sexta-feira, 8 de maio de 2009

Convocatória : Blogagem Colectiva Aldeia da minha vida

Quando comecei a mergulhar no mundo dos blogues, descobri o blogue da Vanessa em que convidava para participar numa “ Blogagem Colectiva” sobre “O livro da minha vida”. Não sabia muito bem como funcionava, mas quis experimentar e participei. No dia marcado postei o meu texto e comecei a percorrer todos os blogues participantes, onde descobri mil e uma abordagens diferentes e muito interessantes sobre o mesmo tema. Simultaneamente pude interagir com eles, trocando ideias e impressões sobre os mesmos.
Aprendi imenso e conheci outras pessoas em tão pouco tempo, com esta blogagem. E atrás desta, passei a participar em outras blogagens que foram surgindo , cujos temas se identificavam comigo, como a Inclusão social e o “Monteiro Lobato” dinamizados por Ester, a “Tertúlia Virtual” , do Varal de ideias e Expresso da Linha e “ O filme da minha vida” , da Vanessa (sempre postando no meu blogue: Clube das Mulheres beirãs.

Estas experiências foram tão enriquecedoras para mim, que senti vontade de dinamizar também uma Blogagem Colectiva, ligada à temática das Aldeias Históricas de Portugal.

Por tudo isto estou aqui para fazer um convite, que seguirá no post seguinte:

No dia 10 de Junho. comemora-se o dia de Portugal e o dia de Camões, bem como o das Comunidades Portuguesas no Resto do Mundo.

Proponho comemorar este dia tão importante para todos os portugueses de uma forma diferente:




Convido todos os leitores, amigos para participarem na primeira Blogagem Colectiva “ A aldeia da Minha Vida I” nos dias 9 e 10 de Junho de 2009.

Pretende-se que todos os participantes produzam um texto sobre uma aldeia portuguesa, de qualquer ponto do país. O texto deve ser original, constando o nome verdadeiro da aldeia , acompanhado com uma fotografia ou filme, ou slides que possam dar a conhecer a sua aldeia. (Nota :A partir daqui, quando falarmos de texto ou textos, referimo-nos, para simplificar a texto acompanhado das respectivas fotografias,ou slides ou outro).

A forma de abordagem ao tema é livre, desde que envolva uma aldeia portuguesa, por exemplo, sobre aquela aldeia que ... marcou ou ainda marca a sua vida; escolheu para viver; onde habitualmente passa as suas férias, foi um sítio de passagem que o / a conquistou num passeio em família…

….enfim haverá mil e uma razões para falar sobre a “Aldeia da minha vida”.

Para participar nesta blogagem deverá cumprir os seguintes passos:

1) Increver-se, através do email : aminhaldeia@sapo.pt , constando os seguintes dados:



Nome ; endereço do blogue ou site ( caso tenha) até dia 6 de Junho; junto a uma autorização para que o seu texto seja publicado no blogue “ A Aldeia da minha vida”

2) Colocar na barra lateral do seu blogue o cartaz da blogagem e o respectivo link (escolha um deles):
http://www.aldeiashistoricasdeportugal.blogspot.com/ ;

ou http://www.aldeiashistoricasdeportugal.blogs.sapo.pt/ e convidar os seus amigos para participarem nesta blogagem.

3) Serão listados no livro virtual : www.aldeiadaminhavida.blogspot.com
todos os participantes da blogagem ( com o nome e o link do respectivo blogue, caso tenha) .

4) Enviar até dia 8 de Junho por e-mail (aminhaldeia@sapo.pt) o texto que pretende postar no seu blog/site, acompanhado com uma fotografia da aldeia eleita, devidamente identificado, conforme a inscrição anteriormente efectuada.

5) Postar o texto e foto ou outro no seu blogue ( e o cartaz da blogagem/respectivo link) a partir das 00.00 horas do dia 9 de Junho para iniciar, durante os dois dias (9 e 10 ) a visita e respectiva troca de ideias com outros blogues participantes.

6) No caso dos participantes que não têm blogue, os textos e fotos ou outro serão postado por mim no blogue “A aldeia da minha vida”. Aí poderão responder aos comentários do seus textos e fotos ou outro , desde que sejam devidamente identificados ( os textos e os comentários).


7) No dia 10 serão postados no livro virtual,” A aldeia da minha vida” todos os textos dos participantes devidamente, numerados e identificados (com o nome ou nicname)”. Os participantes poderão linkar esse livro no seu blogue , para que a qualquer momento possam ler e reler todos os posts e e eleger o melhor post desta blogagem num questionário postado na barra lateral deste blogue.


