rio Ceira tem realmente praias fantásticas, para além de ser muito procurado para outros tipos de desporto, como a canoagem. 


Se o cheiro a marésia é o mais "assediado" no Verãi, não tem ainda assim um estatuto indestronável. Casos há em que os grãos de areia são passíveis de causar "urticária" ou simplesmente, por questões lógicas associadas à deslocação, se torna complicado ir até às praias ditas convencionais. E porque Portugal não é só costa, o Interior do país é pródigo em fantásticas redes fluviais. Porque não optar antes por dar um mergulho no rio em dias de calor? Aliás, as praias fluviais permitem até outro tipo de actividade, quer de índole mais familiar, quer de cariz radical. Por exemplo,  possibilita fazer agradáveis piqueniques. Tudo isto vocês podem vir partilhar connosco.

Venha conhecer o Concelho de Góis. Vamos dar uma breve passagem por Carvalhal - Góis e o Vale do Ceira. Vamos deixar que as imagens falem por mim...

Acácio Moreiro, do blog A minha aldeia - Carvalhal do Sapo
no Encontro de Bloggers de 10/06

6 comentários:

  1. Que sorte a vossa!
    Já está nos meus planos, este Verão passo por esse paraíso:)

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Acácio!
    Um texto lindo, que descreve bem o dia maravilhoso que passamos em Trancoso.
    Ouvi-lo falar da sua terra e do nosso concelho tanto com palavras como com o vídeo que passou, ( e teve a amabilidade de me oferecer uma copia ) foi uma emoção para mim.
    Nós realmente temos sítios onde podemos desfrutar de paisagens únicas e o nosso concelho de Góis é um verdadeiro paraíso.

    Um beijo para toda a família
    Eugenia Santa Cruz.

    PS: Mais um desafio para o mês de Julho, falar da fruta da nossa terra, vamos ver como nos vamos desenvencilhar desta!....

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo Acácio!
    + uma vez,agradeço a sua presença num dia que foi muito especial para todos nós. Não vou esquecer da sua maravilhosa intervenção e da praia fluvial ;)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Olá, amigo Acácio!

    Se não formos nós a falar das maravilhas da nossa terra, quem o fará?

    Ora, o Acácio, meu amigo,
    quer-nos causar engulho.
    Propõe-se levar-nos consigo
    a, no Ceira, dar um mergulho.

    Também nos deixa o aviso.
    “Cautela é necessária”!
    Todo o cuidado é preciso
    por causa da “urticária”!

    Para ser mais agradável,
    e ninguém com fome fique
    mostra-se muito amável
    e leva-nos ao piquenique.

    É com esta simplicidade,
    assim, à sua maneira,
    que com muita amizade
    vamos ao Vale do Ceira.

    E ilustra essa viagem,
    não com fotos da Lua,
    traz-nos sim a imagem
    duma terra, que é a sua!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  5. E eu, que prefiro a paisagem do interior, com montes, rios e cascatas, certamente adoraria conhecer sua terra !
    Lindíssima a foto das casinhas em meio a bruma!

    Parabéns pelo texto !

    ResponderEliminar
  6. Olá meus amigos!
    Obrigado a todos pelas vossas tão agradáveis palavras.
    A Flora Maria e à CarpeDiemaria aconselho vivamente visitar a minha região, vão gostar.
    Quando decidirem, avisem poderei ajudar a escolher um bom itinerário. Para melhor esclarecimento dêem uma passada pelo meu blog e dêem uma olhada nos vídeos de apresentação no encontro de bloggers em Trancoso
    Abraço
    Acácio Moreira

    ResponderEliminar