quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CASA DE TURISMO RURAL EIRA LONGA

Há anos, visitei na antiga feira internacional de Lisboa uma das primeiras Bolsas de Turismo e fiquei surpreendido com a argumentação de uma Senhora vinda do Minho a defender o “Turismo Rural” e o “Turismo de Habitação”. Um dos seus seguidores e apoiantes foi o “Padre dos bruxos”, assim apelidado com simpatia o etnólogo e “voz do Povo”, o Dr. António Lourenço Fontes de Vilar de Perdizes, Montalegre.


A ideia cresceu, evoluiu e, actualmente, os solares do Minho, do Douro, das Beiras e muitos dos restantes, originários do século XVIII, foram aproveitados para fins turísticos ajustados a todos os gostos e bolsas.

Hoje, apenas quero referir que a iniciativa teve eco no meu concelho de Boticas, embora numa escala pequena, à sua dimensão, mas com uma frequência crescente dos que querem passar uns dias tranquilos, longe dos bulícios das cidades.

Na CASA EIRA LONGA, construída para servir de residência principal aos morgados de Vilar, acorda-se com a alegria do sol nascente e adormece-se sob o esplendor das estrelas, num ambiente rural de excelência, de uma pureza quase primitiva, como na data da construção do conjunto rural: edifícios de habitação e anexos, datados de 1750.

Ali perto, nascem as Águas de Carvalhelhos, que deram origem a uma pequena estância balnear, a uma agradável pousada e a um parque de árvores frondosas rodeadas de lameiros onde pastam as vacas e vitelas que celebrizaram a “vitela barrosã”. Também, ali bem perto, encontrarão o berço artístico do “Guerreiro Lusitano – Calaico”, que se encontra a receber os visitantes do Museu de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Não devemos alongar-nos mais, por uma questão de espaço. Podem consultar o sítio: www.eiralonga.com ou pedir informações por e-mail: eiralonga@eiralonga.net à proprietária, professora Lurdes Fernandes.

Se gostam dos meios rurais, não se arrependerão de subir à Montanha e alojar-se na Casa Eira Longa.

Artur Monteiro do Couto

5 comentários:

  1. Oi, Artur:

    Já, já, irei consultar o site, pois gosto muito de conhecer esses lugares rurais.
    É o tipo de turismo que mais me agrada, juntamente com as cidades históricas.

    Para quem vive, ou viveu numa cidade grande, a novidade é conhecer recantos diferentes, em especial, os rodeados de Natureza pura.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. O Artur fez uma síntese muito bem elaborada da sua visão sobre o Turismo Rural. Fez uma introdução, lembrando uma edição da FIL onde ganhou mais consciência para a importância desta modalidade turística. Invocou, de seguida, a figura do mediático Padre Fontes como indefectível apoiante destas iniciativas. Abordou, depois, o historial dessa experiência no país, com particular incidência no seu concelho, Boticas. Finalmente, apresentou-nos com detalhe o exemplo da "Casa Eira Longa".
    Muito bem, Artur!

    ResponderEliminar
  3. Olá Artur

    Já fui ver o site da Casa Eira Longa, mais precisamente no endereço www.eiralonga.net e fiquei bastante bem impressionada porque este está muito bem construído, é que na minha maneira de ver as coisas não basta ter um site, é urgente e necessário que tenha uma apresentação e funcionalidade excelente, na medida em que funciona como um cartão de visita, logo, deixa a impressão de que a Casa Eira Longa é um empreendimento de qualidade, que enaltece todos os que estão envolvidos na sua gerência.
    Prendeu-me também a atenção a referência ao emblemático e "histórico" Vinho dos Mortos, então porquê? É o vinho dos Mortos porque o seu efeito é de caixão à cova, ou, então, muito pelo contrário, dá vida aos mortos, ressuscita? :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Artur,
    posso estar enganada, pois às vezes as fotografias enganam, mas digo-lhe já que esta é das casas de turismo rural mais cuidadas e bonitas que tenho visto nos últimos tempos... e a vista que se têm da piscina... bem acho que essa vista, diz tudo e muito mais do que eu poderia dizer neste comentário!

    ResponderEliminar
  5. Não conheço a casa, mas fiquei curiosa, ainda para mais uma recomendação do nosso amigo Artur, que teve a gentileza de participar!

    ResponderEliminar