8) O melhor post eleito por todos os leitores do livro virtual será premiado com um selo deste blogue e com um fantástico fim de semana em Monsanto, a Aldeia mais Portuguesa de Portugal, do concelho de Idanha-a-Nova.




Trata-se de uma oferta da Pousada de Monsanto :




Alojamento e pequeno almoço, de sexta-feira a domingo para duas pessoas.
Reserva sujeita à disponibilidade das datas pretendidas.
Para saber mais sobre a pousada, clique aqui.


Qualquer dúvida, por favor enviem um email aminhaldeia@sapo.pt
para esclarecer.

Vamos então comemorar todos juntos o nosso dia!


Participa, divulga e colabora!Comunica e convida os teus amigos.

Desde já agradeço a participação de todos.

___________________________________

Os participantes para esta blogagem:

1- João Meneres

2- Jorge Pinheiro

3- Lídia

4- Emilia Gouveia

5. Jorge Reis

6.Castela

7. José Oliveira

8- Zulmira

9.Marta

10- São

11- Elisa

12- Patrick

13- Susana

14- Paulo

15- Ana Madeira

16- Ruben

17- Filomena

18- Júlia Galego

19- David Almeida

20-Lupus Ibérico

21- Júlio Silva

22- Armando Ferreira

23- Vitor

24- Helder Robalo

25- Carlos Borges

26- Pedro Ventura

27- Artur Couto

28-João Goddim

29- João Valente

30- Catarina

31- Mr. Santos

32- Aníbal Gonçalves

33- Pedro Nóbrega

34-Hermínia Lopes

35- Cristina

36- Sandra

37- Graça

38- Elsio

39- Cristina Casanova

40- Natalia


________________________
Observações: Todos os emails , mensagens anónimas ou comentários ofensivos não serão aceites. Por este motivo este blogue tem moderação.

26 comentários:

  1. A minha amiga Lídia, do SILÊNCIO CULPADO, chamou-me a atenção para esta iniciativa. Está garantido que vou participar, embora ainda não tenha escolhido a aldeia que vou «usar».

    Seja como for, os meus parabens pela ideia.

    ResponderEliminar
  2. Primeira Blogagem Colectiva é uma ideia muito interessante, vou divulgar :)

    ResponderEliminar
  3. Dr. Mento e Lopes: Sejam bem vindos! Conto então com vocês para participarem nesta iniciativa!

    Ps: Não se esqueçam de se inscrever via email para : aminhaldeia@sapo.pt
    Fico a aguardar.
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  4. Susana, venho agradecer a visita ao nosso oásis e dizer-te que, infelizmente, não poderei participar da blogagem, pois não tenho a alegria de conhecer pessoalmente Portugal, terra de meu pai e que tem um lugar cativo em meu coração. Grato pelo convite a parabéns pelo blog. Boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Susana, venho agradecer a visita ao nosso oásis e dizer-te que, infelizmente, não poderei participar da blogagem, pois não tenho a alegria de conhecer pessoalmente Portugal, terra de meu pai e que tem um lugar cativo em meu coração. Grato pelo convite e parabéns pelo blog. Boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Susana. Agradeço a sua ida ao meu blog, e até gostaria de participar. O problema é que eu nasci no Barreiro, e embora conheça algumas aldeias, bem interessantes, como a de Sortelha, por exemplo, nunca vivi em nenhuma, e não tenho conhecimentos que cheguem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Árabe: Tenho pena que não possas participar...quem sabe numa próxima blogagem...
    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  8. Querida Elvira: Não é obrigatório seres natural de uma aldeia! Basta falar sobre uma aldeia que gostaste muito de conhecer. Não acredito que não tenhas nada a dizer sobre uma delas, sobre algo diferente e especial das aldeias que não encontras na tua cidade...tudo o que te apetecer falar , desde que a terra seja uma aldeia portuguesa.
    Conto contigo para participar! Inscreve-te!

    Beijos, Susana

    ResponderEliminar
  9. Venho agradecer o convite e dar os parabéns pela ideia, que considero interessante.
    Se aceitares que participe sem me submeter a regras, falarei sobre Aljustrel ( Baixo Alentejo).
    Bom sucesso.

    ResponderEliminar
  10. Susana,

    Acho esta iniciativa magnífica! Dar a conhecer o nosso Portugal é de louvar já que tantos de nós temos o triste hábito de o subestimar.
    Infelizmente, não vou poder participar mas não posso deixar de lhe dar os parabéns e desejar sucesso. De certeza que irei acompanhar o projecto.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Quando me mandas como attachment o que te pedi (o bordeaux) ?

    ResponderEliminar
  12. João, já te respondi via email (já viste a caixa de correio ?).

    Se não recebeste nada avisa-me , que envio de novo.


    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  13. Querida Susana,

    Em resposta à sua pergunta, não posso participar, infelizmente, porque, como 10 de Junho é feriado provávelmente irei para fora nesses dias (uma pontezinha...)e não gosto de me comprometer e falhar.
    Tenho o prazer de conhecer muitas aldeias do nosso maravilhoso país e até tenho uma de eleição: a aldeia do Romeu, em Trás-os-Montes (o meu marido é duma aldeia do concelho de Vinhais).
    Em tempos de menos crise, aproveitávamos muitos fins-de-semana e parte das férias para "descobrir" Portugal com os nossos filhos mais velhos ainda pequenos. Cada vez vai sendo mais complicado e vamo-nos ficando pela nossa casinha de praia (sempre fugimos ao bulício de Lisboa), quando pudemos.
    Um beijo enorme.

    PS: Vou, com toda a certeza, ver todas as postagens para descobrir mais aldeias lindas das muitas que há no nosso país.

    ResponderEliminar
  14. Bem estou a ver que está a ser difícil para vocês, que aspiram participar nesta iniciativa falar apenas de aldeias...Pois então, fica aqui registado que poderão falar, também de pequenas localidades do nosso país( desde que não sejam cidades).
    Participem! É importante conhecermos e divulgarmos recantos do nosso país.

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  15. Querida Gaby: Não seja por isso: porque não envias por email um texto, antes de ires de fim de semana, sobre a belissima terra de Vinhais? Agora ficámos curiosos por saber mais sobre essa terra transmontana!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  16. Viva, Susana!

    Obrigado pela visita ao meu blog.

    Muito lhe agradeço também a gentileza do convite. Não sei se me será possível aceder-lhe, porque tenho uma carrada de empreendimentos e "encomendas" a que já estou obrigado e nem sei sequer se etarei por aqui nessa altura.

    Mas, se me for possível, será com todo o gosto.

    Desde já aviso: não tenho aldeia, mas tão somente um lugar, com uma casa e uma capela, no meio dos pinheiros, lá para a Beira Baixa, de onde saí há 58 anos, veja bem! Mas que ficou sempre cá dentro...

    Abraço

    Ruben

    ResponderEliminar
  17. Ruben: Agradeço a sua respota tão rápida ao meu convite!

    Acredito que farás um pequeno esforço para postar, pelo menos o texto para todos podermos ler e apreciar.
    De qualquer maneira, vou colocar-te na lista.

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  18. Eu divulquei ;)
    http://lopesca.blogspot.com/2009/05/lendo-por-ai-aldeia-da-minha-vida.html

    ResponderEliminar
  19. Susana eu sou lisboeta, alfacinha de gema logo não tenho uma aldeia para participar :S

    ResponderEliminar
  20. Querida Lopes Ca: Tenho imensa pena! Outras oportunidades haverão, certamente!
    De qualquer forma,convido-te a ler e escolher a melhor postagem das aldeias.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  21. Pena que nós, brasileiros, não vamos participar.
    Aguardo outras...
    Bjsssssssss
    Regina d´Ávila

    ResponderEliminar
  22. Querida Regina: Este passatempo não é exclusivo para portugueses! Está aberto a todos que conheçam uma terra portuguesa! Participa!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  23. Amiga, vou ficar devendo, pois não conheço tão bem assim terras portuguesas para poder participar. Não saberia como começar, pois acho tudo divinamente MARAVILHOSO..Ficarei aguardando para ver todos..isso sim será muito gostoso.
    Sucesso!!!
    Bjssss e um lindo final de semana.
    Regina d'Ávila.

    ResponderEliminar
  24. Também queria participar... tenho meia dúzia de aldeias, alguém precisa de uma?

    Vou mandar um email...

    ResponderEliminar
  25. Através do blog do João, vi a chamada sobre a blogagem coletiva, e até levei para o meu blog.
    Agora lendo melhor, percebo que é sobre Portugual. Não sei nada sobre ela, a não ser através das fotos do blog do Joâo.
    Mas se puder ser alguma fasla sobre Portugual, até através da internet, vou participar. Não importata se entrarei no concurso, mas o importante é participar e conhecer um pouco sobre esta cidade.
    espero poder participar.
    Com Carinho
    Sandra

    ResponderEliminar
  26. Susana,
    não vi o nome do JF ?
    será que se esqueceu?

    beijinho

    ResponderEliminar